

BRT Sorocaba promove roda de conversa sobre trânsito seguro
O encontro visa o diálogo e conscientização dos profissionais do transporte para um trânsito mais confiável e solidário.


O BRT Sorocaba reafirma seu compromisso com a segurança e conscientização no trânsito ao promover ação preventiva com profissionais do transporte. Em uma iniciativa ao movimento internacional Maio Amarelo , a concessionária realizou uma roda de conversa intitulada "Maio Amarelo: diálogo para segurança no trânsito" , com o objetivo de ampliar o entendimento sobre a importância da responsabilidade e do comportamento seguro nas vias públicas .
O encontro reuniu profissionais do BRT que atuam no sistema de mobilidade urbana de Sorocaba, além de especialistas de diferentes áreas relacionadas ao trânsito, transporte e segurança viária. Entre os convidados, destacam-se nomes como Edenilson Vicente, encarregado do setor de transporte da URBES Trânsito e Transporte; Jorge Luiz, agente de trânsito, fiscalização e operação da SEMOB (Secretaria de Mobilidade); Altair Farias, agente de educação para o trânsito da SEMOB; Fabiana Sorrilha, jornalista especializada em mobilidade urbana; Acácio Leite, delegado do 8º DP de Sorocaba; e os representantes dos motociclistas Gustavo e Ednaldo Barbosa.
Durante o evento, foram abordados temas de extrema relevância, como o aumento da circulação de motos nos últimos anos, os riscos das ultrapassagens indevidas, o perigo da alta velocidade, a importância da redução de acidentes e a segurança nos corredores exclusivos. Além disso, discutiu-se a mobilidade urbana como elemento fundamental para o desenvolvimento das cidades e a necessidade de ações conjuntas para promover um trânsito mais seguro e responsável.
De acordo com Devair Medeiros, gerente de planejamento da BRT Sorocaba, a mudança de comportamento vem a partir da conscientização. "Precisamos pensar e proteger a todos, tornando os veículos e vias mais seguros. Com diálogo aberto, reforçamos como a mudança de comportamento é fundamental para reduzir acidentes e salvar vidas, promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável e segura para todos ", destaca.
Dados do Atlas da Violência 2025 revelam uma preocupação crescente com a segurança viária no Brasil. Em 2020, foram registradas 32.176 mortes no trânsito, número que subiu para 34.881 em 2023. Entre 2010 e 2019, o país acumulou cerca de 392 mil óbitos em acidentes de transporte terrestre, um aumento de 13,5% em relação à década anterior. Um dos principais fatores que explicam esse aumento é o crescimento exponencial do número de condutores de motocicletas, que aumentou mais de 10 vezes nos últimos 30 anos , chegando a um pico de quase 13 mil mortes em 2014. Hoje, o usuário de motocicleta é considerado a maior vítima dos sinistros de trânsito no Brasil.
A campanha Maio Amarelo, promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), reforça a necessidade de iniciativas educativas e de conscientização para reduzir esses números alarmantes. Na edição deste ano, o Maio Amarelo traz como tema "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana", um recorte alinhado com o posicionamento que o BRT Sorocaba reforça diariamente na sua cultura de segurança entre colaboradores e passageiros.


VW Delivery 11.180 desponta na liderança de vendas de caminhões

Viação Sorriso de Minas testa ônibus elétrico BYD D9W em Uberlândia

Rimatur Transportes incorpora novos Volare Fly 10 em sua frota

Axor está de volta: Mercedes-Benz relança ícone do transporte pesado no Brasil
