Marcopolo Rail conclui exportação de trens para o Chile

27/06/2025

Negócio é o mais importante da divisão no mercado internacional

Três composições de dois carros, modelo Prosper, iniciam operação ainda neste ano


A Marcopolo Rail fez o embarque de mais dois carros para a Empresa de Los Ferrocarriles del Estado - EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária daquele país. Com isso, a divisão especializada no desenvolvimento e produção de veículos ferroviários descobriu o completo das três composições previstas para este ano no mais importante negócio internacional realizado.

"O objetivo agora é acompanhar a entrega das composições e dar suporte nos testes de campo, que serão realizados ao longo do segundo semestre, para que os veículos possam entrar na operação ainda este ano, beneficiando mais de 300 mil pessoas das zonas rurais do vale central e da zona costeira, na região do Maule", destaca Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Os trens vão operar na linha Talca-Constituição, um circuito interurbano de transporte de passageiros de média distância, com 88 quilômetros de extensão, 11 estações, que vai transportar cerca de 50 mil passageiros por ano, ligando quatro municípios. O contrato com a EFE inclui o fornecimento de material rodante, peças de reposição e manutenção.

Veículos modernos e eficientes

As unidades do modelo Prosper fornecidas são modernas, eficientes e bidirecionais, pois possuem cabines de operação em cada extremidade. As cargas têm capacidade para transportar 223 passageiros, sendo 80 sentados e 143 em pé. Os modelos contam com climatização, espaço destinado a pessoas com mobilidade reduzida, além de um sanitário adequado. São três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada uma, com portas em ambas as laterais, poltronas com apoio de braço, portas USB e mesa dobrável no encosto. Para maior conforto térmico, os trens terão sistema de ar condicionado independente para cada carro.

"O negócio com a Empresa de Los Ferrocarriles del Estado - EFE Trenes de Chile, reforça a posição da Marcopolo Rail como player importante no cenário metroferroviário internacional e fortalece nossa atuação neste mercado, o que pode facilitar nossa entrada em outros países da América Latina, com possibilidade de expansão da mobilidade sobre trilhos", afirma Petras Amaral Santos.

Transformação da mobilidade sobre trilhos

Desde o início de suas atividades, em 2019, a Marcopolo Rail tem trabalhado para conectar a mobilidade sobre trilhos com o futuro e identificar oportunidades que contribuam para o avanço dos segmentos em linha com as demandas globais atuais.

Além do fornecido à tradicional empresa pública chilena, dentre os projetos já aprovados e desenvolvidos estão o Prosper VLT, primeiro veículo leve sobre trilhos (VLT) da Marcopolo Rail e que em 2024 entrou em operação em uma rota turística operada pela Giordani Turismo, em Santana do Livramento (RS). A companhia também é responsável pela fabricação dos transportadores de pessoas fornecidos para o consórcio AeroGru. O consórcio é responsável pelo projeto de transporte que conecta a linha 13-Jade da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) aos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo (SP).

Sobre a Marcopolo Rail

Alinhada com o propósito de melhorar a experiência de vida por meio da mobilidade, a Marcopolo Rail é uma divisão da Marcopolo especializada no desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos. A Marcopolo Rail tem em seu portfólio produtos ferroviários e atua na produção de Unidades Múltiplas bem como na fabricação de People Movers. Além da linha de produtos, também oferece contratos para serviços de manutenção e modernização.

Crédito das imagens: Divulgação Marcopolo