São Luís (MA) testa ônibus elétrico da TEVX HIGER

14/11/2025

Veículo será o primeiro a circular pela Grande Ilha e se destaca pela acessibilidade do pisto totalmente baixo

O primeiro ônibus totalmente elétrico começou a circular em fase de testes no sistema de transporte semiurbano da Grande Ilha. O veículo, disponibilizado pela empresa TEVX Higer, faz parte de um estudo técnico conduzido pela Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) para avaliar a viabilidade de adoção dessa tecnologia na frota administrada pelo governo do Maranhão.
O governador Carlos Brandão destacou que a iniciativa marca um novo momento para o transporte público da região. "Esse é o primeiro ônibus 100% elétrico que estamos testando aqui, em São Luís, para atender toda a região da Grande Ilha. Estamos avaliando o desempenho e a viabilidade para trazer essa nova tecnologia ao transporte público semiurbano, o que pode impactar na redução de custos e deixar a tarifa mais em conta", afirmou.
Durante o período de testes, o ônibus circulará por diferentes vias de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, transportando passageiros do sistema semiurbano. A avaliação permitirá à equipe técnica da MOB analisar o desempenho do veículo em condições reais de operação, considerando aspectos como autonomia da bateria, tempo de recarga, eficiência energética, conforto, acessibilidade e segurança.
"Estamos vendo a possibilidade de utilizar esse ônibus mais confortável e mais econômico que os outros ônibus que circulam na Grande Ilha. É uma preocupação do governo do Estado, na pessoa do governador Carlos Brandão, dar mais economicidade, conforto e sustentabilidade para toda a população", disse o presidente da MOB, Adriano Sarney.
O modelo elétrico é equipado com ar-condicionado, câmeras de segurança internas e externas, iluminação em LED, carregadores USB, painel informativo, botão de parada com sinal sonoro e luminoso, além de microfone de comunicação para o motorista. O veículo também dispõe de assentos ergonômicos, sistema completo de acessibilidade com rampa de acesso, e seguradores metálicos com entradas USB integradas.
O CEO da TEVX Higer, Cadu Souza, ressalta que, no conceito de cidades inteligentes, as pessoas estão no centro do planejamento dos governos. A tecnologia do ônibus com piso baixo total contribui diretamente para essa transformação: "O piso totalmente baixo garante à população maior autonomia no embarque e desembarque. Ao trazer esses veículos para a experimentação em São Luís, reforçamos nosso compromisso em assegurar plena acessibilidade no transporte público para toda a população da cidade".
A bateria de íons de lítio possui autonomia de aproximadamente 270 quilômetros, o que permite um turno completo de operação. O sistema de regeneração de energia pode ampliar essa autonomia em até 30%, e o tempo médio de recarga total varia entre três e quatro horas, conforme a potência da estação utilizada.
O teste ocorre sem custos para o governo do Estado, e está alinhado às políticas nacionais e internacionais de mobilidade sustentável que estimulam a adoção de tecnologias limpas e a redução das emissões de gases de efeito estufa. A iniciativa também contribui para o aprimoramento da qualidade do transporte público e para a melhoria da mobilidade na Grande Ilha.

Sobre TEVX HIGER – A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda, representação técnica das baterias CATL e a oferta de peças de reposição).
Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha dedicada ao portfólio brasileiro Azure.