

Mercedes-Benz destaca soluções de sustentabilidade no Seminário NTU 2025

A
Mercedes-Benz do Brasil, em sintonia com as tendências da mobilidade e
do transporte coletivo urbano, estará presente no Seminário Nacional NTU
2025, que será realizado, nos dias 12 e 13 de agosto, em Brasília,
Distrito Federal.
Sob o tema "Rotas para um transporte público
mais sustentável", o evento, organizado pela NTU (Associação Nacional
das Empresas de Transportes Urbanos), reúne autoridades, entidades,
empresas, especialistas e outros públicos. Vários painéis serão
realizados ao longo dos dois dias, abordando assuntos como a política
nacional de transporte público coletivo, tarifas, inteligência
artificial e gestão por dados, mobilidade urbana e capacidade de
investimento do setor. Também ocorrerá o lançamento dos movimentos "NTU
Mulher" e "NTU Jovem".
A Mercedes-Benz leva para o evento duas
soluções que são referência em sustentabilidade: o ônibus elétrico
eO500U e o sistema de gestão de frota FleetBus. O eO500U reforça o
compromisso da marca em oferecer uma alternativa sustentável para a
mobilidade urbana. É também um produto focado em eficiência tecnológica e
econômica para empresas de ônibus e gestores de transporte coletivo.
O FleetBus é um sistema exclusivo de telemetria e conectividade
desenvolvido para gestão de frotas de ônibus. Este serviço permite ampla
diversidade de análises de desempenho dos ônibus e de manutenções
preventivas e preditivas, evitando o risco de paradas não programadas.
Isso também traz benefícios como redução no consumo e menos emissão de
substâncias poluentes.
Na quarta-feira, 13 de agosto, entre 11h00 e 12h30, Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil
, participará do Painel "Inovação Tecnológica Veicular e Transição
Realista", que abordará os caminhos para a redução de emissões da frota
nacional e etapas a serem vencidas para uma transição energética
realista, frente aos desafios e oportunidades de cada região do País.
Sustentabilidade faz parte do foco diário da Mercedes-Benz
"O Seminário Nacional NTU ocupa posição relevante no Brasil ao promover
debates de ideias e propor ações efetivas sobre tópicos relevantes e
fundamentais para o desenvolvimento do transporte coletivo urbano no
País. O tema deste ano demonstra a sintonia da NTU com as tendências
locais e globais da mobilidade e seus desafios e oportunidades",
ressalta Walter Barbosa.
"Sustentabilidade e mobilidade também
fazem parte do foco diário e de ações concretas da Mercedes-Benz, em
alinhamento com a estratégia ESG. Vale citar, por exemplo, o nosso
ônibus elétrico eO500U, totalmente desenvolvido e produzido no País
dentro da realidade brasileira e latino-americana", prossegue Walter
Barbosa. "Ao mesmo tempo que oferecemos ao mercado um produto de alta
qualidade e tecnologia, damos total apoio aos players do setor diante
dos desafios da transição energética no transporte público. O Seminário
NTU, portanto, é uma excelente oportunidade para compartilharmos
conhecimento e experiência, numa cooperação mútua que é essencial para
consolidar as soluções sustentáveis no transporte coletivo urbano,
trazendo benefícios para os usuários, os operadores, o meio ambiente e a
sociedade com um todo".
Mais de 200 ônibus elétricos Mercedes-Benz eO500U em operação
Totalmente desenvolvido no Brasil, o chassi de ônibus elétrico urbano
Mercedes-Benz eO500U, 100% a bateria, vem sendo produzido em série desde
o final de 2022, na moderna Linha 4.0 da fábrica de São Bernardo do
Campo, no ABC Paulista. Atualmente, há 266 unidades do eO500U
vendidas, todas de produção própria da marca. Além disso, a
Mercedes-Benz mantém parceria com a Eletra, que já superou na entrega de
167 chassis para aplicação de sistemas de tração elétrica. O
estado de São Paulo tem sido o destino final de 100% dessa frota de
veículos com tecnologia elétrica da marca.
"Atualmente, nosso
ônibus elétrico também vem sendo testado em operações regulares na
cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, assim como já ocorreu em
Belo Horizonte, Curitiba e Rio de Janeiro", informa Walter Barbosa. "O
eO500U está cada dia mais presente nas vias e nos sistemas de transporte
coletivo urbano de grandes cidades. Aliás, ainda sobre a
eletromobilidade, vale destacar que o nosso ônibus elétrico articulado
eO500UA, apresentado na LatBus 2024, já tem um programa de testes
internos para 2025. Este veículo deverá começar uma circular em 2026 e
também será exportado para países da América Latina".
FleetBus é item de série para todo o portfólio de ônibus da marca
O sistema exclusivo de telemetria e conectividade FleetBus da
Mercedes-Benz foi desenvolvido especificamente para gestão de frotas de
ônibus. Idealizado para pequenos, médios e grandes frotistas, ele está
disponível para todos os segmentos de ônibus produzidos pela
Mercedes-Benz, desde os zero km (Euro 6 e Elétricos) até os semi-novos
produzidos a partir de 2012 – neste caso, é necessário instalar o kit de
conectividade, composto por um módulo de telemetria, chicotes elétricos
e antenas.
Desde janeiro deste ano, todos os chassis de ônibus
urbanos e rodoviários Mercedes-Benz, com exceção daqueles destinados a
licitações, saem de fábrica com o equipamento do FleetBus previamente
instalado.
"Como o FleetBus passou a ser item de série, basta o
cliente contratar o serviço no concessionário de sua região que a
ativação será automática e muito rápida, agilizando o uso dessa moderna
ferramenta para gestão de sua frota de ônibus", afirma Walter Barbosa.
"Dessa forma, o gestor passa a contar com informações dos veículos e o
comportamento dos motoristas em tempo real, com análise de desempenho e
diagnósticos. Queremos assim proporcionar uma melhor experiência para os
clientes com esse nosso serviço exclusivo 4.0".
Entre as
principais funcionalidades do FleetBus destacam-se o diagnóstico de
falhas, eventos geolocalizados (informações sobre frenagens e
acelerações bruscas, curvas em alta velocidade, excesso de velocidade,
onde e quando os eventos ocorrem, entre outras) e sistema de diagnóstico
em tempo real com análise do comportamento do veículo e do modo de
condução. O sistema lê detalhadamente o que acontece com o ônibus. Com
isso, as avaliações são mais precisas, gerando confiança e resultados
para os clientes.
Com interface Web e uso intuitivo e amigável,
esse serviço traz mais vantagens aos clientes. Ele contribui, por
exemplo, para que os ônibus da frota ganhem mais tempo em circulação,
gerando resultados e rentabilidade. Além disso, a redução no consumo de
diesel traz o benefício de menos emissões de substâncias poluentes.
O FleetBus também contabiliza o número de ativações dos recursos de
segurança dos ônibus, como, por exemplo, o ACC (piloto automático
adaptativo), o AEBS (sistema de frenagem de emergência), o LDWS (sistema
de aviso de faixa), o ESP (controle eletrônico de estabilidade) e
vários outros.
Além da segurança, o sistema também monitora
itens de desempenho, economia e outros, como falhas e paradas que podem
ser evitadas a partir de informações precisas em tempo real.
No
caso do ônibus elétrico eO500U são monitorados, dentre outros itens, a
carga atual da bateria, a autonomia do veículo e o consumo médio de
energia por quilometro rodado.
Entre as vantagens proporcionadas
pelo FleetBus aos clientes destacam-se a visualização dos sinais do
veículo em tempo real remotamente, gestão de falhas e eventos
geolocalizados, criação e customização de eventos de condução,
manutenção e segurança, bem como redução do tempo de diagnóstico de
manutenção.
As funcionalidades do sistema incluem também cercas
eletrônicas para monitoramento da velocidade, mapa da rota percorrida,
gestão do consumo de combustível, identificação de comportamentos dos
motoristas que impactam no consumo e na segurança e transmissão
automática de relatórios por e-mail.


Motoristas e pais exemplares: Guarupass reconhece quem guia com dedicação

Mercedes-Benz destaca soluções de sustentabilidade no Seminário NTU 2025

Tracbel apresenta máquinas Volvo, SDLG e Bull e seu amplo portifólio para obras de infraestrutura

Motorhome Marcopolo realiza testes rigorosos e inéditos com o NOMADE
