

Volvo CE lança carregadeira L120 Electric
Novidade
passou por testes de campo na América Latina ao longo do último ano e
agora reforça portfólio de máquinas elétricas da marca.
A Volvo
Construction Equipment (Volvo CE) amplia sua jornada na oferta de
equipamentos elétricos com o início das vendas da nova carregadeira L120
Electric. O produto reforça o portfólio da
marca em eletromobilidade, alinhado ao compromisso global da companhia
de zerar emissões de CO₂ em suas máquinas até 2040. A iniciativa atende à
crescente demanda por soluções ambientalmente responsáveis, sem
renunciar à já reconhecida eficiência dos equipamentos
Volvo. "Dentro da nossa jornada de descarbonização, a meta é que 35% de
nossas vendas globais sejam de máquinas elétricas até o fim dessa
década", destaca Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América
Latina.Os
primeiros testes comprovaram que máquinas elétricas têm operação mais
rápida do que as equivalentes a diesel. Além de maior agilidade, esses
equipamentos combinam versatilidade, menor nível
de ruído e eficiência energética de maneira excepcional, tudo isso
livre de emissões. A L120 Electric é o primeiro modelo de máquina
elétrica de médio porte que possibilita operação em novos tipos de
aplicação com a mesma produtividade das máquinas diesel
convencionais.Apresentada
na América Latina em 2024, a L120 Electric passou por fases finais de
validação em campo no último ano, com uso por clientes em operações
reais. A entrega das primeiras unidades
vendidas será realizada para a Pedreira Caxiense Fagundes, do Rio
Grande do Sul, por intermédio do distribuidor Linck Máquinas.Sustentabilidade ambiental e operacional Com
robustez, versatilidade e capacidade de atender a uma ampla gama de
operações, a carregadeira Volvo L120 Electric tem carga operacional de
seis toneladas. É alimentada por um conjunto de
baterias de 282 kWh, o que proporciona uma autonomia de seis a dez
horas, a depender da aplicação. O tempo de recarga pode ser de menos de
uma hora, conforme o tipo e potência do carregador. O custo operacional
chega a uma redução de até 90%, comparando com
o gasto de diesel. Essa economia, associada à eliminação de emissões,
contribui para um ambiente de trabalho melhor e com menor impacto
ambiental.Outro
diferencial é a queda significativa nos níveis de ruído, o que permite
um ambiente de operação mais saudável e possibilita trabalho em horários
restritos, com benefícios para as comunidades
locais. O trem de força elétrico também apresenta menos vibrações, o
que, além de diminuir os tempos de ciclo, aumenta o conforto e reduz a
fadiga do operador.Garantia de até seis anos Para a
introdução dos novos equipamentos foi empreendida uma significativa
preparação dos 101 distribuidores Volvo CE na América Latina. "Fizemos
um extenso programa de treinamento de equipes
e a capacitação de recursos técnicos em toda a rede. Com isso,
reforçamos nosso compromisso em fornecer não apenas produtos de alta
tecnologia e ambientalmente corretos, mas também um suporte de pós-venda
abrangente e confiável, garantindo que nossos clientes
possam operar suas máquinas com total confiança e eficiência", afirma
Rafael Nieweglowski, diretor comercial de Emob da Volvo CE na América
Latina.De forma
inovadora no setor, as máquinas elétricas vêm com uma garantia estendida
de até seis anos para o trem de força, estabelecendo um novo padrão de
confiança e segurança.Design inovador, reconhecido globalmente A Volvo
L120 Electric ganhou um prêmio Red Dot, reconhecimento internacional de
excelência pelo seu design inovador. O conceito, que integra as baterias
no contrapeso da máquina, foi elogiado
pela estética moderna e funcionalidade aprimorada, resultando em maior
visibilidade, segurança e sustentabilidade em comparação com os modelos
tradicionais a diesel.O design
inovador do equipamento é resultado de colaboração entre as equipes de
tecnologia e design da Volvo CE, com o objetivo de criar uma máquina que
não apenas fosse visualmente atraente,
mas também otimizasse o desempenho e a sustentabilidade. A remoção do
motor a combustão permitiu uma silhueta mais elegante e simplificada,
com as baterias integradas ao contrapeso na parte traseira.Curitiba, 11 de setembro de 2025.


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