

BRT Sorocaba promove roda de conversa sobre trânsito seguro
O encontro visa o diálogo e conscientização dos profissionais do transporte para um trânsito mais confiável e solidário.


O BRT Sorocaba reafirma seu compromisso com a segurança e conscientização no trânsito ao promover ação preventiva com profissionais do transporte. Em uma iniciativa ao movimento internacional Maio Amarelo , a concessionária realizou uma roda de conversa intitulada "Maio Amarelo: diálogo para segurança no trânsito" , com o objetivo de ampliar o entendimento sobre a importância da responsabilidade e do comportamento seguro nas vias públicas .
O encontro reuniu profissionais do BRT que atuam no sistema de mobilidade urbana de Sorocaba, além de especialistas de diferentes áreas relacionadas ao trânsito, transporte e segurança viária. Entre os convidados, destacam-se nomes como Edenilson Vicente, encarregado do setor de transporte da URBES Trânsito e Transporte; Jorge Luiz, agente de trânsito, fiscalização e operação da SEMOB (Secretaria de Mobilidade); Altair Farias, agente de educação para o trânsito da SEMOB; Fabiana Sorrilha, jornalista especializada em mobilidade urbana; Acácio Leite, delegado do 8º DP de Sorocaba; e os representantes dos motociclistas Gustavo e Ednaldo Barbosa.
Durante o evento, foram abordados temas de extrema relevância, como o aumento da circulação de motos nos últimos anos, os riscos das ultrapassagens indevidas, o perigo da alta velocidade, a importância da redução de acidentes e a segurança nos corredores exclusivos. Além disso, discutiu-se a mobilidade urbana como elemento fundamental para o desenvolvimento das cidades e a necessidade de ações conjuntas para promover um trânsito mais seguro e responsável.
De acordo com Devair Medeiros, gerente de planejamento da BRT Sorocaba, a mudança de comportamento vem a partir da conscientização. "Precisamos pensar e proteger a todos, tornando os veículos e vias mais seguros. Com diálogo aberto, reforçamos como a mudança de comportamento é fundamental para reduzir acidentes e salvar vidas, promovendo uma mobilidade urbana mais sustentável e segura para todos ", destaca.
Dados do Atlas da Violência 2025 revelam uma preocupação crescente com a segurança viária no Brasil. Em 2020, foram registradas 32.176 mortes no trânsito, número que subiu para 34.881 em 2023. Entre 2010 e 2019, o país acumulou cerca de 392 mil óbitos em acidentes de transporte terrestre, um aumento de 13,5% em relação à década anterior. Um dos principais fatores que explicam esse aumento é o crescimento exponencial do número de condutores de motocicletas, que aumentou mais de 10 vezes nos últimos 30 anos , chegando a um pico de quase 13 mil mortes em 2014. Hoje, o usuário de motocicleta é considerado a maior vítima dos sinistros de trânsito no Brasil.
A campanha Maio Amarelo, promovida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), reforça a necessidade de iniciativas educativas e de conscientização para reduzir esses números alarmantes. Na edição deste ano, o Maio Amarelo traz como tema "Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana", um recorte alinhado com o posicionamento que o BRT Sorocaba reforça diariamente na sua cultura de segurança entre colaboradores e passageiros.


Novo trator leva eficiência aos agricultores familiares do Norte do Brasil

AGCO inaugura Centro de Desenvolvimento em Ibirubá (RS) e reforça protagonismo global em tecnologias de plantio

Marcopeças, representante Marcopolo no Rio Grande do Sul, reinaugura operação em Porto Alegre

Busscar entrega modelo El Buss FT à Famatur e amplia presença no interior paulista
