Alunos de escolas públicas plantam árvores em projeto de reflorestamento oferecido pelas empresas de ônibus rodoviários de SP

20/06/2024

Com o apoio das viações intermunicipais do estado, estudantes aprendem sobre a importância de preservar o meio ambiente e os recursos hídricos para incentivar mudanças positivas na sociedade

Junho de 2024 – Duas turmas de estudantes de Campinas (SP) realizaram o plantio de mudas de espécies nativas, em uma atividade de educação ambiental realizada no viveiro da ONG Jaguatibaia, localizado em Jaguariúna (SP).

Os alunos da Educação Infantil, Fundamental I e Ensino Médio da Escola Estadual Padre José dos Santos e do Colégio Pomares experimentaram um dia de vivências ecológicas com o objetivo de sensibilizá-los para a conservação da biodiversidade e disseminar comportamento positivos frente às questões ambientais em seu dia a dia. No dia da experiência, as crianças aprenderam todo o processo de cultivo, desde o preparo da semente até o crescimento da árvore. A atividade foi finalizada com o plantio simbólico em uma área de reflorestamento.

A visita dos estudantes recebe o patrocínio da campanha Busão Legal, da qual participam 60 empresas de ônibus intermunicipais de São Paulo, além da Viação Santa Cruz.

O reflorestamento foi feito no viveiro em que são cultivadas cerca de 30 espécies de mudas que abastecem o projeto Passagem Verde, uma parceria da startup Neutraliza Carbon, com a campanha Busão Legal. O projeto permite que os passageiros compensem o carbono liberado em suas viagens a partir da aquisição de cotas verdes, revertidas no reflorestamento em um espaço de 100 mil metros quadrados na região da Mata Atlântica de Campinas. A cada 20 cotas, uma muda é plantada e pode ser monitorada pelo doador.

Segundo Antonio Laskos, diretor executivo do Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP), a colaboração entre passageiros e empresas em iniciativas como o Passagem Verde contribuem para minimizar as mudanças climáticas. "A participação ativa dos usuários e o financiamento do setor privado aceleram a compensação de carbono e promovem mais benefícios para a sociedade", analisa ele.

Damáris Padilha, engenheira ambiental da Neutraliza Carbon avalia que a educação ambiental é a chave para um futuro mais sustentável. "Por meio da conscientização e do conhecimento, podemos capacitar indivíduos e comunidades a adotarem práticas mais sustentáveis, preservando nossos recursos naturais e garantindo um ambiente saudável para as próximas gerações. Esse é um investimento fundamental para o nosso planeta", afirma.

Como funciona

Ao se cadastrar no portal Passagem Verde, a pessoa interessada pode adquirir uma cota por apenas R$ 2,20. No site, o usuário pode comprar quantas cotas quiser. Na ilustração de uma árvore com 20 folhas brancas, cada cota adquirida simboliza uma folha que se torna verde. Assim, é possível visualizar a quantidade de cotas e a porcentagem que falta para plantar uma árvore. Também será possível presentear amigos e familiares com as cotas.

O participante pode saber exatamente a localização da árvore e pode agendar uma visita ao espaço do plantio, conduzida pela ONG Jaguatibaia.

Os Certificados de Compensação completam a política de transparência e a coerência no processo de compensação das emissões de carbono do programa Passagem Verde.

Sobre o SETPESP

Desde 1941, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo (SETPESP) representa as viações de transporte intermunicipal de passageiros no estado. Atualmente, mais de 60 companhias fazem parte da entidade e são responsáveis por levar mais de 120 milhões de pessoas ao ano, desde o embarque até o destino escolhido. Desse total de passageiros, mais de 13,5 milhões viajam de forma gratuita ou com desconto, de acordo com a legislação vigente, incluindo idosos, pessoas com deficiência, policiais e estudantes. As empresas filiadas ao SETPESP prezam, em primeiro lugar, pela segurança de seus clientes e funcionários, investindo anualmente em tecnologia, gente e inovação.

Sobre a Neutraliza Carbon:

A Neutraliza é uma startup, com foco na neutralização das emissões dos gases de efeito estufa de diferentes negócios. Com inovação e sustentabilidade em seu DNA, a empresa conta com profissionais com mais de 15 anos de experiência nas áreas de engenharia florestal, tecnologia de produtos e comunicação, e que alinham cada projeto com o propósito de construir um futuro ambientalmente responsável.



google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU