

VWCO lidera ranking de implementações em 2025
Delivery 11.180 é o modelo mais implementado da marca e montadora
segue liderando os segmentos de coleta de resíduos e construção civil

A Volkswagen Caminhões e Ônibus encerrou 2025 no topo do ranking de implementações no Brasil, com cerca de 25 mil veículos registrados. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), a marca detém agora 33% de participação entre os associados, impulsionada pelo desempenho do modelo Delivery 11.180 e pelo avanço em nichos específicos como infraestrutura e serviços públicos.
Na segmentação por categorias, as carrocerias para carga seca e graneleiro representaram 33,8% das implementações da marca. No nicho de basculantes/cabine estendida, a VWCO registrou um crescimento de 4 pontos percentuais em sua participação, atingindo 54% dos licenciamentos totais da categoria na Anfir. Entre os modelos, o Delivery 11.180, caminhão mais vendido do Brasil em 2025, também liderou o ranking com 5.904 unidades implementadas. Tal sucesso se justifica por sua versatilidade e diferenciais que permitem sua utilização em variadas aplicações.
"A liderança nas implementações reflete nosso posicionamento no setor de caminhões e a estratégia de fornecer chassis configurados para as especificidades de cada operação. Esse volume de licenciamentos mostra que os clientes priorizam veículos que ofereçam integração eficiente com os equipamentos, garantindo a disponibilidade necessária para o transportador", explica Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
O balanço da Anfir também demonstrou que as opções destinadas às operações de construção civil, guindastes e coleta de resíduos, setores em que a montadora lidera, tiveram um ótimo desempenho, ultrapassando a marca de 72% de participação no segmento de limpeza urbana, por exemplo. Com projetos especializados, engenharia sob medida e portifólio vocacional à disposição, os modelos VW Caminhões e Ônibus atendem às necessidades dos clientes e garantem a robustez e a versatilidade para que os caminhões operem em ambientes desafiadores com tranquilidade.


VWCO lidera ranking de implementações em 2025

Estudo aponta que maioria dos semáforos de São Paulo não garante travessia segura a pedestres

Marco legal do transporte entra em pauta prioritária após aprovação de urgência na Câmara

Morre Atílio Santarelli

