Entenda as principais diferenças dos tipos de asfalto
O asfalto é um dos principais tipos de pavimentação de ruas e
estradas. Ele proporciona mais segurança e mobilidade, pois possibilita
uma superfície uniforme e corrige imperfeições que podem causar
acidentes.
Esse revestimento, que possui o petróleo como base, é espesso e pastoso e pode ser encontrado em diversas variações, com diferentes componentes específicos para atender a necessidade do local.
Rodovias por onde trafegam veículos pesados precisam de uma pavimentação mais resistente. Por isso, geralmente são utilizados o Cimento asfáltico de Petróleo (CAP), Asfalto Diluído de Petróleo (ADP) e a Emulsão Asfáltica. Já em ruas residenciais, onde o tráfego costuma ser menor, normalmente utiliza-se o asfalto mais comum, composto por betume, areia, pó de pedra e brita aquecidos a 200º.
No entanto, além destes tipos tradicionais, existem diversas opções que fazem uso de inovações tecnológicas e que vêm ganhando espaço no Brasil. Conheça a seguir quais são essas alternativas e em quais situações elas costumam ser utilizadas.
Asfalto de borracha (ecológico)
O asfalto de borracha, também conhecido como asfalto ecológico, é feito a partir de pneus que seriam descartados no meio ambiente. Essa alternativa, apesar de ser ecológica e contribuir para a reciclagem correta do material, ainda é pouco utilizada quando comparada a pavimentação comum.
Utilizado no Brasil desde 2002 pela CCR Rodonorte, sua produção começa com o recolhimento de pneus que não têm mais utilidade. Em seguida, eles são levados para reaproveitamento, triturados e misturados com o ligante asfáltico (piche).
Nos países mais desenvolvidos, o asfalto ecológico é utilizado há mais de 30 anos, pois, além do reaproveitamento, é mais silencioso no contato com os veículos e evita a dispersão de água durante as chuvas.
O asfalto de borracha possui um custo muito maior de produção que o tradicional, no entanto, a sua durabilidade é maior, oferecendo menos despesas com manutenção e recuperação. Além disso, por ser feito de borracha, a sua aderência é maior, ajudando a evitar derrapagens.
Asfalto PMF (Pré-Misturado a Frio)
O asfalto PMF é muito utilizado em vias urbanas de tráfego leve e médio, como ruas, pátios e estacionamentos, restaurações, repavimentação asfáltica de estradas urbanas e para tapar buracos.
O PMF é feito de agregado graúdo, como brita, agregado miúdo, como areia ou pó de pedra, e um ligante (emulsão asfáltica) misturados a frio dentro de usinas apropriadas.
Entre as vantagens do asfalto PMF, podemos citar a baixa emissão de poluentes, economia de energia térmica e elétrica e fácil estocagem.
Asfalto poroso
O asfalto permeável ou poroso surgiu como uma solução para o escoamento de água das chuvas em época de enchentes. Isso porque os asfaltos comuns são impermeáveis, impedindo que a água penetre na terra e podendo, assim, contribuir para o alagamento das ruas, o que oferece prejuízo a população e ao governo.
Essa alternativa é formada por uma mistura de asfalto com pedras pequenas, que permitem a absorção da água para a camada de baixo. Esses pequenos pedaços permitem que apenas a água da chuva seja armazenada, separada de qualquer poluição. Dessa forma, a água retida pode ser reaproveitada.
No entanto, essa alternativa chega a ser 25% mais cara que a tradicional e não é ideal para trechos que trafegam veículos pesados, pois não é resistente o suficiente para suportar grandes pesos, mas pode ser utilizada em estacionamentos e ruas com pouco tráfego.
( Fonte VOLVO CE )