

ViaQuatro apresenta detalhes da obra de expansão da Linha 4-Amarela de metrô a Taboão da Serra
Estações Chácara do Jockey e Taboão nascem sustentáveis, modernas e
preparadas para enfrentar os desafios climáticos do futuro. Expansão
inclui a compra de seis novos trens
A ViaQuatro – reconhecida por sua inovação, tecnologia e operação automatizada – avança na expansão da Linha 4-Amarela e apresenta oficialmente o projeto da obra. A concessionária da plataforma de trilhos da Motiva será responsável pelo planejamento e execução dos trabalhos, com conclusão prevista entre 48 e 64 meses. Será a primeira vez que uma linha de metrô da capital cruza a fronteira municipal e se estende até a Região Metropolitana.
A extensão terá 3,3 quilômetros adicionais de novos trilhos subterrâneos, conectando duas novas estações — Chácara do Jockey e Taboão da Serra. O projeto também inclui um terminal de ônibus integrado, ciclovia, bicicletário e áreas de convivência.
Com a expansão até Taboão da Serra, a Linha 4-Amarela contará com seis novos trens fabricados pela CRRC. A novidade permitirá ampliar o percurso até a nova estação terminal sem alteração no intervalo entre composições, que continuará em torno de dois minutos. Isso significa que os passageiros terão a mesma agilidade de sempre, agora com a possibilidade de chegar ainda mais longe: o trajeto entre Luz e Taboão será feito em aproximadamente 26 minutos.
"Mais do que uma obra de engenharia, este projeto materializa como a cooperação entre o público e o privado pode transformar a mobilidade urbana em motor de desenvolvimento social. Ao reforçar nosso compromisso de trabalhar junto ao poder concedente e à ARTESP, reafirmamos a crença de que a mobilidade é capaz de reduzir desigualdades e melhorar, de forma concreta, a vida das pessoas que servimos", afirma André Salcedo, presidente da Plataforma de Trilhos da Motiva.

Escavação NATM: Da Áustria para o Brasil
O trecho será construído pelo método NATM (New Austrian Tunneling Method), que combina escavação em camadas com aplicação imediata de concreto projetado. É um processo minucioso que permite abrir frentes simultâneas de trabalho ao longo do túnel, com cerca de 3 km de extensão escavada a até 30 metros de profundidade em alguns trechos. O NATM é amplamente utilizado no mundo por sua segurança, viabilidade em solos urbanos e precisão técnica.

Estações modernas, acessíveis e resilientes às mudanças climáticas
As novas estações foram concebidas com foco em resiliência climática. Entre os recursos previstos estão sistemas de drenagem contra enchentes, uso de materiais duráveis, isolamento térmico para reduzir a absorção de calor, iluminação em LED e infraestrutura preparada para a instalação de painéis solares. Também estão previstas soluções como captação e reuso de água da chuva, ventilação aprimorada e sensores inteligentes para monitorar temperatura, umidade e fluxo de ar. Essas iniciativas se somam a um diferencial já presente na operação de trilhos da Motiva: o consumo de 100% de energia de fontes renováveis, assegurado pelo acordo firmado com a Neoenergia em janeiro de 2025, que garante o fornecimento de energia eólica do complexo Oitis (PI e BA). O contrato atende cerca de 60% da demanda do Grupo e reforça a meta de neutralidade de carbono até 2035.
Outro diferencial é a ênfase em inclusão e acessibilidade: rampas, elevadores, escadas rolantes, sinalização tátil e visual, mapas acessíveis, banheiros adaptados e treinamento da equipe para atendimento a pessoas com deficiência.
"Estamos diante de um marco de engenharia
que coloca São Paulo na vanguarda. As novas estações já nascem
preparadas para enfrentar os desafios climáticos, com soluções de
acessibilidade e sustentabilidade que reforçam o padrão internacional de
qualidade que a Motiva entrega", destaca Adriana Martins, diretora de
Engenharia e Implantação da plataforma de trilhos da Motiva.
A Estação Chácara do Jockey contará com dois acessos (pelo parque e pela Av. Prof. Francisco Morato), plataformas laterais de 132 m, 2 elevadores, 4 escadas rolantes, sanitários acessíveis e sala de pronto atendimento. A profundidade média será de cerca de 20 metros em relação ao nível da rua.

Além disso, a estação será um exemplo do cuidado ambiental do projeto.
Serão afetados apenas 360 m² do parque, com compensação ambiental
realizada no próprio local, garantindo o equilíbrio entre mobilidade
urbana e preservação.
A Estação Taboão da Serra será a porta de entrada do metrô naquele
Município. Terá dois acessos, plataformas amplas também com 132 m de
extensão, 2 elevadores, 6 escadas rolantes, 17 bloqueios e sanitários
acessíveis, além de um terminal de
ônibus integrado com capacidade para 22 veículos, ciclovia conectada ao
Córrego Poá e bicicletário junto ao acesso principal. Em alguns trechos,
a escavação chega a 25 metros de profundidade.




Aditivo
Foi celebrado hoje o Termo Aditivo nº 10, que formaliza a concessionária ViaQuatro como responsável pelo projeto e execução da obra. O aditivo também prevê a prorrogação antecipada do contrato de concessão em 20 anos, como contrapartida aos novos investimentos. O projeto exigirá investimento estimado em R$ 4 bilhões, dos quais cerca de R$ 3 bilhões serão aportados pelo Governo do Estado de São Paulo.
Trata-se de um exemplo positivo de cooperação e parceria público-privada com alocação de capital em projetos estruturantes, que impactam diretamente a vida das pessoas e fortalecem o desenvolvimento urbano sustentável.
ViaQuatro: referência em eficiência e tecnologia de ponta
A Linha 4-Amarela completa neste ano 15
anos de operação, consolidando-se como um marco emblemático da
mobilidade em São Paulo e referência para o setor metroferroviário no
país. Primeira parceria público-privada metroviária do Brasil e
totalmente automatizada, a linha conecta os principais polos financeiros
da cidade e transporta, em média, 700 mil passageiros por dia. Desde a
inauguração, já ultrapassou a marca de 2,5 bilhões de passageiros, com
mais de 3,2 milhões de viagens
realizadas e 36,5 milhões de quilômetros percorridos — o equivalente a
cruzar o Brasil mais de 8.300 vezes.
Sobre a ViaQuatro
A ViaQuatro é a concessionária
responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de
São Paulo e o primeiro contrato de parceria público-privada (PPP)
assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no
uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de
condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de
velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.



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