São Paulo recebe novos ônibus elétricos da BYD e reforça frota sustentável

22/09/2025

Em mais uma entrega, empresa continua a reforçar o seu compromisso de desenvolver soluções de transporte público de emissão zero, melhorando a qualidade de vida urbana e reduzindo a pegada de carbono

A BYD entregou nesta segunda-feira (22) mais nove ônibus 100% elétricos modelo D9W para a cidade de São Paulo. A cerimônia aconteceu na Praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu, com a presença do prefeito Ricardo Nunes. Os novos ônibus, fabricados na BYD em Campinas (SP), têm carrocerias Caio; oito serão operados pela Norte Buss e um pela Viação Gato Preto, e reforçam o compromisso da capital paulista em avançar rumo a uma mobilidade mais limpa e eficiente.

Segundo Marcello Schneider, Diretor de Veículos Comerciais e Solar da BYD no Brasil, toda inovação de grande impacto demanda um esforço conjunto entre diversos atores — operadores, fabricantes, concessionárias de energia e poder público — de modo a garantir uma adaptação eficiente das garagens, rotas e sistemas de abastecimento.

"A entrega de hoje simboliza não apenas um avanço tecnológico, mas também uma mudança estrutural na forma como as cidades pensam o transporte coletivo. São Paulo está na vanguarda da eletrificação de frota e os ônibus elétricos da BYD, produzidos em Campinas, unem eficiência, economia e sustentabilidade, gerando benefícios diretos para a população e para o meio ambiente", reforça Schneider.


Durante a celebração, o prefeito da cidade de São Paulo, Ricardo Nunes, também comemorou o avanço da eletromobilidade no transporte público: "A entrega de mais 100 ônibus elétricos para a cidade representa um avanço muito grande, pois 64% do dióxido de carbono que é emitido em São Paulo é proveniente dos 7 milhões de carros e de 1,3 milhão de motos que circulam por dia e, além disso, 55% são provenientes dos ônibus".

Com 12,98 metros de comprimento, o BYD D9W oferece autonomia de até 250 quilômetros, capacidade para até 80 passageiros e tempo médio de recarga de 2 a 3 horas em uma tomada de 380V. Os veículos proporcionam redução de até 70% nos custos operacionais em comparação a modelos a diesel. O sistema de freios regenerativos, o design Low Entry e a suspensão pneumática garantem eficiência energética, acessibilidade e maior conforto a passageiros e operadores.


Cada chassi de ônibus elétrico da BYD evita a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente ao plantio de 847 árvores — e tem vida útil de até 15 anos, superior à média de 10 anos dos modelos a diesel.

Presente há mais de uma década no Brasil, a BYD mantém operações estratégicas em Campinas (SP), com a montagem de chassis, e em Manaus (AM), com a produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. A empresa é signatária do Pacto Global da ONU e participante do Acordo Ambiental São Paulo, reafirmando seu compromisso de contribuir para a redução das emissões globais e para a mitigação do aquecimento do planeta.


SOBRE A BYD

A BYD é líder global em carros movidos a nova energia - elétricos e híbridos plug-in. Há mais de 10 anos no Brasil, também se destaca pela produção de componentes eletrônicos, painéis solares e soluções de armazenamento de energia. A empresa opera fábricas em Campinas (SP) e Manaus (AM) e, em 2024, deu início à construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, que irá abrigar o maior complexo fabril da companhia fora da Ásia. A BYD ainda é responsável pelo projeto do monotrilho da Linha 17 – Ouro do Metrô de São Paulo (Skyrail). Em 2024, a greentech vendeu 7 em cada 10 veículos elétricos e 1 em cada 4 híbridos no Brasil, conquistando a 10ª posição no ranking geral de vendas de carros de passeio no País. Com a missão de diminuir a temperatura da Terra em 1°C, a BYD é pioneira na transição para uma economia de baixo carbono, alinhando suas operações ao Pacto Global da ONU e liderando a revolução sustentável no setor automotivo.