A TEVX Higer entrega novos ônibus elétricos em Belém

02/07/2024

Veículos do modelo Azure passam a ser incorporados de imediato à frota da capital paraense

Em cerimônia realizada hoje em Belém, com a presença do Prefeito Edmilson Rodrigues, Ana Valéria Borges, superintendente da SEMOB (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém), do diretor da TEVX Higer, José Carlos Duarte, e dos diretores da Higer Bus, Marcelo Barella e Xiaodong Tang, foram entregues as primeiras cinco unidades de ônibus elétricos à capital paraense, dando início a operação da TEVX Higer na região Norte do País.
Os veículos AZURE A12BR, modelo padrão com 12 metros de comprimento, zero emissão de poluentes e ruídos, são considerados os mais modernos e eficientes do mercado e foram adquiridos via processo de licitação, sendo incorporados de imediato à frota da cidade.
Para o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, esse é um marco sustentável na história da capital paraense: "A emissão de gases do efeito estufa vai ser bastante reduzida. Nós estaremos contribuindo já para mostrar ao mundo, durante a COP, que Belém é uma metrópole, e uma das poucas na região da Amazônia, que está de forma concreta dando o direito ao povo humilde de ir e vir em conforto, mas oferecendo também ao planeta condições de superar essa crise que está causando muitas catástrofes e atingiu a Amazônia recentemente com a seca em rios importantes, inclusive o Rio Amazonas".
Construído em monobloco, um padrão moderno e avançado de engenharia, o AZURE A12BR apresenta rigidez estrutural e um menor peso em comparação a veículos com chassi e carroceria, o que resulta num modelo que causa menor impacto nos pavimentos viários das cidades, além disso, oferece maior segurança e conforto aos ocupantes e, principalmente, melhor consumo energético.
"O equipamento é extremamente silencioso. Um dos primeiros pontos é a redução do estresse do motorista. O passageiro também não vai ouvir barulho do motor dentro do ônibus e vamos ter o equipamento com ar condicionado funcionando para todo mundo usufruir. Isso mostra a preocupação da Prefeitura, do Prefeito Edmilson, na melhoria do transporte público coletivo da cidade", como explica Ana Valéria Borges, superintendente da SEMOB (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém) que complementou: "Estamos falando de uma preocupação real com o meio ambiente. Já vimos o que aconteceu em outras cidades do Brasil. Esse é o primeiro passo, sabemos que o caminho é longo, mas o primeiro passo tinha de ser dado".
Para total conforto do passageiro, o veículo conta com um exclusivo sistema de ajoelhamento de suspensão associado a um veículo com piso baixo total, que permite um embarque e desembarque facilitado e sem o transtorno de degraus. Corredores largos e porta com rampa de acesso que facilitam ainda mais o deslocamento com autonomia para quem possui mobilidade reduzida.
Internamente, destaca-se uma climatização agradável com temperatura uniforme em qualquer estação do ano, fruto de um sistema de ar-condicionado ecológico sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais, complementado por vidros com tratamento UV e isolamento térmico nas paredes do veículo.

Para Marcelo Barella, diretor da Higer para a América Latina, é um orgulho para a TEVX Higer participar deste momento tão importante para Belém e levar para a cidade tecnologia de ponta em eletromobilidade: "Esse é um veículo que certamente vai surpreender os usuários, não apenas pela sua condição exclusiva de acesso, mas principalmente por dispor de um sistema de climatização diferenciado, que foi testado e aprovado em Cuiabá como também em Dubai durante a COP26, e que certamente agradará a população de Belém, que convive naturalmente com altas temperaturas em grande parte do ano". O veículo que chega a Belém segue o padrão de excelência mundial da marca tendo segurança, conforto e eficiência operacional como pilares estratégicos da marca.
Os ônibus Azure possuem autonomia de 270 quilômetros, capacidade para até 76 passageiros e carregamento total em menos de 3 horas, um excelente desempenho potencializado por seu exclusivo sistema de freios regenerativos que pode aumentar a autonomia do ônibus em até 30%, incrementando a disponibilidade do veículo e reduzindo o custo da operação.
Os passageiros ainda encontram no interior do veículo tomadas USB para carregamento de seus equipamentos eletrônicos tanto para quem vai sentado, como para quem viaja de pé.
A Higer Bus é hoje a maior montadora de ônibus elétricos do mundo, com 9000 unidades distribuídas em 138 países. Desde 2018 a Higer já produziu 330 mil ônibus, sendo 57 mil elétricos.



google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU