

Flamengo é o 1º clube do Brasil a adotar ônibus elétrico com tecnologia BYD
Uso do veículo no Clube para transporte de atletas olímpicos evitará a emissão de 182 toneladas de CO₂,
impacto equivalente ao plantio de mais de mil árvores

Potência
dentro e fora dos campos e quadras. A BYD e o Clube de Regatas do
Flamengo anunciam uma parceria inédita: o Rubro-Negro será o primeiro
clube do Brasil a utilizar um ônibus 100% elétrico
em suas operações esportivas. O modelo BYD D9F ficará à disposição dos
esportes olímpicos do time e atenderá mais de 1.100 atletas de diversas
modalidades, entre elas Basquete, Ginástica Artística, Judô, Nado
Artístico, Natação, Polo
Aquático e Futebol Feminino.
A cerimônia de entrega foi realizada nesta quarta-feira (13), na sede náutica de Remo do clube, na Gávea, Rio de Janeiro, e contou com a presença de Marcello Schneider, diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD, e Marcus Vinicius Freire, diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo. Para facilitar a operação, uma estação de recarga será instalada no Maracanãzinho, ginásio olímpico no complexo do Maracanã, garantindo praticidade e eficiência no uso do veículo.
Tecnologia e sustentabilidade em movimento
Mais
do que transportar atletas, o BYD D9F vai movimentar o esporte com
emissão zero, funcionamento silencioso e autonomia de até 250 km. Em
apenas um ano de uso, o veículo da greentech poderá evitar a emissão de
182 toneladas de CO₂, impacto
ambiental equivalente ao plantio de mais de 1274 árvores.
"Essa parceria com o Flamengo simboliza muito mais do que a entrega de um ônibus elétrico: é a união da inovação da BYD com a força rubro-negra para crescermos juntos em sustentabilidade. Ao levar tecnologia de ponta BYD para o dia a dia de atletas de alto rendimento, mostramos que é possível oferecer conforto, segurança e eficiência sem abrir mão do compromisso com o meio ambiente. Esperamos que essa iniciativa inspire outras instituições e, assim, construímos um futuro mais limpo", destaca Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e da Divisão Solar da BYD Brasil.
O que move o BYD D9F
O
modelo foi desenvolvido para aplicação urbana com carrocerias de até 13
metros de comprimento, no formato piso alto, e traz um chassi tubular
de alta resistência à torção e flexão, que dispensa alongamento. Seus
motores integrados nas rodas do
eixo traseiro contam com módulo eletrônico de controle de tração,
garantindo força e eficiência.
Entre
os diferenciais do BYD D9F estão a suspensão pneumática dianteira e
traseira, que garante máximo conforto para passageiros e motorista; os
freios a disco com ABS e sistema regenerativo, que aumentam a segurança e
a autonomia do veículo; a
coluna de direção regulável, que oferece melhor ergonomia ao condutor;
além do baixo custo de manutenção e do tempo de recarga rápido, que
tornam a operação prática e eficiente no dia a dia.
Segundo o diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo, a chegada do ônibus vai trazer uma tremenda diferença para o clube que conta com dez modalidades e seis medalhistas olímpicos de Paris. "Nossos atletas merecem esse tipo de serviço, que junto a uma fabricante preocupada com energia limpa, ajuda nas reduções de tempos de trajeto, de recursos, e também de poluição pelo Rio e Brasil", celebrou Marcus Vinicius.


Falta de motoristas e alto custo do diesel desafiam o transporte intermunicipal de passageiros

Daimler Buses revela destaques de suas marcas na Busworld Europa 2025

Volvo CE protagoniza a primeira demolição feita por máquinas totalmente elétricas no mundo

A Marcopolo é a mais nova integrante da C.A.S.E.
