
BRT de Salvador recebe novos ônibus elétricos Eletra com chassis O 500 da Mercedes-Benz
- e-Bus
para 72 passageiros é um ônibus elétrico a baterias produzido pela
Eletra, com chassi Mercedes-Benz, carroceria Caio e motor elétrico,
inversor e bateria
WEG
- Sistema
de transporte coletivo urbano da capital da Bahia conta com um total de
oito unidades do e-Bus, que se caracteriza pela operação silenciosa e
zero
emissão de poluentes
- Grande Vitória, no Espírito Santo, também contará com quatro unidades do eBus
- Mercedes-Benz do Brasil também apresenta em seu porfólio o o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da marca que registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País.
A Mercedes-Benz reforça sua presença no sistema BRT de transporte coletivo urbano de Salvador, capital da Bahia. Oito unidades do e-Bus, ônibus totalmente elétrico a baterias da Eletra, já circulam nos corredores do sistema, todos montados sobre chassis O 500 U da marca da estrela de três pontas. Cinco unidades do e-Bus foram adquiridas para a Ótima Transportes (OT Trans) e três para a Plataforma Transportes.
Com carroceria Caio eMillennium de 12,5 metros de comprimento, para 72 passageiros, o e-Bus recebe motor elétrico, inversor e bateria WEG. O veículo se destaca pela operação silenciosa e zero emissão de poluentes, como gás carbônico e material particulado. O veículo se caracteriza também pelo piso baixo, ar condicionado e wi-fi.
"Nós somos parceiros em todos os 22 anos da Eletra, empresa que é referência em tecnologia de tração elétrica e que, desde o ano passado, passou a ser vizinha da nossa fábrica de São Bernardo do Campo (SP), no bairro da Paulicéia", afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. "O objetivo é desenvolver e oferecer linhas de produtos que se complementam. Assim, unimos forças para atender a todas as demandas do mercado e dos nossos clientes por ônibus elétricos".
De acordo com o executivo, o atendimento aos gestores e aos operadores do transporte coletivo urbano de Salvador vai além dos novos e-Bus. "Os grupos Ótima e Plataforma adquiriram um total de 187 ônibus. Desse volume, 119 unidades são de modelos OF 1721 da Mercedes-Benz. Outras 50 unidades do chassi LO 916 e 18 unidades da família O 500 U", informa Walter Barbosa. "Isso reafirma a destacada preferência dos produtos da nossa marca nas renovações e ampliações de frotas das grandes capitais do País".
Quatro eBus para a cidade de Vitória
Ampliando a presença de ônibus elétricos nos sistemas de transporte de grandes cidades do Brasil, o Governo do Espírito Santo adquiriu quatro unidades do eBus Eletra para operação na Região Metropolitana de Vitória.
Assim como em Salvador, os ônibus Eletra para a Grande Vitória são montados sobre chassis Mercedes-Benz O 500, com carroçaria Caio eMillennium de 12,5 metros de comprimento e motor elétrico, inversor e bateria WEG.
"Este é o início de uma grande jornada rumo à eletrificação do transporte público nas principais cidades brasileiras. Salvador e Vitória foram pioneiras. São capitais que compreenderam a importância dos veículos de zero emissão para a qualidade de vida de seus cidadãos. E veículos fabricados no Brasil, com tecnologia nacional. A Eletra orgulha-se de escrever, com Mercedes-Benz e Caio, mais esse capítulo da história da eletromobilidade no Brasil", afirma Milena Romano, presidente da Eletra.
"Temos importantes parceiros de negócios que tornam possível a concretização de grandes comercializações, agregando qualidade, tecnologia e segurança ao transporte de passageiros de grandes cidades brasileiras, como Salvador. Os Grupos Ótima e Plataforma agregaram em suas frotas o que há de mais tecnológico de nosso portfólio de produtos", ressalta Paulo Ruas, CEO do Grupo Caio.
eO500U – Um chassi de ônibus urbano elétrico a baterias desenvolvido para o País
Alem dos ônibus em parceria com a Eletra, a Mercedes-Benz do Brasil também desenvolveu e lançou para o mercado o eO500U, chassi de ônibus urbano elétrico a baterias da marca que registra a entrada da Empresa na era da eletromobilidade em veículos comerciais no País.
O eO500U foi desenvolvido pela Engenharia da Mercedes-Benz do Brasil para a realidade do País, assim como para a América Latina e outros mercados de exportação. O conceito eletroeletrônico do chassi de ônibus elétrico brasileiro tem referência no ônibus integral eCitaro da Daimler Buses. Para maior qualidade e confiabilidade aos clientes, o veículo foi amplamente testado no Brasil e também na Alemanha.
A robustez mecânica do consagrado chassi Mercedes-Benz O 500, linha com mais de 15.000 unidades vendidas na América Latina, garante a qualidade amplamente reconhecida no Brasil e no mercado externo. Isso possibilita que o eO500U ofereça o maior PBT – peso bruto total (21.200 kg) e a maior capacidade de passageiros da categoria (até 83 passageiros na configuração padron).
"Juntamente com nossos parceiros, estamos construindo um grande legado para a eletromobilidade", afirma Walter Barbosa. "Estamos muito orgulhosos e felizes, pois isso demonstra que estamos alinhados às tendências globais e locais da sustentabilidade".


Empresas de ônibus rodoviários de São Paulo passam a oferecer aos usuários a possibilidade de compensar carbono

Ribeirão Preto renova frota de transporte urbano com 54 novos ônibus Volvo B320R

Diretor Executivo da NTU recebe premiação do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo

IVECO lança documentário inédito sobre a trajetória de desenvolvimento do S-Way
