Máquinas inteligentes exigem novas habilidades dos mecânicos agrícolas

22/09/2025

Master Mechanic, reality show da Massey Ferguson, revela os desafios da manutenção de equipamentos conectados e reforça a importância da qualificação no campo

Com a chegada de máquinas agrícolas cada vez mais conectadas, inteligentes e automatizadas, o perfil do mecânico agrícola está mudando. Se antes o foco era exclusivamente em reparos e substituição de peças, hoje, esses profissionais precisam dominar também sistemas eletrônicos, sensores, softwares e comandos digitais de alta tecnologia.

Para demonstrar situações reais de campo e a importância da capacitação contínua desses profissionais, a Massey Ferguson, referência no mercado de máquinas agrícolas, realiza a terceira temporada do Master Mechanic, o primeiro reality show brasileiro focado no agronegócio.

Com três episódios, exibidos nos dias 16, 23 e 30 de outubro no YouTube da Massey Ferguson Brasil, o reality mostrará a complexidade técnica por trás do bom funcionamento das máquinas que movem o agro brasileiro. Nesta temporada, o protagonista será o pulverizador MF 500R, um dos equipamentos mais tecnológicos da marca, fundamental para garantir aplicações precisas e sustentáveis no campo.

Seis mecânicos foram selecionados entre profissionais da rede de concessionárias da marca em todo País. Nesta edição, os selecionados são vindos dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso e serão avaliados em provas práticas que envolvem diagnóstico técnico, ajustes mecânicos e uso de ferramentas digitais. A competição destacará a capacidade de interpretação técnica e resolução de problemas, competências cada vez mais presentes na rotina de quem trabalha com mecanização agrícola.

"As principais habilidades para o mecânico agrícola hoje envolvem a capacidade de navegar pelas tecnologias presentes, tendo facilidade de acessar um computador, fazer leitura e interpretação de sistemas eletrônicos. Ainda assim, o conhecimento mecânico dos produtos continua sendo essencial, já que, para um diagnóstico preciso, esses dois "mundos" precisam caminhar juntos", explica Bruno Pianca, gerente de serviços da Massey Ferguson.

Segundo ele, o mesmo se aplica aos operadores, que, embora não sejam responsáveis pelos diagnósticos, têm a função de regular corretamente os equipamentos. "No pulverizador, por exemplo, uma regulagem de barra mais mecânica é fundamental para uma boa performance, enquanto os ajustes tecnológicos feitos no monitor também são decisivos para uma aplicação eficiente do produto", detalha Bruno Pianca.

O especialista destaca que o setor vive um momento de transição. "Há muitos profissionais experientes, com perfil mais tradicional, buscando se adaptar às novas demandas do campo. Ao mesmo tempo, cresce a presença de jovens talentos com formação técnica e familiaridade com o mundo digital, o que facilita a assimilação das tecnologias embarcadas nos equipamentos", diz.

"O Master Mechanic reforça o nosso compromisso com a formação técnica no campo e com a valorização dos profissionais que garantem a eficiência das máquinas agrícolas. Acreditamos que reconhecer essas competências é essencial para impulsionar a produtividade e preparar o agro para os desafios de um cenário cada vez mais tecnológico", afirma Rodrigo Junqueira, gerente-geral da AGCO e vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul.

Vale destacar que a competição será apresentada pela jornalista Marcela Rafael e o júri técnico formado por: José Fernando Schlosser, professor da Universidade Federal de Santa Maria; Adriano Sontag, do time de serviços AGCO; e Sandra Nalli, fundadora da Escola do Mecânico. Os bastidores e conteúdos exclusivos serão conduzidos pelo influenciador do agro Fernando Viana (@viananalida). A dupla vencedora receberá R$ 50 mil e um troféu exclusivo.

Foto em alta resolução: https://drive.google.com/file/d/1dsBRkllxhsgQ7IacE4wsqU4Eq3TOtKGX/view?usp=sharing

Sobre a Massey Ferguson

A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, acumulou mais de 175 anos de experiência global na produção para a indústria agrícola. É a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Possui uma extensa e estabelecida rede de concessionárias no Brasil, com mais de 200 lojas. Mais: www.masseyferguson.com.br

Sobre a AGCO

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para mais informações, visite o site www.agcocorp.com.