BRT de Salvador entra em operação plena

25/04/2024

Jader Filho diz que menos tempo no transporte é mais tempo para o cidadão viver

O Trecho 2 do sistema de transportes BRT da capital soteropolitana, que liga a Estação da Lapa a Cidade Jardim, foi inaugurado na manhã desta quinta-feira (25). A inauguração significa a operação plena do serviço, uma vez que os trechos 1 e 3 já estavam operacionais, e o novo segmento deve aumentar a capacidade diária de passageiros transportados de 52 mil para 74 mil. A obra recebeu recursos de aproximadamente R$ 130 milhões do Ministério das Cidades, e o ministro, Jader Filho, participou da cerimônia.

O trecho abrange várias avenidas importantes, desde a entrada da Estação da Lapa até a Estação de Integração Rodoviária, incluindo o "Corredor Pituba", com extensão de de 7 km e 8 estações de passageiros. Quando estiver em operação plena, prevê-se que 100% da frota seja de veículos com ar-condicionado e 30% sejam veículos elétricos, circulando com velocidade de 40 a 60 km/h.

Na cerimônia, o ministro Jader filho falou sobre a importância da obra. "Com uma obra de mobilidade urbana como esta, no fundo, o que queremos é cuidar da gente, das pessoas", disse. "Não é justo que as pessoas deixem suas vidas dentro de um ônibus, perdendo uma hora do seu tempo para chegar em casa. Essa hora não pode ser perdida no transporte público, ela tem que ser usada para o lazer, para estar com a família, com amigos, para ler um livro ou ir ao cinema."

A parceria com a prefeitura de Salvador também foi um ponto de destaque. "Outro recado do presidente ao povo de Salvador: o governo federal vai continuar trabalhando junto com a prefeitura, independente de qualquer inclinação política aqui ou em qualquer parte do País", reforçou o ministro. "Aqui foram investidos R$ 130 milhões só do governo federal, além dos financiamentos para outras obras que fazem a complementação aqui do BRT. Temos que retomar o pacto federativo e trabalhar juntos pelo povo."

Outras ações do governo federal no Estado e no município também foram citadas pelo ministro, como o Minha Casa, Minha Vida e obras do Novo PAC. "Só na Bahia, serão 33 mil novas unidades, com quase 2 mil novas unidades só em Salvador, para realizar o sonho da casa própria," anunciou. "Vamos cuidar para que a cidade de Salvador continue sendo um orgulho nacional."

Participaram da cerimônia o secretário de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, a vice-prefeita Ana Paula Matos, parlamentares, autoridades e outros convidados.



google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU