

Entre chegadas e partidas, motoristas do BRT Sorocaba transportam mais de 80 mil passageiros por dia
Profissionais que atuam em 118 veículos são convidados a desenvolver
habilidades de acolhimento, empatia e fraternidade diariamente.
Motoristas do BRT Sorocaba são responsáveis pela condução de mais de 80 mil passageiros em dias úteis e a marca exige habilidades que vão além da técnica e do conhecimento de direção. Na semana comemorativa do Dia do Motorista (25/7), a concessionária destaca a mobilidade urbana feita por quem conduz o ônibus e o que é necessário para atuar no sistema.
Para estar apto a função de motorista dentro do sistema BRT é necessário que o profissional tenha carteira de habilitação na categoria D ou E, e passe por treinamentos de direção defensiva e preventiva, legislação, mecânica básica, telemetria teórica e prática, Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e Compliance - Lei Anticorrupção e Código de Ética e Conduta.
Do ponto de vista técnico, esses são os atributos para assumir uma vaga de condutor, porém se engana quem pensa que promover o transporte é apenas saber dirigir e conhecer sobre a legislação. De fato, isso também faz parte do pacote, mas um motorista BRT é convidado a desenvolver habilidades de acolhimento, empatia e fraternidade diariamente. Afinal, ele conduz pessoas, histórias, sonhos e destinos. Algo único!
Todo motorista um dia já foi passageiro e ele/ela sabe muito bem como é estar do outro lado. Um dia foram cuidados, hoje, eles cuidam. Bárbara Rodrigues, gestora de Recursos Humanos, explica que os motoristas são estimulados a aplicar a mobilidade humana na prática, ou seja, a pessoa é o centro do cuidado e dos serviços, garantindo uma experiência de qualidade desde o momento do embarque até o final do trajeto. "Nossas equipes embarcadas ou em solo estão sempre preparadas para escutar e apoiar a todos sempre com atenção e gentileza. Isso faz toda diferença e também ajuda a ter um ambiente sempre leve e mais acolhedor. Convidamos o profissional a ter uma dose extra de humanidade e seguimos preservando vidas", frisa.
Na atual operação são 118 veículos circulando em 24 linhas e a cada passageiro que embarca traz uma história com alegrias, dores e muitos destinos. Não dá para saber o que acontece com as mentes e os corações das pessoas no ônibus, mas dentro do transporte os objetivos se encontram. Todos desejam chegar ao seu destino e, é aí que entra o papel tão importante do motorista. Por isso, ele é direcionado a desenvolver o seu trabalho com calma, empatia e carregar a compaixão para o dia-a-dia do transporte.
Motorista | a voz de quem guia

"Hoje estou na direção, mas comecei na função de cobrador. Sou realizado na minha profissão e me sinto desafiado a cada jornada. Ter paciência, respeitar a todos e conduzir com responsabilidade são comportamentos fundamentais e que me trouxeram até aqui. A vida atrás do volante sempre ensina algo novo e eu carrego isso comigo. Somos como testemunhas e participantes do cotidiano de diferentes pessoas. Ao longo desses anos já foram muitas situações, de socorro aos passageiros, a celebrações e aconselhamentos. As vidas dos passageiros se entrelaçam com a nossa, é uma atmosfera única". Amauri Ramos, 59 anos e motorista há 22 anos.

"Antes de ser motorista, eu era cozinheira e tinha um salário muito baixo. Com quatro filhos para sustentar, eu precisava aumentar os meus ganhos. Meu ex-marido era motorista, eu andava de ônibus todos os dias e foi aí que pensei "Porque não ser motorista? ". Imaginei que o salário seria melhor para que eu pudesse cuidar dos meus filhos e fui em busca desse objetivo. Sendo motorista me sinto feliz e realizada, porque foi a partir dessa profissão que pude realizar muitas coisas. Tudo aquilo que lutei está valendo a pena. Um dia fui surpreendida com o comentário de uma criança de uns 6 anos que me disse: "motorista quando eu crescer, quero ser igual a você". Ouvir essas palavras me deixou muito orgulhosa e feliz por saber que de alguma maneira meu trabalho também é inspiração". Joelma Silva, 49 anos e motorista há 11 anos.

"Sou formada em química, mas a minha paixão sempre foi o transporte e por isso apostei na profissão. Amo dirigir e me sinto completa profissionalmente, para mim é um orgulho. Minha história no transporte começou com o exemplo dos meus pais. Eles trabalhavam com vans e eu os ajudava e também acompanhava em alguns trajetos. Nesta época, comecei a ter gosto por este universo. Já adulta, passei por algumas empresas e chegar ao BRT foi a realização de um sonho. Sou dedicada e mantenho o foco a cada viagem. Sempre encontramos o inusitado, mas com atenção, técnica e compromisso tudo dá certo. Uma das maiores lições que o transporte me ensinou foi ser mais humana e empática com o próximo. A convivência com os passageiros me mostrou a valorizar os detalhes da vida e como podemos fazer o dia do outro ser um pouco melhor. Viver a mobilidade urbana é gerar facilidade para as pessoas que se deslocam na cidade". Aline Garcia, 36 anos e motorista há mais de 10 anos.
Sobre .::. Concessionária BRT Sorocaba
De origem 100% brasileira, a BRT Sorocaba é uma SPE (Sociedade de Propósito Específico) formada pelas empresas CS Brasil e MobiBrasil, ambas organizações com sólida experiência e reputação no setor de transportes no país. A BRT Sorocaba é responsável pela implantação, operação e manutenção do novo sistema de transporte coletivo urbano de Sorocaba, município do interior de São Paulo.
Pioneira na realização de empreendimento com concessão de transporte coletivo para construção e operação no Brasil, a companhia desenvolve suas atividades respeitando princípios éticos e legais e emprega 600 colaboradores diretos. Saiba mais em brtsorocaba.com.br e @brtsorocaba nas redes sociais.


Rodobens homenageia quem move o Brasil em nova campanha para o Dia do Motorista

Turp Transporte inicia testes com ônibus elétrico da TEVX Higer em Petrópolis

Marcopolo conquista 1º lugar em Processos de Inovação no Sul do Brasil

Dia do Motorista é celebrado com homenagens aos profissionais do transporte coletivo em São José dos Campos
