

Dia do turista: Águia Branca indica destinos imperdíveis no Espírito Santo
Com muita natureza e lugares surpreendentes, o estado tem opções para todos os gostos; é possível conhecer cada um dos destinos viajando com os ônibus da Águia Branca ;

Com clima tropical ameno, praias impressionantes, Mata Atlântica robusta e serras lindíssimas, o Espírito Santo é um estado que oferece opções de turismo para todos os gostos. Algumas atrações são mais surpreendentes que outras, como a pedra que muda de cor ou a maior estátua de Buda no Ocidente. Na região não faltam opções de lazer tranquilo ou de viagens cheias de aventura. Nesse dia do turista, a Viação Águia Branca compartilha dicas de lugares imperdíveis que os viajantes podem conhecer a uma pequena distância de ônibus de Vitória.
Para turistas que procuram aventura:
Nos pés da Serra do Caparaó, no município de Iúna, é possível encontrar uma cachoeira impressionante. Batizada de Hidrolândia e repleta de quedas de água, é um atrativo para quem gosta de contemplar a natureza, se aventurar e se refrescar em meio à natureza. Um dos pontos mais frequentados pelos banhistas é um poço formado com uma grande variedade de pedras, formação que chama a atenção em meio à mata nativa.
Outro local conhecido pela abundância de belezas naturais e por cachoeiras refrescantes é Alfredo Chaves, em especial a Cachoeira de Matilde, um dos destinos turísticos mais procurados da região serrana. Com 70 metros de altura, é considerada a maior em queda livre de todo o Espírito Santo e atrai muitos adeptos do trekking e do rapel.
Seguindo em direção ao norte, o viajante chega ao Parque Estadual Pedra Azul, um verdadeiro paraíso para os amantes do ecoturismo. O local abriga a famosa Pedra Azul, que muda de cor de acordo com o clima e a posição do sol. O local oferece diversas trilhas para caminhadas, cachoeiras, piscinas naturais e vistas panorâmicas incríveis. A cidade, também chamada Pedra Azul, é cercada por belas montanhas e vales, que podem ser explorados por meio de trilhas de bicicleta ou a pé.
Na divisa dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais, fica a Rampa do Monjolo, uma plataforma de voo livre localizada a 20 km do município de Baixo Guandu. O local é conhecido internacionalmente por ser um dos melhores para a modalidade no mundo. Além da rampa, a Serra do Monjolo tem vistas impressionantes, cachoeiras e diversas pousadas, onde o viajante pode aproveitar o clima ameno da região.
Para turistas que contemplam a natureza:
Um dos principais monumentos naturais do estado se chama Pontões Capixabas, formações rochosas com mais de 500 metros de altura que ocupam uma área gigantesca, dividida entre dois municípios: Pancas e Águia Branca. Considerado o "lugar mais bonito do mundo" pelo paisagista Burle Max, o local tem uma paisagem única no Brasil. Parada obrigatória para os amantes de esportes como trekking, paraglider, escalada e trilhas, também atende muito bem aos viajantes que preferem contemplar a natureza.
Localizado em Ibiraçu, está o primeiro Mosteiro Zen Budista da América Latina. O local tem aproximadamente 150 hectares e abriga a maior estatua esculpida de Buda no ocidente. A ordem monástica, além da prática religiosa budista, se dedica à conservação, educação ambiental e atividades culturais. Em sua propriedade, o Mosteiro realizou um trabalho de recuperação de 120 hectares de área degradada e hoje mantém 140 hectares e de Mata Atlântica preservada. Os 10 hectares restantes abrigam templos, jardins e espaço destinado à agricultura de subsistência e podem ser visitados por turistas.
A Reserva Natural Vale é uma área de preservação ambiental, que fica no município de Linhares. A reserva mantém mais de 22 mil hectares de floresta tropical, manguezais e restingas e é o lar de uma grande variedade de espécies de animais e plantas, incluindo algumas que são endêmicas da região. No local, os visitantes podem fazer caminhadas guiadas e aprender mais sobre a flora e fauna local. Também é possível fazer trilhas de ciclismo e observação de aves.
Para turistas que querem relaxar na praia:
Linhares também conta com algumas das praias mais bonitas do Espírito Santo, incluindo praias tranquilas e isoladas, como as praias de Povoação e de Comboios, esta última acessível apenas por barco. As praias da região têm areias brancas e as águas quentes do Atlântico, sendo ideais para relaxar e tomar sol. Quem curte locais mais agitados deve conferir a praia de Regência, um point de surf conhecido por ter ondas fortes e consistentes. A cidade abriga ainda uma comunidade de pescadores locais e uma unidade do projeto Tamar.
Com um visual exuberante composto por coqueiros e castanheiras que sombreiam parte da areia, Coqueiral é uma praia que fica no município de Aracruz. Local ´perfeito para descansar e relaxar com a família, tem águas calmas que formam diversas piscinas naturais. A maré rasa é excelente para as crianças e permite que os banhistas apreciem os corais e parte da vida marinha. Além disso, quem fica até o fim do dia pode apreciar um dos mais lindos pores do sol da região.
Localizada em Guarapari, a praia dos Padres está entre as mais famosas do Espírito Santo. Tranquila e remota, seu acesso é realizado por meio de uma plataforma de madeira um pouco escondida, mas fácil de atravessar. Nesse local, o mar tem poucas ondas e águas cristalinas, sendo perfeito para mergulhar e depois descansar debaixo das sombras formadas pelas castanheiras.
Itaúnas é um vilarejo no norte do estado, conhecido por suas belas praias, dunas e pela sua vocação musical. A cidade é um destino popular para quem quer desfrutar de um ambiente descontraído e ter muito contato com a natureza. As dunas de Itaúnas são um dos principais atrativos do vilarejo, gigantescas e com coloração dourada, criando um contraste incrível com o mar azul. É possível caminhar ou fazer um passeio de buggy para explorar a região e apreciar a vista. Itaúnas também é famosa por seus festivais de música, em especial o Forró pé de serra, que ocorrem durante todo o ano.
Bem pertinho da capital, em Vila Velha, há o Convento da Penha, um santuário religioso construído no topo do Morro da Penha que se tornou um dos pontos turísticos mais populares da região. A igreja oferece vistas deslumbrantes da cidade e da costa. Ainda na cidade, é possível aproveitar ainda a Ilha Pituã. Com praias paradisíacas e acesso apenas pelo mar, nadando a partir da praia de Itapoã ou de barco, o local é garantia de um dia relaxante apreciando a água salgada e o sol.


Vissta Buss 365 NB1 é entregue à Cholobuss e reforça atuação da BUSSCAR no Uruguai

Maior expositora da Lat.Bus 2026, Marcopolo integra evolução de portfólio e pronta-entrega

Aplicativo Cittamobi disponibiliza itinerários e horários de linhas especiais para os festejos juninos em Aracaju

Primeiros ônibus rodoviários 6x2 de 15 metros do Brasil entram em operação na Eucatur

Volvo participa da Bahia Farm Show 2026, com soluções em transporte, máquinas e pós-venda para o agronegócio

Marcopolo amplia presença no Paraguai com fornecimento de 30 ônibus ao Grupo La Santaniana

Volvo CE promove o maior Volvo Days de todos os tempos

