

Consulta pública propõe limite de 30 km/h em vias urbanas no Brasil
Proposta está em consulta pública e busca orientar gestores sobre mobilidade urbana segura.
O Ministério dos Transportes realizou, entre 22 de julho e 21 de agosto, uma consulta pública para receber contribuições sobre o Guia de Gestão de Velocidades no Contexto Urbano. O documento, elaborado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), pretende orientar gestores e técnicos dos mais de 5.500 municípios brasileiros na definição de limites de velocidade que priorizem a segurança viária.
Entre as recomendações, o guia sugere que a velocidade máxima permitida na maioria das ruas das cidades passe a ser de 30 km/h. Atualmente, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, quando não há sinalização, o limite é de 80 km/h em vias de trânsito rápido, 60 km/h em vias arteriais, 40 km/h em vias coletoras e 30 km/h em vias locais.
A proposta não tem caráter obrigatório, mas poderá servir como diretriz para políticas locais de mobilidade urbana. A principal justificativa apresentada é a redução de acidentes e mortes no trânsito, que seguem em níveis elevados em todo o país.
De acordo com a Senatran, a iniciativa busca alinhar o Brasil às práticas internacionais de segurança viária, onde limites mais baixos em áreas urbanas têm contribuído para salvar vidas e reduzir a gravidade dos sinistros.


São Paulo lança plano inédito de segurança viária com metas até 2030

Prefeitura de São Paulo lança "Paulistar", com três novas linhas de ônibus elétricos gratuitos aos domingos.

Consulta pública propõe limite de 30 km/h em vias urbanas no Brasil

Não basta trocar o diesel pelo elétrico, é preciso mudar a lógica das cidades

São Paulo se Prepara para Revolucionar o Transporte Coletivo com Modelo "On Demand"

Transporte Seguro: Desafios e Soluções para a Mobilidade das Mulheres

Micromobilidade em Movimento: O Retorno dos Patinetes Elétricos em São Paulo

