

Novo ônibus elétrico começa a circular em Natal


Nesta quarta-feira (16), a Prefeitura do Natal deu início à fase de testes com um moderno ônibus elétrico, que passou a circular de forma experimental no transporte público da cidade. O modelo utilizado é o Azure A12BR, da fabricante TEVX Higer — um veículo de última geração projetado especialmente para atender às particularidades do mercado brasileiro.
A cerimônia de apresentação do novo ônibus ocorreu na sede da STTU, com a presença do prefeito Paulinho Freire e do CEO da TEVX Higer, Carlos Eduardo Souza. O veículo já começou a operar em caráter experimental na linha N-77 (Parque dos Coqueiros/Mirassol), operada pela empresa Guanabara, permitindo que os usuários tenham um primeiro contato com um transporte mais moderno, silencioso e ecologicamente responsável.
Ao longo dos próximos 30 dias, o ônibus seguirá circulando pela capital potiguar. Além disso, motoristas estão sendo capacitados pela própria fabricante, que disponibilizou operação assistida, treinamentos técnicos e acompanhamento constante para garantir a máxima segurança e eficiência durante esse período.
De acordo com o prefeito, Paulinho Freire, a iniciativa representa um passo importante rumo à modernização do sistema de transporte público da cidade. "Estamos investindo em alternativas sustentáveis que ofereçam mais qualidade para a população e menos impacto para o meio ambiente. Esse é só o começo de um novo tempo para a mobilidade urbana de Natal", destacou.
"Em nome da TEVX Higer, estamos muito satisfeitos com essa parceria. Já contamos com uma estrutura consolidada em várias regiões do Brasil, e consideramos este um passo importante para ampliar nossa presença e compartilhar o que há de mais avançado em mobilidade elétrica. A partir de hoje nós vamos apresentar um modelo 100% elétrico, limpo e com alta tecnologia, para que a população possa vivenciar essa experiência e, a partir dela, possamos coletar dados e estatísticas que servirão de base para a construção de um projeto sólido. Durante os 30 dias de testes, vamos oferecer uma operação assistida, com a presença de um instrutor técnico dedicado, que dará todo o suporte necessário ao uso e operação do veículo", afirmou Carlos Eduardo Souza, CEO da TEVX Higer.
A secretária da STTU, Jodia Melo, também comentou sobre a importância do projeto para a cidade. "Hoje iniciamos um importante teste operacional que marca um avanço significativo para o transporte público de Natal. Estamos avaliando um ônibus 100% elétrico e sustentável, alinhado ao nosso compromisso com a agenda ambiental. A cidade está aberta à inovação, e diversas soluções baseadas em energias renováveis serão testadas. Este é um passo concreto da prefeitura rumo a um sistema de mobilidade mais limpo e eficiente. Durante os próximos 30 dias, vamos analisar de perto o desempenho, o conforto e os benefícios desse modelo para, então, avaliar sua viabilidade e futura implementação", afirmou.
Com esse projeto piloto, Natal dá um passo estratégico em direção a um futuro mais sustentável e tecnológico no transporte público. A experiência com o ônibus elétrico não apenas permitirá a análise técnica do desempenho do veículo, como também abrirá caminho para decisões embasadas sobre sua possível adoção definitiva. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a inovação, a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente — elementos fundamentais para o desenvolvimento de uma cidade mais inteligente e preparada para os desafios urbanos do presente e do futuro.
Sobre TEVX HIGER – A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de mobilidade sustentável, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda, representação técnica das baterias CATL e a oferta de peças de reposição).
Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha dedicada ao portfólio brasileiro Azure.


Banco Moneo celebra 20 anos como parceiro estratégico da mobilidade no Brasil

Ford anuncia investimento para aumento da produção da Ranger na América do Sul

SEST SENAT prorroga inscrições de projeto que valoriza os melhores motoristas do Brasil

Pesquisa usa inteligência artificial para prever acidentes de trânsito
