

Grupo JCA renova frota com aquisição de 485 ônibus
Com a compra, Grupo se consolida como o maior operador de ônibus Double Deck do Brasil, com mais de 500
unidades
Nova tecnologia implementada nos veículos permite uma redução significativa de poluentes
O Grupo JCA está investindo cerca de R$ 500 milhões em novas soluções para tornar sua frota ainda mais segura, confortável e sustentável. O montante corresponde à compra de 485 ônibus, com uma nova motorização atendendo ao padrão Euro6, a BlueTec 6, da Mercedes-Benz do Brasil, capaz de promover uma redução de mais de 60% nas emissões de materiais particulados e quase 80% de nitrogênio, quando comparado a veículos fabricados entre 2012 e 2022. Outro diferencial da nova frota são os pacotes de segurança embarcados e adicionados conforme a necessidade de operação - urbana e rodoviária. Todos os veículos têm carroceria Marcopolo.
"Segurança
e conforto aliados à sustentabilidade são pilares das operações do
Grupo JCA. Havíamos planejado parte desta renovação para o ano passado,
mas decidimos aguardar a implantação do padrão
Euro6 e optamos nessa compra pelos chassis da Mercedes-Benz, já
equipados com a nova motorização, capaz de oferecer uma redução
significativa em emissões, com a mesma confiabilidade, robustez e
desempenho, para oferecermos o que há de mais moderno
em nossas viagens.", comenta o Conselheiro do Grupo JCA, Marcelo
Antunes.
O
diretor-presidente do Grupo JCA, Gustavo Rodrigues, ressalta que o
investimento foi feito mesmo com o mercado ainda se recuperando dos
tempos de pandemia. "Consideramos essencial esse investimento para
aprimorar a experiência dos nossos clientes. Ainda não alcançamos os
patamares pré-pandemia, mas esse investimento na frota vai ser refletido
na satisfação dos passageiros."
Os
485 ônibus adquiridos serão destinados para os diferentes serviços:
rodoviário, fretamento e urbano. A compra está distribuída nos seguintes
modelos da Marcopolo: Paradiso G8 Double-Deck (124), Viaggio
900 (108), Ideale (33), Torino (136) e Micro Sênior (84). Os novos
veículos chegam para compor a frota a partir de junho de forma gradativa
e serão distribuídos entre todas as empresas do Grupo JCA.
"Esta expressiva venda para o Grupo
JCA nos traz dupla satisfação. Em primeiro lugar, por nos dar a
oportunidade de novamente atender um grupo das empresas Cometa, 1001 e
Catarinense, que são consideradas referências
no transporte rodoviário e urbano de passageiros no Brasil e que
atestam, mais uma vez, sua confiabilidade nos produtos da nossa marca.
Em segundo lugar, porque a escolha dos ônibus Mercedes-Benz para essa
grande renovação de frota reafirma o alto
padrão de qualidade que entregamos aos nossos clientes. Destaco
especialmente a tecnologia BlueTec 6 para atendimento à rigorosa norma
Euro 6 de controle de emissões e o pacote cada vez mais completo de
segurança ativa, o que reforça o nosso
compromisso com a sustentabilidade ambiental e com o ecossistema do
transporte responsável", afirma Walter Barbosa, diretor de Vendas e
Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais MI & Marketing da Marcopolo celebra a aquisição e destaca que "estamos
em um período positivo e acompanhamos a expansão dos negócios de
empresas focadas no transporte de passageiros. O aumento da procura por
viagens
rodoviárias, o retorno das pessoas às atividades presenciais e o
otimismo gerado pelo fim do isolamento, são oportunidades para compra de
novos ônibus e a renovação das frotas para garantir o conforto e
segurança dos passageiros".
Pacotes de segurança para cada operação
Segurança é pilar fundamental das operações do Grupo JCA, e por isso todos os novos ônibus contam com pacotes personalizados para cada modelo. Ao todo, há mais de 20 recursos tecnológicos embarcados para contribuir com a prevenção de acidentes. No rodoviário, destaque para o sistema de frenagem de emergência (ABAS), novo sistema auxiliar de freio (INTARDER), freio de estacionamento eletrônico (EPB), assistente de ponto cego (SGA), sistema anti-tombamento, controle de eletrônico de estabilidade (ESP), sistema de aviso de faixa (LDWS), entre outros.
Sobre
o sistema de frenagem de emergência, os novos modelos contam com a 5ª
geração da tecnologia. Utilizando o radar e as câmeras já acopladas na
parte frontal do veículo, agora a funcionalidade detecta,
além de objetos em movimento e parados, pedestres e ciclistas que
estejam em movimento. O módulo atua em três estágios: alerta audiovisual
para o motorista, frenagem parcial caso nenhuma atitude tenha sido
tomada e frenagem total, caso o profissional
não introduza o pé no freio.
Outra
novidade é o assistente de ponto cego. Por meio de dois módulos de
radar, ocorre o monitoramento das faixas do lado oposto ao condutor,
compreendendo todo o seu comprimento e uma largura até 3,75m. Os
sensores são capazes de detectar até 64 objetos simultaneamente,
avaliando individualmente o risco que representam e auxiliando o
motorista em momentos de troca de faixas e manobras de viragem.
Destaque
também para o programa eletrônico de estabilidade (ESP) e o sistema
anti-tombamento. É um sistema ativo que começa a atuar quando o ônibus
atinge 20 km/h, gerenciando as informações de
velocidade, ângulos de esterçamento e rolagem, além de acelerações
laterais e lineares do ônibus, melhorando a dirigibilidade e reduzindo
riscos de derrapagens. Quando uma situação crítica é identificada, o
torque do motor é diminuído
eletronicamente e os freios de serviço são ativados até que a situação
esteja sob controle. Ou seja, trata-se de um item de segurança passiva,
que não necessita de uma interferência do motorista.


Rodoviárias de SP esperam mais de 497 mil passageiros no feriado do Dia do Trabalho

A importância da escolha certa da escavadeira para terrenos íngremes

O Fascinante Mundo das Miniaturas de Ônibus

Marcopolo cresce nas operações internacionais, com avanço de 68% na receita líquida no primeiro trimestre de 2025
