

Mercedes-Benz eActros 600 acelera sua presença em frotas de clientes na Europa
O caminhão elétrico à bateria Mercedes-Benz eActros 600 continua ganhando força na Europa. Da Alemanha à Noruega, da Itália à Romênia – nos últimos meses, o modelo elétrico de referência da Mercedes-Benz Trucks foi entregue a clientes em mais de 15 países europeus. O eActros 600 está sendo utilizado em diversas aplicações logísticas, desde o transporte rodoviário de longa distância até tarefas especiais exigentes. No segundo trimestre de 2025, a Mercedes-Benz Trucks conquistou a liderança no segmento de veículos pesados de emissão zero na Europa.
Exemplos de clientes europeus:
- Alemanha – Logistik Schmitt: A empresa recebeu cinco dos 23 eActros 600 encomendados, ampliando suas operações eletrificadas para o transporte internacional de longa distância.
- Holanda – Simon Loos: Dois eActros 600 começaram a abastecer lojas da rede Lidl. Com autonomia de até 500 km, o modelo substitui o eActros 300, antes usado em rotas de até 300 km.
- Bélgica – VM-Milktrans e Sovedo Logistics: Essas empresas irmãs são os primeiros clientes belgas a operar o eActros 600, com foco na coleta de leite.
- Áustria – Friedl: Empresa familiar especializada em transporte refrigerado nacional e internacional, já utilizava o modelo durante a fase de testes.
- França – TRANSPORTS DEROCQ: Iniciou uma nova fase de mobilidade sustentável com seu primeiro eActros 600.
- Reino Unido – HIVED: Empresa de entregas expandiu sua frota elétrica com dois dos nove eActros 600 adquiridos.
- Suíça – Emmi Group: Líder suíço em processamento de leite colocou seu primeiro eActros 600 em operação.
- Itália – BRIGO: Pioneira em transporte totalmente elétrico, recebeu cinco caminhões (três eActros 600 e dois eActros 300) durante a inauguração do primeiro hub de recarga da Milence no país.
Sobre o eActros 600
O eActros 600 teve sua produção em série iniciada em novembro de 2024 na fábrica da Mercedes-Benz em Wörth, com entregas aos clientes iniciadas em dezembro do mesmo ano. O modelo já demonstrou sua capacidade em condições reais, incluindo:
- Tour Europeu de Testes 2024: 15.000 km por 22 países.
- Tour Europeu de Inverno 2025: 6.500 km pelo Norte da Europa.
- Prêmio "International Truck of the Year 2025": Reconhecimento máximo da indústria, concedido por 24 jornalistas especializados de toda a Europa.
Especificações técnicas
- Autonomia: Até 500 km sem recarga intermediária, com PBTC de 40
toneladas. Dependendo do estilo de condução e da rota, essa autonomia
pode ser significativamente ampliada. Com recargas durante pausas
obrigatórias dos motoristas, o caminhão pode percorrer
mais de 1.000 km por dia.
- Baterias:
- Três pacotes de baterias de 207 kWh cada.
- Capacidade total instalada: 621 kWh.
- Tecnologia das baterias: células de fosfato de ferro-lítio (LFP), que oferecem vida útil prolongada e permitem o uso de mais de 95% da capacidade instalada.
- Após 10 anos ou 1,2 milhão de km, a saúde da bateria deve estar acima de 80%.
- Motorização:
- Eixo elétrico desenvolvido internamente, com dois motores elétricos e transmissão de quatro marchas.
- Potência contínua: 400 kW.
- Potência de pico: 600 kW.
- Capacidade de carga:
- PBTC técnico: até 44 toneladas.
- Com semirreboque padrão, a carga útil é de aproximadamente 22 toneladas (na UE), podendo variar conforme a legislação nacional.
- Recarga:
- Compatível com CCS de até 400 kW.
- Futuramente compatível com recarga por megawatt (MCS).
- Design e conforto:
- Cabine ProCabin com aerodinâmica avançada.
- Piloto automático inteligente Predictive Powertrain Control (PPC).
- Aplicativo Mercedes-Benz Trucks Remote 3.0 para monitoramento remoto do status de carga e notificações.


IVECO BUS impulsiona primeiras linhas de ônibus movidas a gás na Grande Buenos Aires

Com ônibus Mercedes-Benz O 500, Águia Branca reforça o compromisso com a sustentabilidade ambiental

Setor de combustíveis apoia Operação Carbono Oculto contra o crime organizado

Mercedes-Benz eActros 600 acelera sua presença em frotas de clientes na Europa
