Caio, Eletra e Weg apresentam ônibus elétrico em Curitiba

12/05/2023

Nos dias 11 e 12 de maio, quinta e sexta-feira, será apresentado no Workshop Modelos de Negócio
para Eletromobilidade, o eMillennium, fruto da parceria entre Caio, Eletra e WEG, principais
fomentadoras da transição do transporte público convencional para o elétrico no país.
O ônibus demonstrado possui 12.150 mm de comprimento, com capacidade para 70 passageiros,
carroceria eMillennium Caio, sistema de eletrificação e-Bus Eletra e motor elétrico e baterias WEG.
Após o evento, o veículo será incorporado na frota da empresa Auto Viação Redentor, sob
administração do URBS, e testado na capital paranaense. A princípio, rodará as Linhas Inter 2 e Interbairros II da capital paranaense, para atender ao edital de chamamento público do projeto de eletromobilidade da cidade.

Sobre o eMillennium
O modelo é referência na constante busca por inovação e tecnologia sustentável relacionado ao setor de transporte urbano.
O eMillennium apresenta características inovadoras em design e tecnologia, aliadas ao baixo custo de manutenção e robustez. Com potencial para reduzir significativamente as emissões de gases poluentes, ajuda a melhorar a qualidade do ar nas cidades e a reduzir os impactos das mudanças climáticas.
Uma das inovações presentes no veículo é o uso de lanternas modulares em LED, que podem ser intercambiáveis entre o lado direito e o esquerdo, além dos para-choques dianteiro e traseiro tripartidos, o que facilita a reposição e manutenção das peças. A central elétrica do ônibus tem grande espaço para acomodar os componentes elétricos, facilitando a organização.

O modelo possui amplo salão interno, com acessibilidade para pessoas com deficiência e
mobilidade reduzida, estrutura robusta e itens modernos que garantem o conforto de todos os passageiros, ao longo de todos os trajetos com o eMillennium.
Mais detalhes sobre o evento
O evento é o resultado da parceria entre a Prefeitura de Curitiba e as organizações WRI Brasil e C40 Cities, na busca por estimular a descarbonização das frotas de transporte coletivo.
Ocorre nesta quinta-feira, 11 de maio, das 09h00, às 18h00, e nesta sexta-feira, 12 de maio, das 09h00 às 12h00, na Alameda Ecológica Burle Marx – Parque Barigui, em Curitiba.
Representantes da Prefeitura de Curitiba e parceiros externos irão discutir mecanismos de
financiamento e modelos de negócio para a introdução de ônibus elétricos na nova licitação de veículos coletivos.
Os dois dias de Workshop serão compostos por diversas atividades voltadas à discussão sobre a implantação da eletromobilidade e estudos já desenvolvidos ou em andamento, que podem auxiliar
a cidade na introdução de frota de ônibus zero emissões em seu sistema de transporte.

google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU