Grupo JCA anuncia investimento de R$ 1,4 bilhão para renovar frota e impulsionar transporte sustentável no Brasil

17/11/2025

Veículos produzidos pela Scania em parceria com a Marcopolo fazem parte de renovação da 1001, Catarinense e Cometa, alinhadas a práticas ESG e conformidades regulatórias e de segurança



São Paulo, 17 de novembro de 2025 – Líder em transporte rodoviário no Brasil, o Grupo JCA vem investindo cada vez mais em mobilidade sustentável, inovação tecnológica e experiência do cliente, reforçando seu compromisso com a segurança e o conforto de seus passageiros, além do futuro do planeta. Durante evento realizado em parceria com a Scania e a Marcopolo, o Grupo JCA revelou um investimento de R$ 1,4 bilhão na renovação de sua frota no período de 2 anos, com entregas programadas até o primeiro semestre de 2026, acelerando a transformação do setor dentro das mais recentes conformidades regulatórias e ambientais.


São Paulo, 17 de novembro de 2025 – Líder em transporte rodoviário no Brasil, o Grupo JCA vem investindo cada vez mais em mobilidade sustentável, inovação tecnológica e experiência do cliente, reforçando seu compromisso com a segurança e o conforto de seus passageiros, além do futuro do planeta. Durante evento realizado em parceria com a Scania e a Marcopolo, o Grupo JCA revelou um investimento de R$ 1,4 bilhão na renovação de sua frota no período de 2 anos, com entregas programadas até o primeiro semestre de 2026, acelerando a transformação do setor dentro das mais recentes conformidades regulatórias e ambientais.

Neste ciclo de renovação, o Grupo JCA incorporou à sua frota 382 veículos novos fabricados pela Scania, responsável pelos novos motores Euro 6 e chassis K450 e K320, em parceria com a Marcopolo, responsável pelas carrocerias Paradiso G8, sendo 153 Double Decker (40%). Ao todo foram adquiridos 650 novos ônibus. Com esta renovação, todos os ônibus com motores Euro 3 da companhia serão substituídos, alcançando mais de 1.100 ônibus no padrão Euro 6.

"Este investimento reforça nosso compromisso com segurança, conforto e inovação e também faz parte de uma estratégia de melhoria da experiência dos nossos clientes, que inclui além disso investimentos em digitalização, inteligência artificial e um atendimento cada vez mais simplificado e humanizado. Com a chegada dos novos veículos da Scania com a Marcopolo e a integração de soluções digitais, estamos preparando o setor para um futuro mais limpo, eficiente e conectado", declarou o CEO do Grupo JCA, Gustavo Rodrigues.

Ao longo dos próximos cinco anos, os novos veículos já incorporados ao Grupo JCA percorrerão mais de 176 milhões de quilômetros pelas estradas brasileiras e, somados aos demais ônibus Euro 6 da frota, reduzirão em mais de 72,8 mil toneladas as emissões de CO² na atmosfera.

"Os novos ônibus no padrão Euro 6 representam um compromisso com a redução de emissões. A título de comparação, seriam necessárias cerca de 584 mil árvores, o equivalente a 350 campos de futebol reflorestados para promover uma redução equivalente", destacou Gustavo Rodrigues.

"Para a Scania ser escolhida mais uma vez como fornecedora dos ônibus para o Grupo JCA é uma materialização do quanto a nossa solução para a mobilidade rodoviária é um diferencial no mercado. Estamos falando do Grupo JCA que é uma das referências no setor e, por ser muito exigente, quer sempre o melhor para transportar seus passageiros. Vamos novamente comprovar todas as vantagens da eficiência energética da Nova Geração de ônibus Scania Euro 6, que oferece o menor custo total de operação, além das melhores soluções de serviços e de alternativas financeiras", afirma Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil.

"A parceria entre o Grupo JCA e a Marcopolo existe há décadas, desde o tempo dos seus fundadores, o que muito nos orgulha e incentiva. Hoje, temos procurado fortalecer o relacionamento e, para os veículos desse novo lote, desenvolvemos soluções sob medida para as suas aplicações, proporcionando ainda mais eficiência, segurança, conforto e tecnologia", enfatiza Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing da Marcopolo

Os veículos entregues ao Grupo JCA serão destinados a toda a malha do grupo, incluindo linhas que não eram assistidas por veículos Double Decker anteriormente. A Viação 1001 lidera o investimento com 178 ônibus, incluindo 25 modelos DD68, 23 modelos DD54 e 130 veículos rodoviários. A Viação Catarinense incorpora 118 novos veículos, sendo 13 do modelo DD68, 47 do modelo DD54 e 58 rodoviários. Já a Viação Cometa adiciona 86 novos ônibus, com 19 do modelo DD68, 26 do DD54 e 41 rodoviários.

O setor de transporte rodoviário de passageiros no Brasil é responsável por aproximadamente 95% dos deslocamentos de pessoas pelo território nacional, contribuindo com 3,1% do PIB do país (mais de R$ 365 bilhões), de acordo com dados de 2024. Considerando todas as empresas, a JCA transporta cerca de 100 milhões de pessoas por ano.



Sobre o Grupo JCA

Reconhecido pela história, tradição e inovação no transporte rodoviário, o Grupo JCA é composto pelas empresas Catarinense, Cometa, 1001, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão. Inovando ao longo do seu percurso, investe na experiência dos clientes, garantindo segurança e conforto ao disponibilizar frotas modernas, avançados sistemas de segurança, além de motoristas treinados e experientes. Com constante investimento em tecnologia, o Grupo JCA foi pioneiro ao implementar o BPE (bilhete de passagem eletrônico) que permite embarque direto na plataforma, além de oferecer sites atualizados para compra, atendimento via chatbot, wi-fi a bordo e entrada individual para USB nas poltronas de determinadas categorias de ônibus. O Grupo JCA atua no transporte de encomendas com a BUSLOG, otimizando bagageiros exclusivos de seus veículos, com alcance de mais de 200 localidades, e em fretamento contínuo e eventual, com a Opção Fretamento & Turismo. É também detentor dos Outlets de Passagens e Hotéis, startups que oferecem passagens e hospedagens a preços promocionais o ano inteiro, do clube giro, primeiro programa de fidelidade gamificado do transporte rodoviário, e da wemobi, startup de viagens de ônibus com experiência 100% digital.