12 estações do Metrô, da CPTM e da ViaMobilidade recebem projeto piloto para embarque via NFC

14/02/2023

Tecnologia permite embarque diretamente na catraca com cartões de crédito e débito habilitados para NFC

São Paulo, fevereiro de 2023-- A ABASP - Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo através de sua contratada Autopass, maior empresa privada de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica do Brasil, junto da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, continuam inovando na experiência tecnológica para os passageiros do transporte público paulista com o embarque via NFC. Agora, mais 12 estações do metrô e da CPTM devem receber a tecnologia nas próximas semanas, começando com a Barra Funda (Linha 7), que desde o último dia 12/2 oferece essa possibilidade de embarque aos passageiros. Em São Paulo, a estação João Dias do Metrô já opera com a tecnologia desde 2021.

Até o final de fevereiro, serão instaladas catracas de NFC em mais estações, como Jabaquara (Linha 1), Ipiranga (Linha 10) e Consolação (Linha 2). A relação completa estará disponibilizada no site da Autopass em breve.

Como funciona o embarque via NFC

Com o NFC, os passageiros do transporte público paulista podem passar pela catraca utilizando um cartão de débito ou crédito (tanto físicos como digitais, disponíveis nos aplicativos de contas nos smartphones e wearables) das bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Até o final de fevereiro serão instaladas catracas de NFC em mais estações, como Jabaquara (Linha 1), Ipiranga (Linha 10) e Consolação (Linha 2). A relação completa estará em breve disponibilizada no site da Autopass.

Caso o usuário do transporte coletivo tenha dúvidas se o seu cartão é ou não habilitado para o uso no pagamento via NFC, basta contatar sua operadora para confirmar a funcionalidade.

Sobre a Autopass

A Autopass é a maior empresa privada do País de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica, gerenciando mais de 4,5 milhões de transações diárias, com mais de 13 milhões de cartões emitidos. Com o propósito de simplificar a mobilidade humana, é referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para o transporte coletivo que facilitam a vida do cidadão e contribuem para a construção de cidades inteligentes. Em 2022, a Autopass foi eleita a melhor "operadora de sistema de bilhetagem" pelo décimo ano consecutivo pela revista Maiores & Melhores do Transporte. No mesmo ano, foi vencedora na categoria Novas Tecnologias no Prêmio Vozes da Mobilidade Urbana e em 2021, estava inserida no ranking das 100 Empresas Mais Influentes em Mobilidade Urbana no Brasil pelo Estadão e Connected Smart Cities.

Sobre o TOP

Iniciativa do Governo de São Paulo, o novo cartão TOP é resultado do processo de digitalização dos meios de pagamento para acesso ao transporte público da Capital e Região Metropolitana. Aceito no Metrô, CPTM e ônibus da EMTU, inova ao oferecer para a população a opção de agregar ao cartão as funções de conta digital, cartão de débito e cartão de crédito, democratizando o acesso a serviços financeiros. Além do cartão, o passageiro dispõe do APP TOP para compra do Bilhete Digital QR Code e gerenciamento das demais funções. Para acompanhar todas as novidades do TOP,. Mais informações e atendimento aos passageiros podem ser solicitados pelo WhatsApp do TOP (11 3888 2200) e via Facebook, Instagram e Twitter (@boradetop).

Posts mais recentes em nosso blog

Seja o primeiro a ler as novidades!

Recentemente, uma série de decisões judiciais veio a público reafirmar a irregularidade dos serviços prestados pela Buser, empresa que oferece fretamento coletivo por meio de plataformas digitais. Essas decisões destacam a ilegalidade do modelo de negócio adotado pela Buser, que tem operado de forma contrária à legislação vigente.

google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU