Seminário Nacional NTU 2025 reúne autoridades e destaca a urgência de uma política nacional para o transporte público coletivo

14/08/2025

Brasília, 14 de agosto de 2025 – Com um chamado à sustentabilidade ambiental e financeira, à inovação, à inclusão social e à governança – que inclui a aprovação de um novo marco legal para o setor –, foi realizada a 38ª edição do Seminário Nacional NTU, promovido pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) entre os dias 12 e 13 de agosto em Brasília.


O evento foi realizado no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada e reuniu lideranças políticas, empresariais e técnicas para debater o tema "Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável". O Seminário contou com a presença de autoridades como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado; o ministro das cidades, Jader Filho; a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão; e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel; além de representantes de entidades como ANTP, CNT, Fórum Nacional de Secretários de Mobilidade Urbana e Conselho Nacional de Secretários de Transporte.


A cerimônia de abertura foi conduzida por Edmundo Pinheiro, presidente do Conselho Diretor da NTU, que destacou a importância da união entre o setor público e privado para garantir um transporte coletivo eficiente e acessível. "A agenda da mobilidade urbana precisa ser uma prioridade nacional. O transporte coletivo é um direito social e um instrumento de desenvolvimento sustentável", declarou. "Precisamos retomar os números pré-pandemia e enfrentar o desequilíbrio do setor", afirmou Pinheiro.


Anuário NTU 2025: dados, desafios e perspectivas


Um dos destaques do evento foi o lançamento do Anuário NTU 2024 – 2025, publicação que reúne uma série histórica com mais de 30 anos de dados de desempenho do setor, além de números atualizados sobre a operação do transporte coletivo urbano no Brasil. Segundo Francisco Christovam, diretor executivo da NTU, o Anuário mostra que, apesar da recuperação gradual, o número de passageiros transportados não atingiu os níveis pré-pandemia, sinalizando uma possível perda estrutural da demanda que reforça a necessidade urgente de mudanças. "O Brasil vive um momento decisivo. Sem políticas públicas adequadas de financiamento, o transporte coletivo seguirá perdendo espaço para o transporte individual, o que impacta diretamente nas metas ambientais e no acesso universal à mobilidade", pontuou.

A principal informação trazida pelo Anuário diz respeito à revolução silenciosa dos subsídios públicos e da tarifa zero, que vem mudando a forma como o transporte é financiado em muitas cidades brasileiras. Nos últimos cinco anos, o número de municípios que subsidiam o transporte coletivo mais que dobrou — passou de 120 para 241. Além desse total, existem atualmente 154 cidades com tarifa zero, sendo que em 127 delas o benefício é pleno e universal, ou seja, válido em todos os dias da semana e para todos os usuários.

A NTU destaca que esses números comprovam o impacto positivo dos subsídios integrais na reconquista de usuários, mas alerta: para que esse modelo se consolide de forma estruturada, é urgente a criação de uma política nacional, com diretrizes federais e fontes permanentes de financiamento que possam garantir a qualidade do serviço oferecido. Hoje, os subsídios cobrem, em média, apenas 30% dos custos do sistema no Brasil — índice ainda distante dos 50% praticados, na média, em países europeus.


Medalha do Mérito

Um dos momentos mais simbólicos do Seminário Nacional NTU ocorreu na noite de terça-feira (12), com a entrega da Medalha do Mérito do Transporte Urbano Brasileiro 2025, honraria concedida a personalidades que contribuíram de forma expressiva para o desenvolvimento do setor de transporte público no Brasil.


Neste ano, 12 nomes foram reconhecidos em três categorias: Empresário, Especial e In Memoriam. A seleção destaca lideranças visionárias, inovadoras e comprometidas com a construção de um transporte mais eficiente e sustentável.


"A medalha é um reconhecimento à dedicação de profissionais e lideranças que construíram, com muito esforço, competência e compromisso, um setor mais resiliente e voltado ao bem público. São trajetórias que inspiram o presente e pavimentam o futuro da mobilidade urbana no Brasil", afirmou Francisco Christovam.


O governador do estado de Goiás, Ronaldo Caiado, foi um dos agraciados com a medalha e afirmou que é uma honra enorme e uma responsabilidade ímpar receber a homenagem e poder representar todos que, no dia a dia, transportam milhões de brasileiros. "Em Goiás, enfrentamos desafios que muitos consideravam impossíveis de resolver, mas provamos que, com gestão responsável e coragem, é possível oferecer um transporte digno e moderno à população", declarou o governador.