

Bolonha Apresenta os Primeiros Ônibus a Hidrogênio Solaris: 137 Veículos em Operação até 2026
Frota movida a hidrogênio faz parte de um grande investimento em
mobilidade sustentável, com financiamento da União Europeia e operação
prevista para iniciar na primavera de 2024.

A cidade de Bolonha, na Itália, acaba de receber seus primeiros ônibus movidos a hidrogênio da história. A transportadora TPER apresentou os novos veículos Solaris Urbino 12 Hydrogen, adquiridos com recursos do programa Next Generation EU. Os ônibus começarão a operar na primavera de 2024, marcando um passo importante na transição para um transporte público mais sustentável.
Ao todo, a frota de ônibus a hidrogênio na região contará com 127 veículos em Bolonha e 10 em Ferrara até 2026. Essa iniciativa faz parte de um plano maior, que prevê que 12% da frota da TPER seja movida a hidrogênio até o final da década.
Os novos Solaris Urbino 12 Hydrogen já estão em circulação em 35 cidades de 10 países europeus. O modelo conta com uma célula de combustível de 70 kW e cinco tanques no teto, capazes de armazenar 37,5 kg de hidrogênio, garantindo uma autonomia superior a 350 km por abastecimento. Em Bolonha, os ônibus serão disponibilizados em duas configurações: com três portas para uso urbano e com duas portas para linhas suburbanas.
O investimento total para a aquisição dos 127 ônibus em Bolonha é de 74,9 milhões de euros, sendo 69,9 milhões financiados pela União Europeia e 5 milhões pela própria TPER. Já os 10 veículos de Ferrara custaram 5,9 milhões de euros, com 5,5 milhões vindos de fundos europeus e 400 mil euros de recursos da TPER.
Além da frota, o projeto inclui a construção de quatro postos de abastecimento de hidrogênio — três em Bolonha e um em Ferrara. A infraestrutura será gerida pela TPH2, empresa formada pela TPER em parceria com a HGeneration, do grupo Wolftank. O hidrogênio utilizado será verde ou de baixo impacto ambiental, reforçando o compromisso da cidade com a mobilidade sustentável.
No total, o investimento em veículos e infraestrutura supera 100 milhões de euros, colocando Bolonha na vanguarda do transporte público com baixa emissão de carbono.


Rodoviárias de SP esperam mais de 497 mil passageiros no feriado do Dia do Trabalho

A importância da escolha certa da escavadeira para terrenos íngremes

O Fascinante Mundo das Miniaturas de Ônibus

Marcopolo cresce nas operações internacionais, com avanço de 68% na receita líquida no primeiro trimestre de 2025
