BYD anuncia 100 chassis de ônibus elétricos prontos para entrega no primeiro trimestre de 2023

10/11/2022

BYD anuncia 100 chassis de ônibus elétricos prontos
para entrega no primeiro trimestre de 2023

A BYD, gigante de veículos elétricos, acaba de anunciar que está em fase
de produção de 100 chassis de ônibus elétricos para entrega no início de
2023. A companhia, com fábrica no Brasil desde 2015, tem capacidade para
produzir 2.000 chassis por ano.
"A BYD possui 70 mil ônibus rodando no mundo todo, destaques para os
1.500 ônibus em operação no Chile e na Colômbia", afirma Marcello
Schneider, diretor institucional e head da divisão de ônibus elétricos da BYD
Brasil.
No Chile, a operação começou em 2020 e a satisfação do cliente com a
performance dos ônibus levou a novas encomendas. Já na Colômbia, nossos
ônibus foram entregues a diversos operadores da Transmilenio.
A BYD já atende a cidade de São Paulo com 18 ônibus a bateria, que
circulam na região sul desde 2019. "Estamos aumentando nossa produção
em consonância com o Programa de metas da Prefeitura de São Paulo, que
prevê a substituição da frota de ônibus a diesel por elétricos. Conseguimos
atender em curto tempo. Nossos ônibus já rodaram mais de 2,5 milhões de
km na cidade. Estamos mais do que testados e com ótimo desempenho ",
destaca Schneider.
Atualmente, a BYD tem sete modelos de veículos homologados - básico piso
alto, básico piso baixo, padron piso alto, padron piso baixo, articulado piso
alto, articulado piso baixo e o rodoviário.
A BYD tem departamento de pós-vendas e manutenção estruturado e
dedicado para atender de forma rápida e precisa. Destaque para as
operações na cidades de São Paulo, São José dos Campos e Salvador, que
contam com residentes nas garagens dos clientes.
A BYD tem fábrica própria de bateria em Manaus. produção de baterias de
fosfato ferro-lítio-ferro (LiFePO4) é totalmente feita na planta da BYD em
Manaus. A fábrica tem capacidade para fazer até mil baterias por ano.
O operador ainda tem a possibilidade de gerar a própria energia para
alimentação dos ônibus e veículos elétricos (seja por meio de energia
fotovoltaica ou eólica), totalmente livre da dependência de energia elétrica.
O custo mensal para abastecer um ônibus elétrico com energia pode chegar
até 6 vezes menos do que um ônibus a diesel.
Vale destacar a operação da cidade de Brasília, onde 8 ônibus elétricos BYD
estão em operação e proporcionam uma economia de R$ 14.000,00 por
mês nos custos de abastecimento.
Vantagens dos veículos elétricos
• Os ônibus 100% elétricos são grandes aliados na redução de poluentes
locais e de gases que causam efeito estufa, além de baixa emissão de
ruídos.
• Cada ônibus elétrico padron de 13 metros em circulação representa em
média o plantio de 750 árvores por ano, um articulado equivale a 1.311
árvores por ano.
• O BYD D9W usa bateria de ferro-lítio e não possui metais pesados na
composição. O ciclo de vida útil da bateria é de mais de 15 anos e após
esse período a bateria pode ser totalmente reciclada ou usada em sistemas
estacionários de armazenamento de energia.
• O custo médio para abastecer baterias elétricas pode chegar a ser 64%
menos do que o gasto com combustível a diesel
• Para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a seis vezes
mais do que um ônibus elétrico.
• A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a
diesel chegam a 10 anos, com média de 5 anos.
• Os motores elétricos têm eficiência de cerca de 90% contra a de 30%
dos motores a combustão.
* A manutenção dos ônibus elétricos é muito mais simples e barata,
chegando a 50% do valor de um ônibus a diesel
* Além de eliminar as emissões de gases contaminantes e de efeito estufa,
os ônibus elétricos eliminam os ruídos que são causadores de doenças,
especialmente entre crianças e idosos.

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