

IVECO BUS celebra 130 anos da fábrica de Vysoké Mýto no mesmo ano em que a IVECO completa 50 anos
Planta na República Tcheca é uma das maiores fábricas de ônibus da
Europa e desde a sua criação, desempenha um papel fundamental na
evolução do transporte público
Vysoké Mýto, 29 de maio de 2025
A IVECO BUS celebra o 130º aniversário da fundação da fábrica de Vysoké Mýto, na República Tcheca. Desde sua criação, a planta desempenha um papel fundamental na evolução do transporte público, tanto em nível nacional quanto internacional. Esse sucesso notável é resultado da evolução constante, do comprometimento inabalável de seus colaboradores e dos sólidos relacionamentos estabelecidos com seus parceiros comerciais.
Este ano é especialmente marcante, pois 2025 também celebra os 50 anos da fundação da IVECO.
Vysoké Mýto: uma das maiores fábricas de ônibus da Europa
Com uma área total de 355.000 m² e capacidade de produção anual de até 5.000 veículos, Vysoké Mýto, principal planta da IVECO BUS na República Tcheca, é uma das maiores fábricas de ônibus da Europa.
A IVECO BUS tem papel essencial na economia tcheca, contribuindo significativamente para seu crescimento: a fábrica de Vysoké Mýto emprega mais de 4.400 pessoas. Em 2024, 90% dos ônibus produzidos foram exportados para 25 países, principalmente na Europa, além da Ásia e África. Com 42% de participação de mercado, a IVECO BUS é líder na República Tcheca. Nesse mesmo ano, a empresa também intensificou a produção da linha totalmente elétrica CROSSWAY.
A unidade de Vysoké Mýto fabrica o CROSSWAY, a linha mais bem-sucedida da IVECO BUS, desenvolvida na própria fábrica. Também produz o modelo EVADYS, projetado para rotas regionais ou nacionais, serviços de traslado e turismo de média distância.
As origens
Foi Josef Sodomka, artesão e empresário, quem deu início à história da planta ao fundar sua oficina de carruagens em Vysoké Mýto, em 1895. Ao longo dos anos, sua empresa tornou-se um dos principais centros de fabricação de ônibus, impactando significativamente a história econômica do país por meio de diversas marcas, culminando na IVECO BUS.
• 1895: Josef Sodomka muda-se para Vysoké Mýto e funda uma oficina de rodas, que evolui gradualmente para a fabricação de automóveis.
• 1925: Início da produção de carrocerias personalizadas; a fábrica passa a se concentrar em automóveis.
• 1948: A fábrica é nacionalizada e passa a se chamar Karosa, focando na produção de ônibus.
• 1952: Início da cooperação com o fabricante nacional de chassis LIAZ.
• 1962: Karosa torna-se o único fabricante de veículos especiais da Tchecoslováquia.
• 1993: Com a privatização, é criada a nova Karosa em parceria com a RENAULT V.I., que adquire 34% das ações.
• 1999: Criação da joint venture IRISBUS entre IVECO e RENAULT V.I., que passa a controlar 94% da Karosa.
• 2003: IRISBUS passa a ser propriedade total da IVECO.
• 2007: A empresa passa a se chamar Iveco Czech Republic, a. s.
• 2013: Surge a marca IVECO BUS, substituindo IVECO-IRISBUS, marcando uma nova fase nas operações internacionais da IVECO.
Expansão contínua e modernização constante
Ao longo das décadas, o complexo de Vysoké Mýto passou por uma evolução significativa, expandindo-se de 90 m² em 1895 para 7.525 m² na época de sua nacionalização em 1948, até atingir os atuais 135.000 metros quadrados de área coberta. Como pioneira na adoção de tecnologias avançadas, a fábrica investiu fortemente para otimizar seus processos produtivos, assegurando um elevado padrão de qualidade. Esse compromisso contínuo com a inovação consolidou sua posição como líder do setor, atendendo às crescentes expectativas do mercado.
1958: Novo processo de montagem de carrocerias
O novo processo dividia a carroceria em duas partes – superior e inferior – montadas separadamente em gabaritos de soldagem. O esqueleto inferior completo era então acoplado à parte superior já revestida na estação seguinte. O esqueleto era montado sobre o chassi com o auxílio de um guindaste, seguindo então para a linha de montagem. A introdução de gabaritos pneumáticos e do guindaste acelerou significativamente a produção e melhorou a qualidade dos veículos.
1970: Novas expansões
Foi construído um novo galpão de carrocerias e montagem, com 20.000 m² de área produtiva e 10.000 m² de áreas auxiliares. A fábrica adotou o sistema de painéis modulares, transformando o processo produtivo e marcando uma ruptura com os métodos tradicionais de construção.
1981: Automação avançada e centralização operacional
A fábrica passou a utilizar ferramentas controladas digitalmente e estações robóticas. Além disso, foi construído um edifício administrativo de 11 andares para centralizar as atividades de gestão.
2001: Primeira fábrica de ônibus da Europa Oriental com pintura por imersão catódica
Foi instalada uma linha de pintura por imersão catódica para proteção anticorrosiva, garantindo durabilidade inédita aos veículos. É uma das maiores instalações do tipo na Europa e trata veículos de até 15 metros de comprimento.
2002: Uma nova linha de montagem com 10.000 m² foi comissionada para aumentar a capacidade de produção diária.
2003: A introdução de colagem adesiva para janelas e painéis laterais melhorou tanto a estética quanto a qualidade dos produtos finais.
2015: Um novo Centro de Design
Um espaço inovador foi inaugurado para permitir que os clientes configurem seus veículos de acordo com suas necessidades. Como um catálogo físico, permite visualizar, tocar e testar materiais, facilitando a escolha das melhores opções entre diversas combinações de assentos, estofamentos e mais.
2023: Introdução da Eletromobilidade
Além das versões a Gás Natural Comprimido (GNC) e híbridas de baixa emissão, a fábrica integrou o modelo CROSSWAY Low Entry ELEC à linha de produção, seguido em 2025 pelo CROSSWAY ELEC – confirmando o compromisso da IVECO BUS com soluções energéticas alternativas e sustentáveis para a mobilidade.
Panorama de Modelos Icônicos
A comemoração dos 130 anos também é uma oportunidade para destacar alguns modelos lendários produzidos em Vysoké Mýto, que desempenharam papel crucial na evolução do transporte público ao longo das décadas.
1928: Sai da linha de montagem o primeiro ônibus da fábrica – veículo com 14 assentos, construído sobre o chassi Škoda 125.
1928-1939: A produção de carrocerias concentrou-se principalmente em chassis Škoda, Tatra, Walter e Praga. Inicialmente, eram construídas apenas peças únicas, com pequenas séries introduzidas posteriormente, principalmente em resposta a encomendas do Estado. Além dos modelos para linhas regulares, também surgiram versões de longa distância com características de luxo, como o Škoda 606 DN em 1938 e o Tatra 24/58 em 1939.
A partir de 1940: Desenvolvimento de variantes sobre chassi Škoda 706.
Durante a Segunda Guerra Mundial: Produção do Škoda 706 NG com gerador a gás de madeira.
1954 e 1957: Introdução do Karosa T 500 HB, com três eixos e motor traseiro Tatra em estrutura autoportante – design revolucionário para a época.
1958–1971: Evolução do modelo Škoda 706 RO para o lendário Škoda 706 RTO – 14.969 unidades produzidas para transporte urbano, interurbano e de longa distância.
A partir de 1965: A linha Š 11 foi desenvolvida progressivamente pela Karosa. Graças aos seus seis painéis principais pré-fabricados, o modelo*Š 11 tornou-se líder de mercado internacional, com 26.769 unidades produzidas.
1981: A linha 700 substituiu os famosos modelos "ŠM". A principal inovação foi o reposicionamento do motor LIAZ ML 635 e da transmissão Praga para trás do eixo traseiro. Foram fabricadas, até 1999, versões urbanas, interurbanas, de longa distância, suburbanas com transmissão mecânica, além de ônibus articulados.
1992–1999: A Karosa produziu o ônibus rodoviário LC 757 HD 12 para atender a crescente demanda por viagens internacionais. Este modelo luxuoso, com piso elevado, oferecia conforto superior em trajetos de longa distância. Foram produzidas 98 unidades, incluindo uma versão três estrelas com 42 assentos para passageiros, podendo ser aumentados para 49 mediante solicitação.
1995: A Karosa lançou a linha 900, uma versão aprimorada da linha 700. Com um design modernizado, oferecia maior conforto, qualidade e desempenho, proporcionando um transporte mais seguro e sustentável. O modelo Recreo, baseado na série 900, foi o primeiro a ter um impacto significativo, não apenas na França, mas também em outros países europeus.
2006: Lançamento do CROSSWAY, projetado para o transporte urbano (com a versão Low Entry introduzida em 2007) e interurbano. Estava disponível com energias alternativas como eletricidade por bateria, biometano, combustível XTL e B100. Sua confiabilidade e versatilidade fizeram dele o líder do segmento interurbano na Europa, com mais de 65.000 unidades produzidas. Um em cada dois ônibus interurbanos vendidos na Europa é um CROSSWAY. Os modelos CROSSWAY receberam diversos prêmios de prestígio, incluindo quatro títulos de "Ônibus Sustentável do Ano": 2018: com o modelo Low Entry GNV; 2020: com o CROSSWAY GNV; 2023: com o CROSSWAY Low Entry GNV Híbrido, compatível com biogás; 2024: com o modelo elétrico CROSSWAY Low Entry ELEC.
Desde 2022: Vysoké Mýto tornou-se o local exclusivo de produção do EVADYS. Um ônibus versátil, o EVADYS é compatível com combustível XTL e ideal para todas as missões — desde serviços de translado e operadoras de turismo até excursões e rotas regulares.
2023: Início da produção em série das versões do CROSSWAY ELEC, que incorporam as características que tornaram a linha CROSSWAY bem-sucedida desde seu lançamento, agora aliadas às vantagens da mobilidade elétrica para atender às exigências de descarbonização do transporte escolar e interurbano.


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