Mercedes-Benz Atego 3330 é o primeiro caminhão betoneira 10x4 do Brasil

19/08/2025

  • Protótipo foi desenvolvido em parceria com as empresas Hiero e Liebherr, recebendo um 5º eixo rodado duplo esterçável, o único do Brasil
  • Inédito Atego é mais uma iniciativa pioneira da marca, como resultado do compromisso com a inovação e com as soluções focadas no negócio do cliente
  • Modelo estará exposto no estande da Liebherr no evento Concrete Show em São Paulo e depois será testado em operações da Engemix

  • Em mais uma iniciativa pioneira, a Mercedes-Benz do Brasil desenvolveu, em parceria com as empresas Hiero e Liebherr, um protótipo do caminhão Atego 3330 10x4 betoneira com capacidade para 10 metros cúbicos de concreto. Trata-se da primeira betoneira 10x4 do mercado nacional, versão inédita que recebe um 5º eixo rodado duplo esterçável, o único no País.Esse protótipo do Atego 3330 10x4 estará exposto no estande da Liebherr no Concrete Show 2025, o maior evento da cadeia construtiva do concreto da América Latina, que será realizado, de 19 a 21 de agosto, no São Paulo Expo, na capital paulista. Após ser apresentado no evento, esta betoneira será utilizada em testes operacionais pela Engemix."O pioneirismo corre nas veias da Mercedes-Benz. É um orgulho imenso apresentar esse protótipo inédito no Brasil. Ter o cliente no centro das nossas atenções e ouvir suas necessidades são valores enraizados na nossa história que, dia após dia, nos encorajam a idealizar novos projetos ambiciosos como este. Afinal, temos um compromisso claro com a inovação e soluções focadas na operação dos nossos clientes", ressalta Jefferson Ferrarez, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. "Mais uma vez, saímos na frente ao desenvolver uma solução inédita, com a parceria da Hiero e da Liebherr – grandes empresas que acreditam no poder da Mercedes-Benz em oferecer, há quase 70 anos no País, o que há de mais sofisticado ao mercado"."O Atego 3330 betoneira 10x4 oferece muitos benefícios para os clientes. A capacidade de 10 metros cúbicos de concreto, por exemplo, resulta em mais produtividade, e consequentemente maior rentabilidade", diz Marcos Andrade, gerente sênior de Marketing de Produto Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. "Além disso, como todo membro da família Atego, esse caminhão se destaca pela robustez, força e resistência nas operações severas da construção, caracterizadas por pisos irregulares. A parceria com a Hiero permitiu construir um caminhão com alta capacidade de carga, mas também com ótima manobrabilidade e dirigibilidade."Solução inédita evidencia o trabalho de parceriaOs engenheiros da Mercedes-Benz desenvolveram a solução 10x4 a partir do Atego 3330 8x4, modelo de série no portfólio da marca. O 5º eixo rodado duplo esterçável, único do País, foi produzido pela Hiero, fabricante de implementos rodoviários. Cerca de 90% das peças deste 5º eixo são da Mercedes-Benz e o restante da Hiero. Já o balão da betoneira foi fornecido pela Liebherr, uma das maiores fabricantes de máquinas de construção do mundo."Nessa iniciativa de pioneirismo e inovação é muito importante exaltar todos os profissionais da Engenharia da Mercedes-Benz e da Hiero envolvidos no projeto, assim como os parceiros da Liebherr que atuaram no fornecimento da betoneira", diz Jefferson Ferrarez. "Esse belo trabalho de equipe é um case de sucesso na busca por soluções que atendam cada demanda dos nossos clientes com qualidade, eficiência e confiabilidade".