BRT Sorocaba oferece 152 pontos de acesso ao sistema por toda a cidade

23/01/2024

Embarque facilitado com uso de aplicativo oferece informações de chegada, partida e trajeto

possibilitando que o passageiro faça o seu deslocamento com previsibilidade.

O serviço de transporte do BRT Sorocaba oferece 152 pontos de acesso espalhados por toda cidade e cobertura auxilia mais de 50 mil pessoas por dia. De norte a sul, de leste a oeste e no centro da cidade, 76 ônibus circulam todos os dias levando os passageiros para diferentes bairros.

Com o BRT andar de ônibus se tornou muito mais rápido e fácil. Para embarcar no sistema, o passageiro possui três opções de bilhetagem disponíveis para escolher. Entre as quais, estão: cartão, bilhete eletrônico com QR Code e carteira digital via celular. Sendo este último, o mais dinâmico, atualizado em tempo real e que oferece inúmeras vantagens para quem anda de ônibus.

Para embarcar com o celular, o passageiro deve fazer o download do aplicativo Cittamobi na Play Store ou na Apple Store, preencher o cadastro do usuário e informar seus dados. Em seguida, o passageiro precisa criar a sua Carteira Digital, colocar o saldo (PIX, boleto ou cartão de crédito) e pronto.

Após esse processo, ainda no aplicativo, o passageiro pode digitar para onde quer ir e escolher o melhor trajeto. Feito isso, o Cittamobi informará o local exato de onde poderá embarcar, o horário que o ônibus chegará ao ponto, onde descer e o tempo de deslocamento. Todas essas informações permitem que o passageiro planeje a sua rotina com mais previsibilidade, sem o risco de atrasos ou de perder o ônibus.

Ao entrar em um dos ônibus, estações e terminais, basta abrir o aplicativo Cittamobi, clicar em pagamento de passagem, aproximar o celular do validador e a catraca será liberada. Ele poderá escolher pagar com saldo ou com o cartão cadastrado.

De acordo com Renato Andere, presidente da BRT Sorocaba, a chegada do sistema transformou a forma e a visão que se tinha sobre o transporte na cidade. "Antes, a pessoa sabia o horário que o ônibus ia passar pela rotina que tinha de estar no ponto todos os dias. Agora, com o aparato tecnológico que disponibilizamos, o passageiro consegue saber detalhes sobre o trajeto do veículo e, assim, programar a sua rotina com assertividade. Dá para calcular o tempo para sair de casa e saber exatamente o momento que o ônibus vai parar no ponto mais próximo. Cada minuto faz muita diferença na vida de uma pessoa ao longo do dia e, ganhar tempo é também ganhar vida. Isso porque, é um acréscimo de tempo para descansar, para estar com a família, para estudar, para se divertir com os amigos e para chegar em casa mais cedo", destaca.

Neste primeiro semestre, 47 novos ônibus entrarão em linha, totalizando 123 veículos. Com uma maior oferta de veículos, mais dinâmico serão os deslocamentos. "A população tem muito a ganhar com essa ampliação da oferta. Aliás, a melhoria da frota de ônibus em Sorocaba vem ocorrendo de forma gradativa, assegurando mais conforto aos passageiros, com veículos 100% adaptados, equipados com elevador, ar-condicionado, wi-fi, tomadas USB", aponta o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto.

Além de o passageiro ter um serviço de transporte eficiente, as viagens são realizadas em uma frota moderna, climatizada com ar-condicionado, monitorada por câmeras, acesso a tomadas USB e wi-fi liberado. Essas características proporcionam mais conforto e segurança, o que torna ainda mais atrativo andar de ônibus e aumenta a presença do sorocabano dentro do sistema.

Andere explica ainda que, a utilização do pagamento digital e o uso do celular como ferramenta que auxilia a comunicação entre empresa e passageiros, é uma tendência global para a modernização e melhoria dos serviços em todo o mundo.

Todas as informações sobre acesso ao sistema BRT e o itinerário também estão disponíveis para o passageiro com limitação visual por meio do Cittamobi Acessibilidade. Essa é uma versão exclusiva para pessoas com algum tipo de deficiência na visão.