

Londrina inicia testes com veículo elétrico no transporte coletivo
Londrina deu início a testes com um veículo elétrico no transporte coletivo, com o objetivo de conectar pontos centrais da cidade a locais estratégicos, como rodoviária, aeroporto e shopping centers, em especial com foco no atendimento ao turista.
O ônibus, com capacidade para até 80 passageiros, possui autonomia de mais de 270 quilômetros e integra os estudos voltados à descarbonização energética e à mobilidade sustentável no município. A iniciativa é conduzida pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), que testará o modelo Azure A13BR, da fabricante TEVX Higer.Os testes contarão com a participação direta das duas concessionárias que operam o transporte coletivo na cidade: Transportes Coletivos Grande Londrina e Londrisul. Durante 20 dias, o veículo circulará em seis linhas de diferentes regiões, das 6h às 19h30. Para facilitar a identificação pelos usuários, o ônibus foi envelopado com design específico.Segundo o presidente da CMTU, Fabrício Bianchi, a ação integra o conjunto de alternativas em estudo pela administração municipal para tornar Londrina referência em mobilidade sustentável."Além dos ônibus elétricos, também estamos avaliando modelos movidos a biometano, que representam uma opção estratégica para inovação no transporte coletivo. O objetivo é identificar qual tecnologia melhor se adapta à realidade de Londrina. Caso os resultados sejam positivos, os elétricos poderão ser utilizados em linhas específicas, conhecidas como 'última milha', ligando diretamente pontos como Centro–Rodoviária, Centro–Aeroporto, Centro–Shopping e o quadrilátero central", destacou.O modelo testado tem 13 metros de comprimento, piso totalmente baixo, rampa de acessibilidade, ar-condicionado e motor de 350 kW. A avaliação abrangerá aspectos como autonomia, tempo de recarga, trafegabilidade e condições de operação no trânsito da cidade.
_"A chegada do AZURE A13BR a Londrina, em parceria com a CMTU, muito nos orgulha por reforçar o olhar da gestão pública em melhorar a cidade por meio da mobilidade sustentável. Esse modelo traz uma exclusiva tecnologia de piso total baixo que reflete o nosso compromisso em ir além de fornecer um veículo de transporte; mas criar soluções de mobilidade que promovam acessibilidade, dignidade e qualidade de vida para todos," afirma Cadu Souza, CEO da TEVX Higer._
No Brasil, veículos similares já circulam em capitais como São Paulo, Goiânia e Belém, além de cidades paranaenses como Curitiba e Cascavel.
De acordo com o diretor de Transporte da CMTU, Fernando Porfírio, a experiência será decisiva para futuras aquisições:
"Com este teste, poderemos avaliar como o veículo se comporta nas ruas de Londrina e obter dados concretos para escolher os melhores modelos disponíveis no mercado, de acordo com as nossas necessidades reais".
Linhas – As linhas que serão utilizadas para os testes são 213 (Catuaí Shopping), 228 (Anel Central), 108 (Albatroz), 109 (Rodoviária), 446 (Milton Gavetti/Norte Shopping) e 305 (Campus UEL).


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