

Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina encerra produção na histórica planta de Virrey del Pino e prepara transferência para a nova fábrica em Zárate

A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus da
Argentina celebrou nesta segunda-feira, seu quarto ano como empresa
independente e filial local da Daimler Truck AG, um marco que coincide
com a produção da última unidade
no histórico Centro Industrial Juan Manuel Fangio, localizado em Virrey
del Pino, iniciando transição para o novo Centro Industrial em Zárate,
que começará a operar em 2026."Com a transferência de nossas operações para Zárate, estamos escrevendo
um novo capítulo no futuro da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus na
Argentina. Este novo centro industrial nos permitirá produzir com maior
eficiência e tecnologia. Nosso propósito é acompanhar
todos aqueles que mantêm o mundo em movimento. Nossa ambição é
construir a melhor empresa de caminhões e ônibus e continuar liderando o
mercado argentino", afirmou Raúl Barcesat, CEO da Mercedes-Benz
Caminhões e Ônibus Argentina."Temos uma história de sucesso que nos enche de orgulho na Argentina, o
primeiro país a receber a Mercedes-Benz fora da Alemanha. E isso é
apenas o começo. A inauguração do novo centro industrial em Zárate,
fruto de um investimento de US$
110 milhões, é a prova de um futuro promissor. Nesta planta,
produziremos caminhões e chassis de ônibus com alta qualidade, mantendo
nosso compromisso de oferecer os melhores veículos comerciais e serviços
nos quais nossos clientes sul-americanos confiam",
afirmou Denis Güven, Presidente da Mercedes-Benz Brasil e CEO da
Mercedes-Benz América Latina.Durante mais de 74 anos, o Centro Industrial Juan Manuel Fangio, em
Virrey del Pino, foi o coração da produção da marca na Argentina: ali
foi fabricado o primeiro caminhão Mercedes-Benz e produzidos caminhões e
chassis de ônibus que percorreram todo o país.Hoje, a empresa encerra essa etapa com a última unidade fabricada nessa
planta e inicia a transição para o novo Centro Industrial em Zárate,
fruto de um investimento total de US$
110 milhões. No novo espaço, serão produzidos
inicialmente os modelos Accelo e Atego, os chassis de ônibus OH e OF,
além da linha de peças REMAN. Este marco reafirma o compromisso da
Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus com a inovação, a indústria nacional.As novas instalações, além de estarem estrategicamente localizadas pela
proximidade com o porto, foram projetadas para oferecer a flexibilidade
necessária para abrigar novos projetos no futuro.Desde o final de 2024, já está em operação no terreno de Zárate o Centro
Logístico de Peças, que abastece a rede nacional de 45 pontos de
atendimento, otimizando a distribuição e reduzindo os prazos de entrega,
com serviços como "peças urgentes" para atendimento
no mesmo dia ou em até 48 horas.Este marco reafirma o compromisso da Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus
com a inovação, a indústria nacional e todos aqueles que mantêm o país
em movimento.Sobre a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus ArgentinaA Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina S.A.U, subsidiária local da
Daimler Truck AG, opera no país desde o final de 2021. Produz
diferentes versões dos caminhões Accelo e Atego e os chassis de ônibus
OH e OF no Centro Industrial Juan Manuel Fangio, localizado
em Virrey del Pino, província de Buenos Aires. Ali também funciona a
planta REMAN, que oferece uma alternativa de produto remanufaturado com a
mesma excelência e garantia de uma peça original.
A Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus na Argentina possui sede
administrativa em Munro, província de Buenos Aires, um Training Center
na zona norte da província e um Centro Logístico de Autopeças e Peças em
Zárate. Sua operação comercial inclui uma Rede de Concessionários
Oficiais com 45 pontos de atendimento em todo o país. Mais de 2.000
colaboradores trabalham diariamente para oferecer um serviço 360° com a
excelência que caracteriza a marca.Sobre a Mercedes-Benz do BrasilPresente no País há mais de 69 anos, a Mercedes-Benz do Brasil é uma das
maiores fabricantes e exportadoras de caminhões e chassis de ônibus da
América Latina. É também uma das líderes no desenvolvimento de
tecnologias para o transporte de cargas e de passageiros.
A Empresa possui unidades de produção de caminhões, de chassis de
ônibus e de agregados em São Bernardo do Campo (SP) e de cabinas de
caminhões em Juiz de Fora (MG). Também foi pioneira no País na
instalação das primeiras linhas 4.0 de caminhões, cabinas e
chassis de ônibus. Em 2018, a Companhia inaugurou, em Iracemápolis
(SP), o seu Campo de Provas, o maior do Hemisfério Sul para veículos
comerciais. No ano seguinte, lançou o Actros, o caminhão mais
inteligente, conectado, eficiente e seguro do País e em 2021,
apresentou o primeiro veículo elétrico da Mercedes-Benz no Brasil, o
chassi de ônibus urbano eO500U, além de mais lançamentos, como o
extrapesado Arocs, caminhão destinado à mineração e construção civil
pesada. Nos últimos anos, a empresa trouxe ao mercado
o novo portfólio de caminhões e chassis de ônibus com a nova tecnologia
BlueTec 6, que reduz em 80% as emissões de óxidos de nitrogênio e em
50% as de material particulado. A Empresa também é precursora da
tecnologia autônoma para caminhões em ambientes controlados,
atuando em operações no campo e no carregamento automático em linhas de
produção e centros de distribuição de fábricas. Ainda em 2024, a
Empresa anunciou ao mercado a produção do seu ônibus elétrico
articulado, o eO500UA, e apresentou para o segmento de caminhões
o novo Accelo, o novo Atego, a nova e melhorada versão do seu caminhão
Actros Evolution e anunciou testes com os caminhões elétricos eActros e o
eCanter nas frotas dos seus clientes em 2025. A Empresa também conta
com um Centro de Distribuição de Peças em
Itupeva (SP) e um Centro de Treinamento em Atibaia (SP), além de ser
abastecida 100% por energia verde por meio de uma operação/parceria com a
Raizen Power.


Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus Argentina encerra produção na histórica planta de Virrey del Pino e prepara transferência para a nova fábrica em Zárate

Marcopolo promove roadshow dos ônibus Viaggio G8 900 e 1050 com motor dianteiro

Mercedes-Benz do Brasil e Tombini fortalecem parceria com projeto piloto para valorização de motoristas

Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

