100 % dos ônibus da EMTU na Região Metropolitana de São Paulo já contam com pagamento por aproximação

17/07/2023

Todas as linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU que circulam na RMSP já contam com recurso EMV, que permite o pagamento no embarque com cartões de crédito e débito por aproximação.

Iniciado em maio, o processo de adaptação das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) para uso do pagamento por aproximação (também conhecido como EMV), foi concluído na última semana de junho. Com isso, passam de 4.400 o número de ônibus aptos ao embarque com uso de cartões de crédito e débito aproximando no validador diretamente na catraca do veículo. Além dos cartões com essa tecnologia, celulares e relógios smartwatches também poderão ser utilizados.

A ABASP (Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo), por meio da Autopass, expandiu o recurso, que também é disponibilizado em formato piloto em 13 estações do Metrô, CPTM e ViaMobilidade. Até o momento, essa forma de embarque está disponível em 13 estações: João Dias (Linha 9), Jabaquara (Linha 1), Ipiranga (Linha 10), Consolação (Linha 2), Brás (Linha-11), Belém (Linha-3), Tatuapé (Linha-12), Estação Aeroporto (Linha-13), Trianon (Linha-2), Campo Belo (Linha-5), Osasco (Linha-8) e Granja Julieta (Linha 9).

Com a ampliação, a modalidade de pagamento está disponível em 100% da frota de linhas da EMTU da região metropolitana de São Paulo e municípios, como Grande ABCDM, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Cotia, São Roque, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Juquitiba, São Lourenço, Embu-Guaçu e Ibiúna. Os ônibus com a tecnologia receberam adesivos nos validadores e portas, sinalizando a possibilidade de pagamento por aproximação e os cartões aceitos.

Como funciona o pagamento por aproximação nos ônibus

Com a modalidade, os passageiros do transporte público paulista podem passar pela catraca utilizando um cartão de débito ou crédito (tanto físicos, como os digitais, disponíveis nas carteiras digitais nos smartphones e wearables) das bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Caso o usuário do transporte coletivo tenha dúvidas se o seu cartão é ou não habilitado para o uso via pagamento por aproximação, basta contatar seu banco para confirmar a funcionalidade.

Sobre a EMTU

Vinculada à Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) é controlada pelo Governo de São Paulo. Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano de baixa e média capacidade nas cinco regiões metropolitanas do Estado: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. Juntas, as áreas somam 134 municípios.

Sobre a Autopass

A Autopass é a maior empresa privada do País de soluções para mobilidade e bilhetagem eletrônica, gerenciando mais de 17 milhões de transações diárias, com mais de 13 milhões de cartões emitidos. Com o propósito de simplificar a mobilidade humana, é referência no desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras para o transporte coletivo que facilitam a vida do cidadão e contribuem para a construção de cidades inteligentes. Em 2022, a Autopass foi eleita a melhor "operadora de sistema de bilhetagem" pelo décimo ano consecutivo pela revista Maiores & Melhores do Transporte. No mesmo ano, foi vencedora na categoria Novas Tecnologias no Prêmio Vozes da Mobilidade Urbana e em 2021, estava inserida no ranking das 100 Empresas Mais Influentes em Mobilidade Urbana no Brasil pelo Estadão e Connected Smart Cities.

Sobre o TOP

Iniciativa do Governo de São Paulo, o novo cartão TOP é resultado do processo de digitalização dos meios de pagamento para acesso ao transporte público da Capital e Região Metropolitana. Aceito no Metrô, CPTM e ônibus da EMTU, inova ao oferecer para a população a opção de agregar ao cartão as funções de conta digital, cartão de débito e cartão de crédito, democratizando o acesso a serviços financeiros. Além do cartão, o passageiro dispõe do APP TOP para compra do Bilhete Digital QR Code e gerenciamento das demais funções. Para acompanhar todas as novidades do TOP, acesse o site. Mais informações e atendimento aos passageiros podem ser solicitados pelo WhatsApp do TOP (11 3888 2200) e via Facebook, Instagram e Twitter (@ boradetop).

Sobre a Abasp

A ABASP - Associação de Apoio e Estudo da Bilhetagem e Arrecadação nos Serviços Públicos de Transporte Coletivo de Passageiros do Estado de São Paulo é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, formada atualmente por Metrô, CPTM e pelos concessionários do transporte público coletivo de passageiros da região metropolitana de São Paulo e dos municípios de Arujá, Cotia, Taboão da Serra e Rio Grande da Serra , criada com o objetivo de contribuir com o avanço e melhoria no transporte público e na mobilidade urbana no Estado de São Paulo, através de modelo pioneiro no país para unificação e centralização da bilhetagem e arrecadação do transporte público.


google-site-verification=he92oidMsGk8k8v3k0ClPonvSogZ4ZrKkMkm452uIFU