Ford Pro exibe a Transit Ambulância na Feira Hospitalar

24/05/2023

A van preparada com os requisitos do novo descritivo do SAMU é um exemplo da versatilidade da linha

  • Equipada com motor 2.0 turbodiesel e tração traseira, a Transit é campeã de segurança e a única com opção de transmissão automática
  • A Ford Pro desenvolve várias opções de transformação no segmento de ambulâncias, desde simples remoção até UTI móvel

A Ford Pro participa da Feira Hospitalar, o maior evento do setor de saúde da América Latina, realizada esta semana no São Paulo Expo, com a exibição da Transit Ambulância. O veículo, preparado com os requisitos do novo descritivo do SAMU, é um exemplo da versatilidade da Transit e do suporte oferecido pela engenharia da marca para os modificadores para atender diferentes finalidades de aplicação.

A Transit ambulância exposta na Feira Hospitalar é do tipo D, montada em um furgão longo com teto alto. Ela é equipada com dois bancos dos atendentes voltados para frente com cinto de segurança de três pontos, maca biarticulada de alumínio e sistema de monitoramento com câmeras internas e externas que permite gravação, acesso remoto e telemetria.

O sistema de comunicação interno inclui o semáforo da vida, que possibilita ao médico informar ao motorista as condições do paciente para mudar o modo de condução. O ar-condicionado possui um sistema de purificação com luz ultra-violeta, bio-safety. Ela também traz recursos aprimorados de isolamento acústico, climatização, iluminação, armários, prancha de resgaste, sistema de oxigênio e sistema acústico com dois alto-falantes de 100 W e megafone. A nova sinalização em LED permite a sincronização com outros veículos ao rodar em comboio.

Versatilidade e economia

Reconhecida pelo desempenho, durabilidade, economia, segurança e versatilidade, a Ford Transit é a van mais vendida da Europa e dos Estados Unidos há mais de sete anos consecutivos. Disponível no Brasil nas versões furgão e minibus, ela é equipada com o avançado motor EcoBlue 2.0 turbodiesel de 165 e 170 cv (segundo a versão) e tração traseira, que garante melhor performance e menor desgaste de pneus, freio e embreagem.

A Transit foi testada e validada pela engenharia brasileira, com rodagem de mais de 1 milhão de quilômetros, e é a única com a opção de transmissão automática. Também é a única a vir com sistema auto start-stop e três modos de condução (Normal, Econômico e Escorregadio), que ajustam a calibração do módulo do motor, da curva do pedal do acelerador e o acionamento doar-condicionado para otimizar o desempenho em cada condição de rodagem.

A van da Ford conta com nota máxima de segurança no rígido padrão europeu EuroNCAP. Entre outros recursos, já vem com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (sistema AdvanceTrac).

Veículos especiais

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da marca, conta com uma área de engenharia dedicada ao desenvolvimento de versões especiais para atender os clientes de cada segmento. A marca trabalha em estreita parceria com os clientes e modificadores para desenvolver veículos que atendam as suas reais necessidades, com foco nos requisitos de desempenho, durabilidade e qualidade final.

"Temos uma estrutura completa de engenharia, com recursos próprios, que vai desde o projeto até os testes dos veículos nas nossas pistas e laboratórios, e também fornecemos treinamento e suporte aos clientes na manutenção e gerenciamento da frota", diz Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto de Veículos Comerciais da Ford.

No segmento hospitalar, a Ford Pro desenvolve vários projetos de ambulância em parceria com os principais transformadores do mercado, desde simples remoção até UTIs móveis, além de veículos de apoio para o transporte de insumos.


google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU