Viação Santa Cruz celebra 67 anos com tradição, inovação e foco nas pessoas

18/06/2025

Em entrevista à Rádio Ônibus, Francisco Mazon fala sobre a importância da fé, da sucessão familiar, da digitalização e das inovações que reforçam o compromisso da Viação Santa Cruz com a segurança e o bem-estar dos passageiros.

São Paulo,18 de junho de 2025 

Fundada por Eugênio e Sofia Mazon, a Viação Santa Cruz completou 67 anos com a marca de ser mais do que uma empresa de transporte: um verdadeiro legado familiar. Em entrevista à Rádio Ônibus, o CEO Francisco Mazon compartilhou histórias, valores e planos para o futuro, reforçando a identidade da empresa construída sobre fé, transparência e inovação.

Desde o primeiro veículo adquirido, a prática de benzer os ônibus antes de entrarem em operação tornou-se uma tradição. "Nenhum ônibus roda sem ser bento. Até hoje, colocamos um crucifixo ao lado do motorista, sempre bento por um padre. Isso traz segurança e mantém nossa história viva", destacou Mazon, relembrando a forte presença religiosa que sempre fez parte da cultura da empresa, mesmo com o respeito à diversidade de crenças entre os colaboradores.

Um dos pilares reforçados na entrevista foi o investimento em gente. A empresa, que no passado não incentivava a contratação de parentes de funcionários, passou a apostar na sucessão e formação de talentos internos. "Temos filhos de motoristas que começaram lavando ônibus, passaram pela nossa escola de direção e hoje dirigem junto com os pais. Isso é muito gratificante", afirmou o CEO, explicando que essa nova política aproxima ainda mais a empresa da comunidade e fortalece os valores compartilhados.

Ao ser questionado sobre o segredo para manter uma empresa familiar ativa e relevante por tantas décadas, Francisco foi direto: transparência e profissionalismo. "É preciso separar o que é família do que é empresa. Mas, se houver profissionais competentes na família, por que não? Muitas empresas erram ao afastar quem construiu a história e conhece o negócio", completou.

Além de tradição, a Santa Cruz também investe em tecnologia e inovação. Um exemplo é o sistema que permite ao passageiro reservar seu assento mesmo embarcando no trecho da estrada, por meio de uma nova carteira digital integrada, Santa Cruz Pay. "Já está funcionando em algumas linhas curtas e aprovamos a compra dos equipamentos para expandir para toda a frota. O motorista saberá onde o passageiro está e o cliente terá seu assento garantido com segurança", explicou.

O executivo também mencionou a presença constante da empresa em iniciativas de mobilidade sustentável, como os testes com ônibus a gás em parceria com a Scania, e a proximidade com os jovens, através de plataformas digitais.

Encerrando a entrevista, Francisco Amazonas agradeceu a parceria com a Rádio Ônibus e reforçou a missão da Viação Santa Cruz: "A gente vive com gente, com quem compartilha os mesmos valores. E nossa missão é servir com segurança, respeito e carinho."