CURITIBA COMEÇA TESTES COM ÔNIBUS ELÉTRICO BRASILEIRO NA SEGUNDA-FEIRA
Modelo de 12,1m tem capacidade para 70 passageiros e autonomia de até 250 km
A Prefeitura de Curitiba começa na próxima segunda-feira (22/5) os
testes com passageiros com um ônibus elétrico totalmente produzido no
Brasil.O veículo tem tecnologia de tração elétrica e eletrificação e-Bus
Eletra, carroceria Caio eMillenium, motor elétrico, inversor e baterias
WEG – todas elas empresas brasileiras – e chassi Mercedes-Benz,
fabricado em São Bernardo do Campo (SP).O teste será feito inicialmente com um modelo Padron de 12,1m; na
sequência, a Eletra apresentará um ônibus articulado de 21,5m, para
tráfego em corredores, e um modelo de 15m.O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18/5) pelo prefeito Rafael Greca
durante a apresentação do veículo na Praça do Japão, no bairro Batel,
em Curitiba (PR)."Nosso entendimento é testar todos os modelos disponíveis no mercado,
dentro da meta de avançar no projeto de eletromobilidade para Curitiba, e
a cidade merece o melhor" – disse Greca."O ônibus elétrico não é poluente, pode ser mais rápido e traz mais
conforto para a população. Curitiba está entrando na era da
eletromobilidade".O prefeito estava acompanhado do presidente da Urbanização de Curitiba
(URBS), Ogeny Pedro Maia Neto, e do presidente do IPPUC e secretário do
Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.REFERÊNCIA
"Curitiba sempre foi referência em mobilidade urbana e estamos muito
honrados em demonstrar nosso ônibus" - afirmou Milena Romano, presidente
da Eletra.Ela destacou a durabilidade do veículo elétrico, com garantia de 20 anos."A eletromobilidade vem ganhando o mundo e tem tudo a ver com a capital
do Paraná, que sempre teve espírito inovador, a começar pelos BRTs, que
se popularizaram no mundo a partir da experiência daqui" – disse Milena."Nosso carro está preparado para ser testado nas características urbanas
de Curitiba, algo que foi muito discutido entre nós, a URBS e os
empresários do setor"."Este é um diferencial da Eletra: o carro é projetado para as condições
urbanas de cada cidade brasileira ou latino-americana" – acrescentou
Milena.O empresário Ângelo Gulin, da Auto Viação Redentor, operadora do veículo, também comemorou.
"É um orgulho para nós testar este ônibus 100% nacional, o único dentre os que estão em testes no país"."O principal motivo dos testes é verificar a durabilidade,
confiabilidade e a autonomia dos veículos. É importante avaliar como o
veículo vai se portar nas ruas de Curitiba, principalmente com
passageiros" - disse.O executivo da Caio José Gildo Vendramini, conhecido por Zezinho, acrescentou:"É um ônibus moderno, dentro das normas brasileiras, com toda a
segurança de ancoragem de poltronas em caso de acidente, cinto de
segurança do cadeirante, botão de chamada dos passageiros, isolação
térmica total da carroceria e suspensão a ar"."Se entrar dentro do carro, você não escuta nada. É uma tecnologia 100% nacional" – concluiu.O modelo de 12,1m faz parte de um leque de seis tipos de veículos elétricos que a Eletra está lançando este ano.Ônibus semelhantes já estão em operação em Vitória (ES), Salvador (BA) e
São Paulo (SP), e outros estão sendo testados no Grande ABC.EDITAL
O ônibus Eletra/Caio/WEG integra o cronograma de testes que servirão de
base para o edital de compra dos primeiros veículos elétricos para o
transporte público da capital em 2024.O prefeito anunciou investimento de R$ 200 milhões na compra de 70
ônibus elétricos – 42 tipo Padron e 28 articulados - que devem ser
integrados à frota do município até o fim de junho do próximo ano.Os ônibus elétricos deverão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2
e Leste-Oeste, que transportam, juntas, cerca de 370 mil pessoas por
dia."A nossa expectativa é que os primeiros veículos elétricos comprados
estejam na linha Interbairros II em meados do próximo ano", disse o
presidente da URBS, Ogeny Pedro Maia Neto.Segundo ele, além da sustentabilidade e da redução do impacto ambiental,
o ônibus elétrico traz vantagens econômicas, com reflexo na tarifa no
médio prazo."O custo de aquisição é maior, mais se dilui ao longo do tempo e o custo
de manutenção é menor. Nossos estudos mostram que, dentro de cinco
anos, os custos já serão mais vantajosos que os do diesel" - afirmou.A Eletra é a segunda montadora a executar testes técnicos com ônibus 100% elétricos no transporte coletivo da capital.O ônibus elétrico 12,1m Eletra/Caio/WEG tem capacidade para 70
passageiros, autonomia de 250 km e emissão zero de gás carbônico (CO²) e
outros poluentes.As baterias terão recargas de duas a quatro horas, à noite, na garagem da empresa operadora, Auto Viação Redentor.Além do modelo de 12,1, a Eletra deverá disponibilizar para o sistema de
transporte de Curitiba mais dois veículos: um articulado de 21,5m e
outro de 15m.Os testes devem durar 60 dias (20 dias para cada veículo).Serão avaliados itens como consumo de energia, cumprimento da autonomia
preconizada, nível de ruído e desempenho do em variadas topografias
(aclives, declives e plano).MULHERES NA DIREÇÃO
Os ônibus elétricos serão conduzidos por 11 motoristas, sendo sete mulheres, treinados especialmente para esse tipo de veículo."É mais um aprendizado. O veículo elétrico é mais confortável, tanto
para o passageiro como para o motorista" - disse Salete do Rocio, 48
anos, motorista que dirigiu o veículo na apresentação."Além disso, o veículo é silencioso e traz comodidades como
ar-condicionado e tomadas para carregar celular. É muito bacana dirigir
um veículo do futuro".Até 2030, 33% da frota de ônibus de Curitiba deverão operar com emissão
zero, alcançando 100% até 2050, como parte do Plano de Ação Climática
(PlanClima).Também participaram da apresentação nesta quinta-feira o diretor
operacional da Redentor Ângelo Gulin Neto, a diretora de recursos
humanos, Sueli Gulin Calabrese, e o diretor administrativo, Acir Gulin.
Pela empresa Glória, o diretor Marco Gulin.Pela URBS, o diretor de operações Aldemar Venâncio Martins Neto e os
gestores Celso Lucio (Especificação e Gestão de Frota), Sergio Oliveira
(Operação), Alex Debortoli (Operação) e Claudinei Moro (Fiscalização).Pela Câmara Municipal de Curitiba, o presidente Marcelo Fachinello e os
vereadores Tico Kuzma, Serginho do Posto, Oscalino do Povo, Rodrigo Reis
e Pier Petruzziello.Pelo IPPUC, os assessores Ana Jayme (Investimentos) e Clever Almeida (Mobilidade e Transporte).