

	Volvo CE lança carregadeira L120 Electric 
						Novidade 
passou por testes de campo na América Latina ao longo do último ano e 
agora reforça portfólio de máquinas elétricas da marca. 
A Volvo 
Construction Equipment (Volvo CE) amplia sua jornada na oferta de 
equipamentos elétricos com o início das vendas da nova carregadeira L120
 Electric. O produto reforça o portfólio da
 marca em eletromobilidade, alinhado ao compromisso global da companhia 
de zerar emissões de CO₂ em suas máquinas até 2040. A iniciativa atende à
 crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis, sem 
renunciar à já reconhecida eficiência dos equipamentos
 Volvo. "Dentro da nossa jornada de descarbonização, a meta é que 35% de
 nossas vendas globais sejam de máquinas elétricas até o fim dessa 
década", destaca Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América 
Latina.Os 
primeiros testes comprovaram que máquinas elétricas têm operação mais 
rápida do que as equivalentes a diesel. Além de maior agilidade, esses 
equipamentos combinam versatilidade, menor nível
 de ruído e eficiência energética de maneira excepcional, tudo isso 
livre de emissões. A L120 Electric é o primeiro modelo de máquina 
elétrica de médio porte que possibilita operação em novos tipos de 
aplicação com a mesma produtividade das máquinas diesel
 convencionais.Apresentada
 na América Latina em 2024, a L120 Electric passou por fases finais de 
validação em campo no último ano, com uso por clientes em operações 
reais. A entrega das primeiras unidades
 vendidas será realizada para a Pedreira Caxiense Fagundes, do Rio 
Grande do Sul, por intermédio do distribuidor Linck Máquinas.Sustentabilidade ambiental e operacional Com 
robustez, versatilidade e capacidade de atender a uma ampla gama de 
operações, a carregadeira Volvo L120 Electric tem carga operacional de 
seis toneladas. É alimentada por um conjunto de
 baterias de 282 kWh, o que proporciona uma autonomia de seis a dez 
horas, a depender da aplicação. O tempo de recarga pode ser de menos de 
uma hora, conforme o tipo e potência do carregador. O custo operacional 
chega a uma redução de até 90%, comparando com
 o gasto de diesel. Essa economia, associada à eliminação de emissões, 
contribui para um ambiente de trabalho melhor e com menor impacto 
ambiental.Outro 
diferencial é a queda significativa nos níveis de ruído, o que permite 
um ambiente de operação mais saudável e possibilita trabalho em horários
 restritos, com benefícios para as comunidades
 locais. O trem de força elétrico também apresenta menos vibrações, o 
que, além de diminuir os tempos de ciclo, aumenta o conforto e reduz a 
fadiga do operador.Garantia de até seis anos Para a 
introdução dos novos equipamentos foi empreendida uma significativa 
preparação dos 101 distribuidores Volvo CE na América Latina. "Fizemos 
um extenso programa de treinamento de equipes
 e a capacitação de recursos técnicos em toda a rede. Com isso, 
reforçamos nosso compromisso em fornecer não apenas produtos de alta 
tecnologia e ambientalmente corretos, mas também um suporte de pós-venda
 abrangente e confiável, garantindo que nossos clientes
 possam operar suas máquinas com total confiança e eficiência", afirma 
Rafael Nieweglowski, diretor comercial de Emob da Volvo CE na América 
Latina.De forma 
inovadora no setor, as máquinas elétricas vêm com uma garantia estendida
 de até seis anos para o trem de força, estabelecendo um novo padrão de 
confiança e segurança.Design inovador, reconhecido globalmente A Volvo 
L120 Electric ganhou um prêmio Red Dot, reconhecimento internacional de 
excelência pelo seu design inovador. O conceito, que integra as baterias
 no contrapeso da máquina, foi elogiado
 pela estética moderna e funcionalidade aprimorada, resultando em maior 
visibilidade, segurança e sustentabilidade em comparação com os modelos 
tradicionais a diesel.O design 
inovador do equipamento é resultado de colaboração entre as equipes de 
tecnologia e design da Volvo CE, com o objetivo de criar uma máquina que
 não apenas fosse visualmente atraente,
 mas também otimizasse o desempenho e a sustentabilidade. A remoção do 
motor a combustão permitiu uma silhueta mais elegante e simplificada, 
com as baterias integradas ao contrapeso na parte traseira.Curitiba, 11 de setembro de 2025. 


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