Marquise Ambiental amplia frota sustentável com novos caminhões Scania a biometano

18/06/2025

O modelo escolhido para esta segunda entrega foi o G 280 XT; a redução de emissões pode chegar a até 90% em comparação ao diesel

A Marquise Ambiental, uma das maiores empresas de gestão de resíduos do Brasil, recebeu hoje, 18 de junho, um novo lote de caminhões Scania moveu um biometano vocacionados para a coleta. A entrega foi realizada na sede do Planalto, fabricante nacional de implementos, em Goiânia (GO), e integra a estratégia da Marquise de investir continuamente em tecnologias seguras para suas operações.

A aquisição faz parte de um investimento de R$ 25 milhões realizado pela Marquise Ambiental para a compra de 18 caminhões movidos a biometano, que estão sendo entregues pela montada em etapas. Este é o novo lote de veículos que compõem o programa de renovação da frota com foco na descarbonização das operações, que já utiliza esse tipo de caminhão nas coletas de Fortaleza (CE) e Osasco (SP), contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Esta é mais uma etapa da parceria entre a Marquise Ambiental e a Scania, que envolve a aquisição de caminhões pesados movidos a biometano e/ou gás natural, modelo G 280 XT para uso em operações de coleta de resíduos em diferentes cidades do Brasil.

Os investimentos da empresa estão alinhados à Lei do Combustível do Futuro (Lei 14.993/2024), que incentiva a substituição de combustíveis fósseis por alternativas sustentáveis como o biometano.

"Nosso objetivo é desenvolver soluções sustentáveis utilizando as melhores tecnologias e equipamentos disponíveis no mercado. Investimos na ampliação do uso de veículos movidos a biometano e em novos projetos para atuar em localidades onde, no futuro, poderemos desenvolver um ciclo completo – coletar os resíduos, gerar o biogás, produzir o biometano e abastecer nossas operações com combustível renovável –, agregando valor à cadeia produtiva de operações de resíduos sólidos", afirma Paulo Studart, diretor de da Marquise Ambiental.

A Marquise Ambiental já mantém negociações em andamento com a Scania para novas aquisições, reafirmando sua posição de construir uma logística de suas operações ambientais responsáveis e de baixa emissão no país.

"Esta parceria entre a Scania e a Marquise Ambiental é muito importante para nossa jornada de descarbonização do transporte de coleta de resíduos. A Scania é a pioneira na tecnologia de caminhões movidos a gás natural comprimido e/ou biometano no Brasil. Começamos as vendas em 2019 e até agora já superamos as 1.500 unidades negociadas. Nos últimos seis anos, criamos e desbravamos um mercado que não existia construindo pontes com produtores, distribuidores e companhias públicas de gás", afirma Fernando Madrid, gerente de Vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil. "Cumprimos mais uma entrega de produtos para a Marquesa e temos certeza de que novas parcerias serão seladas daqui pra frente", conclui Madrid.

Modelo Scania G 280 XT

O caminhão escolhido para este segundo lote foi o G 280 XT. Na primeira entrega, em novembro de 2024, foram três semipesados P 280 XT. OG 280 XT conta com motor Euro 6, de 9L, que pode receber tanto gás natural comprimido quanto biometano em qualquer proporção. O modelo entrega uma capacidade de armazenamento, em seus oito cilindros, de até 230 metros cúbicos de gás, conferindo autonomia para operações urbanas de coleta de resíduos. Para esta nova necessidade da Marquesa a cabine G é maior e acomoda melhor a configuração de quatro assentos (um motorista e três passageiros). O veículo desenvolve um torque de 1.350Nm e seu peso bruto total combinado (PBTC) chega na capacidade de 40 toneladas.

Além disso, o caminhão vocacional da marca possui uma série de configurações específicas para o segmento de coleta de resíduos. A cabine G foi ajustada com o pacote off-road XT. O modelo já está equipado com a caixa de câmbio Opticruise G25CM, a mesma utilizada no pesado Scania Super, e que garante trocas de marchas mais rápidas. Os pioneiros caminhões semipesados e pesados Scania movidos a gás (natural comprimido e/ou biometano) são vocacionados para curtas, médias e longas distâncias. Seus motores são do Ciclo Otto (o mesmo conceito dos automóveis) e não são convertidos de diesel para gás, têm garantia de fábrica, tecnologia confiável, desempenho consistente e força semelhante ao diesel. Além de serem mais silenciosos. As potências oferecidas são: 280, 340, 420 e 460 cavalos.