

VW Caminhões e Ônibus turbina portfólio para ganhar mercado no exterior

A Volkswagen Caminhões e Ônibus reuniu mais de 100 profissionais envolvidos em seus negócios internacionais em sua conferência anual com importadores, em Buenos Aires na Argentina, para fortalecer sua estratégia de internacionalização e apresentar seu novo portfólio para o exterior, com soluções sob medida para as demandas de cada mercado. Agora, além do México, a nova geração Euro VI passa a estar disponível na Colômbia. Outra grande novidade é que, ainda predominantemente na maioria dos países de exportação da VWCO, foi apresentada uma nova geração de modelos Euro V, totalmente reformulada para agregar mais diferenciais aos veículos.
"A palavra de ordem é crescimento. Nossa estratégia de internacionalização é uma prioridade muito importante na empresa e os importadores da marca são fundamentais para seu avanço. É por isso que iniciamos o lançamento das novas gerações de caminhões e ônibus Volkswagen. Agora essa oferta vai chegar a cada mercado, de acordo com as demandas locais", afirma Frank Gundlach, diretor de Mercados Internacionais da VWCO.
Ao mesmo tempo que reforça o portfólio de veículos, a empresa também investe na expansão de seus serviços internacionais, como o atendimento ao cliente em rota através do VolksAssistance via WhatsApp, além de outros que compõem o guarda-chuva VolksCare com o pacote de facilidades para garantir a maior disponibilidade dos veículos em operação. Em outra frente, a VW Caminhões e Ônibus também fortalece sua rede de importadores com novos representantes para sempre fornecer o alto padrão de atendimento VWCO e, com isso, a satisfação do cliente.
"Toda estratégia se apoia num relacionamento muito próximo com nossos representantes locais para identificarmos juntos as necessidades e soluções para o cliente de cada país. É para isso que visitamos melhores de forma recorrentes suas casas e entendemos suas realidades e também as melhores práticas que podem ser compartilhadas. Isso já tem revertido em resultados cada vez juntos melhores aos clientes", explica Frank.
Nova geração de trens e ônibus VW
Os veículos Euro VI trazem o que é de mais moderno na VWCO, em linha com a oferta do Brasil e agora também disponível para México e Colômbia. Já na nova geração de modelos Euro V que a VWCO destina à exportação, a empresa passa a incorporar novos diferenciais em eficiência, conforto, segurança e tecnologia para aprimorar o portfólio e encantar os clientes. O processo já começou pela linha Delivery e pelos extrapesados Meteor e Constellation, se estendendo a demais famílias de caminhões e também ao Volksbus no próximo ano.
Desempenho alto
Na base da internacionalização da VWCO, é o desempenho de seus importadores, que vem se aperfeiçoando a cada ano. Essa evolução fica ainda mais evidente quando se avaliam os resultados do programa especial de incentivo para fortalecer sua representação em todos os países, denominado Alta Performance.
Na sua terceira edição, quem ocupou a dianteira no ranking foi a Diesa, do Paraguai, seguida pela Cemcol, de Honduras, e por Julio César Lestido, do Uruguai. Para a classificação, são considerados critérios como excelência nos processos de vendas e pós-vendas, reconhecimento da marca, crescimento sustentável e melhoria contínua, com iniciativas que apoiam o desenvolvimento dos negócios nos seus países.
A Julio César Lestido também ganhou em Vendas, enquanto a Porsche Chile e a Diesa empataram sem resultado em Pós-Vendas. Em Marketing, a premiada foi a Hansa, da Bolívia, e a Porsche Colômbia se destacaram em Inovação. Já a Grand Lakes, de Angola, e a Euromotors, do Peru, receberam a premiação máxima na categoria Sustentabilidade.
Aprendizados e novas missões
Entre alguns dos grandes aprendizados de 2024, que ficam de inspiração para este ano, estão o programa de demonstração para clientes em Honduras, em que poderia comprovar os diferenciais do custo total de operação dos veículos VWCO; e também uma clínica de avaliação de modelos com o mercado no Chile, que gerou muito conhecimento para agregar nas novidades do portfólio. Também teve destaque um programa de formação de motoristas mulheres no México, que ajuda a enriquecer a indústria do transporte com mais profissionais capacitados.
"Outro ganho alcançado em 2024 e que vamos buscar além em 2025 é a conquista de novos segmentos estratégicos, como feito com o de coleta de resíduos e gruas no México no ano passado. Isso está muito alinhado ao nosso plano de internacionalização, que inclui crescermos onde já estamos e criar novos mercados", pontua o diretor.


VW Caminhões e Ônibus turbina portfólio para ganhar mercado no exterior

Palmas terá frota de ônibus urbanos 100% composta por veículos 0 km

Mercedes-Benz celebra 5 milhões de Sprinter fabricadas no mundo em 30 anos de história

Eagle amplia conexões internacionais e reforça presença estratégica no setor ferroviário
