Volvo inicia produção de ônibus biarticulados e articulados elétricos no Brasil

08/05/2025

A operação brasileira da Volvo está comemorando um momento histórico. A fábrica de Curitiba (PR) celebrou hoje a produção do primeiro chassi de ônibus biarticulado elétrico da marca em todo o mundo. Com zero emissões de CO2 e baixíssimo nível de ruído, o modelo BZRT, nas versões articulada e biarticulada, é fabricado exclusivamente na unidade brasileira da Volvo, que agora está apta a exportá-lo para sistemas BRT de todo o mundo.

Com 28 metros de comprimento e capacidade para até 250 passageiros, o Volvo BZRT biarticulado é um veículo de alta eficiência, capaz de levar o mesmo número de passageiros de um metrô, mas com custos de implantação e operação muito menores, e ainda com o mesmo benefício de zero emissões. "O início da produção no Brasil marca um passo importante no compromisso da Volvo com a descarbonização dos transportes. Temos uma meta de zerar as emissões de CO2 de nossos veículos até 2040. A oferta de ônibus elétricos de alta capacidade é parte dessa iniciativa", garante André Marques, presidente da Volvo Buses na América Latina. O novo produto foi desenvolvido dentro do ciclo de R$ 1,5 bilhão de investimentos da Volvo no País, no período 2023-2025.

100% elétrico

O BZRT é um veículo 100% elétrico, equipado com dois motores de 200kW cada, totalizando 400 kW, ou equivalente a 540 cv. Possui caixa de câmbio automatizada de duas velocidades, baseada na transmissão Volvo I-Shift. O chassi pode contar com até oito baterias, com 720 kWh de capacidade total. O tempo de recarga varia entre 2 e 4 horas, dependendo do tipo e potência da estação de carregamento.

Os motores ficam na parte central, abaixo do piso, garantindo melhor distribuição de peso e equilíbrio sonoro. As baterias também estão na parte de baixo, permitindo carros com salão totalmente livre para os passageiros. "Reunimos os atributos dos nossos articulados e biarticulados convencionalmente, consagrados mundialmente, com as vantagens da mais avançada tecnologia elétrica do Grupo Volvo", afirma Alexandre Selski, diretor de eletromobilidade da Volvo Buses na América Latina. "Estamos utilizando o mesmo quadro de chassi, eixos, sistemas de direção e tração extremamente robustos e de alta capacidade que equipam nosso biarticulado tradicional. É uma configuração que garante qualidade e confiabilidade", complementa.

Visão Zero Acidentes

Em linha com a visão Zero Acidentes, ideal de futuro da Volvo com seus veículos, a BZRT está equipada com avançados dispositivos de segurança ativa. Entre eles estão câmeras para detectar situações de perigo que o motorista pode não antecipar, bem como sensores frontais e laterais nos pontos cegos para proteção de pedestres, ciclistas e outros usuários das vias. O modelo ainda tem sensores de placas de trânsito, com avisos no painel de instrumentos para identificar os sinais e detectar o limite de velocidade das vias. Outro destaque é o Volvo Dynamic Steering (VDS), sistema que controla a direção com altíssima precisão, melhorando sensivelmente a precisão e a estabilidade dos ônibus, além de reduzir a tensão para ombros e braços dos motoristas.

Com conectividade avançada, o BZRT vem pronto para a ativação do sistema de "Zonas de Segurança", capaz de reduzir a velocidade do ônibus automaticamente através de monitoramento por GPS. A tecnologia pode atuar em áreas mais propícias a acidentes ou regiões próximas de terminais, escolas e hospitais, trazendo proteção adicional aos usuários das vias. "Algumas cidades tiveram até 50% de redução de colisões com esse sistema", explica Selski.

Fábrica de inovações

O primeiro ônibus Volvo foi construído na Suécia, em 1928. Em quase 100 anos, os chassis da marca ganharam o mundo e foram de vanguarda, inclusive no Brasil. Aqui a Volvo começou a fabricar ônibus em 1979, sempre com espírito inovador. Antes mesmo da eclosão da eletromobilidade, a marca surpreendeu ao introduzir os primeiros ônibus híbridos no País, que operam em Curitiba há mais de dez anos. Também nasceram no Brasil outros projetos importantes da Volvo, como os primeiros ônibus biarticulados, que se tornaram uma marca uma referência mundial no BRT.


Curitiba, 8 de maio de 2025.