

Telemetria auxilia serviço de transporte oferecido para quase 2 milhões de passageiros em Sorocaba
A solução possibilita análise de recursos para a realização de ações preventivas
e rápidas, ajuda na redução de custos e aumenta a eficiência.


O volume operacional de quase 2 milhões de passageiros por mês no sistema BRT Sorocaba exige uma frota veicular de alta performance e recurso de telemetria é uma das soluções adotadas para manter o padrão de qualidade dos serviços.
A telemetria é uma tecnologia que tem como foco supervisionar o desempenho dos veículos para a otimização de processos. Ela coleta dados dos ônibus e transmite para uma central CAN (Controller Area Network) para que sejam analisados. A partir desses indicadores, equipes entram em ação para a resolução de alguma anormalidade que surgir.
Entre as informações geradas pela telemetria estão indicadores de velocidade, curvas e frenagens bruscas, acelerações, consumo de combustível e tempo parado com o motor ligado. A solução permite ainda monitorar a temperatura do motor, falhas no sensor ABS, baixas de nível e combustível, pressão de óleo e pressão pneumática, o que auxilia na realização de uma manutenção rápida.
Segundo Devair Medeiros, gerente de planejamento da BRT Sorocaba, a partir dessas informações é possível ter uma visão dos pontos mais sensíveis e estabelecer correções imediatas. "O uso da telemetria é um suporte crucial para operações de alta performance como a do BRT e sabemos exatamente onde cada veículo está e qual o seu desempenho. Com a telemetria, conseguimos melhorar a segurança, reduzir custos de combustível e falhas mecânicas, aumentar a eficiência operacional e ainda podemos treinar nossos profissionais mais assertivamente sobre os aspectos de dirigibilidade", frisa.
Todos os ônibus BRT são equipados com ar-condicionado, monitoramento de câmeras, tomadas USB, wi-fi e motores mais silenciosos e com menor emissão de poluentes. Além desses componentes, os ônibus possuem GPS e sensores que transmitem informações de performance em tempo real. A frota é formada por modelos Caio Millennium V articulado, Caio Apache VIP V e Caio Millennium V Padron.
Estão disponíveis para a população 123 ônibus que rodam nos três turnos (manhã, à tarde e à noite) e para que circulem com um bom desempenho é fundamental saber como estão seus parâmetros a cada viagem. Com os dados é possível ver o que está acontecendo em tempo real e por meio de alertas, detectar algum problema que o veículo possa ter, antes de danificar um componente. Como também, permite atuar na dirigibilidade, proporcionando uma maior segurança aos motoristas e passageiros.
Fazendo uma reflexão mais lúdica, é como se o ônibus tivesse um grande estetoscópio que monitora as batidas do seu coração. Neste caso, o coração do ônibus, é toda sua estrutura de desempenho.
Um outro diferencial da telemetria é trazer uma avaliação com mais detalhes do comportamento do motorista, auxiliando também nos treinamentos internos dos profissionais. "Com os dados conseguimos ver o que está acontecendo e detectar o motivo pelo qual um determinado problema está ocorrendo. Isso colabora na identificação das áreas que os motoristas precisam se aperfeiçoar, e assim, desenvolvemos uma condução mais segura", finaliza Medeiros.


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