Brasil já registrou mais de um milhão de viagens por transportes rodoviários em 2023
O número é 20% maior do que os índices registrados em 2022, segundo balanço da Abrati, e
evidencia o papel do setor para a qualidade da mobilidade nacional
Novembro, 2023. Entre janeiro e setembro deste ano, o Brasil registrou mais de um milhão de
viagens por transportes rodoviários em 2023. É o que revela o mais recente levantamento
apresentado pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros
(ABRATI).
Em um comparativo com 2022, o número de viagens realizadas pelo setor aumentou em
média 20,6%. Os meses de abril e julho chegaram a ter um aumento de 37% nos horários
disponíveis pelas linhas regulares. Paulo Porto, presidente da ABRATI, considera os índices
prósperos e comenta sobre a expectativa do setor para o próximo ano.
"Os dados coletados este ano evidenciam não apenas a robustez, mas a abrangência do
serviço prestado no setor; e são importantes para avaliar os investimentos destinados ao
aprimoramento e experiência dos usuários". Paulo ainda detalha que o setor acumulou muitas
perdas financeiras durante a fase pandêmica, e hoje as empresas regulares de transportes
terrestres vivem seu melhor momento de recuperação de demanda quanto ao volume de
passageiros embarcados. "Caminhamos para superação, mas sempre respeitando a
capacidade de pagamento do usuário do serviço, dentro da premissa de modicidade tarifária.
A expectativa agora é que esses números sejam mantidos e evoluam na alta temporada de
férias escolares ", esclarece.
A estimativa do executivo encontra pertinência nos dados da Agência Nacional de Transportes
Terrestres (ANTT). Segundo a entidade, todos os anos, entre os dias 15 e 31 de dezembro, as
companhias de ônibus costumam dobrar a quantidade de horários disponíveis para viagens
conforme o crescimento da venda e procura para os destinos mais procurados. Paulo destaca
que nesta época, a distribuição dos horários de viagens pelo país é equitativa, o que
demonstra o compromisso do setor em atender a todas as regionais.
Com 350 empresas registradas e 192 em operação, o Brasil possui cerca de 9,5 mil veículos e
46,4 mil motoristas habilitados para atender mais de 3,2 mil localidades de norte a sul,
segundo mapeamento da ANTT. Em todo o país, são mais de 4,3 mil linhas regulares,
atendendo 34 mil pares de localidades com mais de 151 mil horários ofertados por mês.
Ainda de acordo com o mapeamento nacional da ANTT, o sudeste é a região com mais ofertas
de horário, com uma média de 54,6 mil horários, seguido das regiões Sul, com 31,6 mil,
Centro-Oeste, com 30,7 mil, Nordeste com 23,4 mil e Norte com 8,6 mil.
Na liderança do ranking nacional, o estado de Minas Gerais possui mais de 21 mil horários de
linhas disponíveis. Na sequência, Paraná e São Paulo aparecem com cerca de 20 mil opções. Já
as cidades de São Paulo, Brasília e Goiânia vem em sequência com uma média de 11 mil, cada
uma.
Ainda de acordo com a ANTT, a categoria de ônibus "executivo" é a mais praticada, chegando
a operar em 45,2 mil horários. Os convencionais com sanitário e os leitos com ar-condicionado
aparecem em seguida, com 35,3 mil e 28,4 mil, respectivamente.
Para além dos números, o cenário reflete a evolução do setor e os investimentos contínuos
para uma oferta de qualidade aos passageiros. Paulo destaca que os dados representam não
apenas a quantidade, mas também a qualidade, eficiência e a confiabilidade dos passageiros
nos serviços das empresas regulares, enfatizando o papel crucial desempenhado pelo setor
rodoviário na mobilidade no país.
"O setor tem trabalhado incansavelmente para manter-se no grau máximo de segurança,
disponibilidade de oferta e conforto para os passageiros. Quanto mais horários, trajetos,
serviços e conforto proporcionarmos, mais natural será a escolha pelo transporte rodoviário.
Essa reação positiva é significativa, nos mostra que estamos no caminho certo e podemos
fazer ainda mais", declara Paulo.
Sobre a ABRATI | A ABRATI é uma associação de classe de âmbito nacional que representa os segmentos do transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros. Sua atuação se concentra no aperfeiçoamento da qualidade do serviço, combate ao transporte irregular, melhorias das condições de infraestrutura e apoio nas rodovias, ampliação da segurança, comunicação eficiente, busca de parcerias para soluções de problemas e um permanente esforço pela unidade da classe.