

	Mercedes-Benz e Be8 levam Rota Sustentável COP30 a Brasília em teste com biocombustível 100% em motores Euro 6
						A
 Mercedes-Benz do Brasil e a Be8, produtora de biodiesel, realizaram 
hoje, 30 de outubro, uma parada da caravana "Rota Sustentável
 COP30" em Brasília, Distrito Federal. Em caráter experimental, o 
objetivo dessa iniciativa, iniciada no dia 20 de outubro em Passo Fundo 
(RS), é comparar os níveis de emissões de gases de efeito estufa dos 
motores Euro 6 que equipam veículos comerciais.Serão mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras, culminando no 
Pará, sede da COP30, envolvendo dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2
 e dois ônibus rodoviários O 500 RSD 6x2, abastecidos com diesel 
comercial B15 e com biocombustível Be8 BeVant para
 os testes comparativos.Em Brasília, a Mercedes-Benz do Brasil e a Be8 apresentaram os veículos 
num evento com autoridades em que estavam presentes Luiz Inácio Lula da 
Silva, Presidente da República; Geraldo Alckmin, Vice-Presidente da 
República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria,
 Comércio e Serviços; Luiz Marinho, Ministro do Trabalho e Emprego; 
Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia; e Moisés Selerges 
Júnior, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.A Mercedes-Benz do Brasil esteve representada no encontro por Denis 
Güven, CEO da Empresa e responsável pela região da América Latina para 
caminhões e ônibus; Luiz Carlos Moraes, diretor de Comunicação e 
Relações Institucionais; e Fernando Mallmann, Gerente
 Sênior de Relações Governamentais.Pela Be8 participaram Erasmo Carlos Battistella, Presidente e Camilo 
Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais.Iniciativa reafirma o compromisso da Daimler Truck e da Mercedes-Benz do Brasil com a sustentabilidade ambiental"Em parceria com a Be8, nessa caravana, queremos demonstrar a eficiência
 e as vantagens operacionais e ambientais do biocombustível 100% nos 
motores Euro 6 de nossos caminhões e ônibus, realizando essa experiência
 com modelos top de linha da marca num percurso
 longo pelas estradas do País, do Sul ao Norte", diz Luiz Carlos Moraes.
 "Com a utilização do BeVant, nossos veículos podem contribuir ainda 
mais para a redução de emissões e a descarbonização do transporte. Isso 
também destaca a nossa presença na COP30".Segundo o executivo, a Daimler Truck trabalha para atingir a 
neutralidade de CO2 em seus produtos e em suas operações, visando a 
redução de emissões e a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, 
conforme princípios do Acordo de Paris. "Iniciativas como
 a Rota Sustentável COP30 demonstram nosso forte compromisso com a 
sustentabilidade ambiental. Em todo o mundo, a Daimler Truck – e aqui no
 Brasil, a Mercedes-Benz – tem trabalhado arduamente para ajudar a 
transformar o transporte de carga e passageiros. Para
 nós, sucesso nos negócios e sustentabilidade caminham juntos", 
ressalta.Potencial de redução de emissão de CO2equivalenteA Mercedes-Benz está em fase de testes e validações para garantir que o 
uso comercial do Be8 Bevant seja seguro para os seus clientes, eficiente
 e regulamentado. Os frotistas que demonstrarem interesse no uso do Be8 
BeVant e que possuam frota com a motorização
 BlueTec 6 receberão suporte técnico, ferramentas de monitoramento e 
orientação de manutenção."Hoje os veículos Mercedes-Benz no Brasil já estão autorizados a usar 
até B20 – e continuaremos avaliando os testes com até o B100, apoiando 
nossos clientes sob condições de uso experimental autorizadas pela ANP. 
Importante ressaltar que a Mercedes-Benz não
 recomenda o uso de um biocombustível 100% sem o acompanhamento das 
nossas equipes de testes", ressalta Luiz Carlos Moraes.Caminhões Actros e ônibus O 500 RSD são testados na caravana
A Mercedes-Benz do Brasil e a Be8 deram início, no dia 20 de outubro, à 
"Rota Sustentável COP30". O ponto de partida dessa viagem aconteceu no 
dia 21 de outubro, na fábrica da Be8 em Passo Fundo (RS). Após paradas 
na matriz da Mercedes-Benz do Brasil, em São
 Bernardo do Campo (SP), no dia 23, e agora em Brasília (DF), o destino 
final será no Pará, passando por Belém, sede da COP30, e seguindo para 
Santo Antônio do Tauá (PA), na unidade da Be8, totalizando mais de 4 mil
 quilômetros percorridos pelas estradas brasileiras.Toda a concepção da ação tem relação direta com a 30ª Conferência das 
Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima 
(COP30), o maior evento global e o fórum mais importante para discussão e
 negociações sobre mudanças climáticas.Dois caminhões Actros Evolution 2553 6x2 com motor BlueTec 6 OM 471 de 
550 cavalos, o mais potente da marca no Brasil, equipados com kit 
robustez, estão sendo utilizados para comparação de emissões de CO2e 
(CO2 equivalente). Um deles é abastecido com biocombustível
 Be8 BeVant e outro com o diesel B15 comercial.O mesmo comparativo é efetuado com dois ônibus rodoviários O 500 RSD 6x2
 com motor BlueTec 6 OM 460 de 380 cavalos, também com o Be8 BeVant e 
diesel B15 comercial.Além do teste comparativo, a ação conjunta inclui a exposição do Actros 
Evolution 2553 6x2 abastecido com Be8 BeVant no estande na Green Zone, 
área de atividades da COP30, a fim de ser apresentado a autoridades, 
especialistas, visitantes e a mídia internacional
 durante o evento."O Brasil possui uma matriz energética única, com forte presença de 
biocombustíveis, como o biodiesel, fundamentais para acelerar a 
descarbonização do transporte", diz Luiz Carlos Moraes. "Na nossa 
estratégia, os biocombustíveis representam uma solução viável
 e imediata para reduzir as emissões de CO2e, especialmente em 
aplicações onde a eletrificação ainda enfrenta desafios de 
infraestrutura. Ao investir em tecnologias compatíveis com combustíveis 
renováveis, reforçamos nosso compromisso com a sustentabilidade
 e com a transição energética justa e eficiente."O Be8 BeVant é um biocombustível renovável que oferece diferenciais 
expressivos em relação a outros disponíveis no mercado, podendo ser 
usado 100% puro em motores diesel. Ele reduz as emissões dos Gases de 
Efeito Estufa (GEE) e traz outras vantagens, como baixo
 índice de acidez, livre de contaminantes; alto conteúdo de éster, 
melhorando a combustão; maior lubricidade, dispensando o uso de aditivos
 químicos."A Rota Sustentável COP30 conecta inovação, ciência e sustentabilidade 
em um projeto inédito de alcance nacional. Esta caminhada é a 
materialização de um novo momento da mobilidade brasileira, mostrando ao
 mundo durante a COP30 que o Brasil está preparado para
 ser protagonista da transição energética com soluções reais e 
acessíveis, com entrega imediata de descarbonização", comentou Erasmo 
Carlos Battistella, Presidente da Be8.
Instituto Mauá de Tecnologia vem fazendo as medições de CO2eDurante o teste "Rota Sustentável COP30", as medições e comparações de emissões entre o Be8 BeVant e o diesel B15 dos quatro veículos estão a cargo do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), do Estado de São Paulo, entidade que é referência nacional de ensino e pesquisa científica e tecnológica.Os cálculos comparativos de emissões de CO2e são suportados por parâmetros técnicos robustos, transparentes e auditáveis que mensuram os impactos ambientais da substituição do diesel B15 pelo Be8 BeVant, alinhado às melhores práticas internacionais de análise de ciclo de vida e inventários corporativos de emissões.A proposta metodológica segue padrões reconhecidos (Protocol GHG, ISO 14064) e utiliza dados certificados por programas como o RenovaBio e o ISCC, garantindo rastreabilidade e comparabilidade dos resultados. O RenovaBio é a política nacional brasileira para biocombustíveis, enquanto o ISCC (International Sustainability and Carbon Certification) é uma certificação global voluntária de sustentabilidade para biomassa e bioenergia. Ambos buscam promover a produção e o uso de combustíveis mais sustentáveis.Ação socialPara as medições e comparações entre os veículos participantes do teste, o PBTC dos veículos deve ser considerado. Assim, o lastro dos caminhões é composto também por 20 toneladas de alimentos que serão doados para comunidades em situação de vulnerabilidade do Estado do Pará."Além do componente ambiental, a ação também agrega o componente social, reforçando o relacionamento da nossa Empresa com a comunidade e os princípios de sustentabilidade", destaca Luiz Carlos Moraes.Sobre o Be8 BeVant®O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água.É indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios.Sobre a Mercedes-Benz do BrasilPresente no País há mais de 69 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros. A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de caminhões em Juiz de Fora (MG). Também foi pioneira no País na instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia inaugurou, em Iracemápolis (SP), o seu Campo de Provas, o maior do Hemisfério Sul para veículos comerciais. No ano seguinte, lançou o Actros, o caminhão mais inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021, apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil pesada. Nos últimos anos, a empresa trouxe ao mercado o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de óxidos de nitrogênio e em 50% as de material particulado. A Empresa também é precursora da tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados, atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de produção e centros de distribuição de fábricas. Ainda em 2024, a Empresa anunciou ao mercado a produção do seu ônibus elétrico articulado, o eO500UA, e apresentou para o segmento de caminhões o novo Accelo, o novo Atego, a nova e melhorada versão do seu caminhão Actros Evolution e anunciou testes com os caminhões elétricos eActros e o eCanter nas frotas dos seus clientes em 2025. A Empresa também conta com um Centro de Distribuição de Peças em Itupeva (SP) e um Centro de Treinamento em Atibaia (SP), além de ser abastecida 100% por energia verde por meio de uma operação/parceria com a Raizen Power.


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