Empresa especializada em obras subterrâneas, Construtúnel reduz emissões com máquinas elétricas da Volvo

19/05/2025

Especializada em engenharia de precisão, a Construtora Mineira utiliza máquinas Volvo elétricas com design compacto na construção de túneis. A operação é mais segura e 300% mais eficiente.

Divisão de negócios da Volvo reconhecida internacionalmente pela produção de máquinas pesadas, como escavadeiras, pás-carregadeiras e caminhões articulados, entre outros modelos, a Volvo Construction Equipment (Volvo CE) que liderou a mudança para a eletromobilidade no mercado brasileiro. A nova série de máquinas elétricas compactas da marca já figura nos sites de empresas de todos os portes no País, como nas operações da Construtúnel, referência em engenharia de precisão, que redefine os padrões de construção subterrânea ao integrar a mais avançada tecnologia elétrica da Volvo CE.

A empresa de construção mineira atua na Estrada de Ferro Vitória a Minas, operada pela Vale, na execução de obras de transporte pluvial, utilizando conjunto integrado pela carregadeira Volvo L25 Electric e pela escavadeira Volvo ECR25 Electric. Entre as vantagens identificadas, a aplicação da linha de equipamentos elétricos acelerou o processo de escavação, que antes levava até um turno inteiro de um dia de trabalho, para aproximadamente 15 minutos. "Com a introdução das máquinas elétricas compactas, nossa operação torna-se 300% mais eficiente, garantindo zero emissões de CO2 e um ambiente de trabalho mais seguro e silencioso", ressalta Carlos Eduardo de Oliveira Júnior, diretor operacional da Construtúnel Ltda.

Em negociação realizada pela Tracbel, distribuidora dos equipamentos Volvo CE nas regiões Sudeste, Norte e parte do Nordeste e Centro-Oeste, a operação da Construtúnel reforça que é possível reduzir o impacto ambiental sem deixar de lado a excelência no desempenho e a redução dos custos operacionais.

As técnicas tradicionais, antes dependentes de mão de obra intensiva, agora são otimizadas pela tecnologia elétrica Volvo CE. O processo de escavação, instalação e finalização de estruturas como o revestimento do túnel ganha nova eficiência, garantindo redução de custos operacionais. "Estamos vivendo uma verdadeira revolução nos ambientes planejados. Além da produtividade e economia, a segurança dos profissionais atingiu um novo patamar", complementa Carlos Eduardo.

Zero emissões de CO2 e ruídos

A carregadeira compacta Volvo L25 Electric e a escavadeira compacta Volvo ECR25 Electric são específicas, silêncio e eficiência energética, tudo isso livre de emissões durante a operação. "São equipamentos notavelmente silenciosos e com design compacto, ideais para aplicações em espaços reduzidos. A eliminação dos níveis de vibração e ruído permite um ambiente de operação mais saudável e o trabalho em horários não convencionais, minimizando o impacto nas áreas urbanas e nas comunidades locais", explica Rafael Nieweglowski, head de vendas Emob e equipamentos compactos da Volvo CE na América Latina.

Com capacidade de carga de 1,7 tonelada, as máquinas compactas são alimentadas por baterias de íon-lítio de 48 V e 40 kWh de capacidade, que oferecem até oito horas de operação, dependendo da intensidade do uso. Com opções flexíveis de carregamento, é possível recarregar a bateria em até duas horas, otimizando a operação e minimizando as paradas. Além disso, as baterias são protegidas por garantia de até seis anos.

Compromisso ambiental

A oferta de máquinas elétricas faz parte do compromisso da Volvo de zerar as emissões de CO2 em seus produtos até 2040. Esse objetivo faz parte da visão estratégica da marca, que trabalha para um futuro 100% mais seguro, produtivo e livre de combustíveis de origem fóssil. Em 2024, o volume de equipamentos elétricos entregues em todo o mundo cresceu 131%.

"A Volvo CE deixa claro o seu compromisso com o futuro e a descarbonização ao liderar essa mudança. Somos referência em segurança, qualidade, produtividade e queremos ser reconhecidos também pela DNA inovadora na eletromobilidade. O Brasil e a América Latina são mercados muito relevantes e muito receptivos a essa nova série de equipamentos versáteis, com aplicações que se adaptam a diferentes setores, do agro à construção civil", reforça Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE na América Latina.

Com fábrica de classe mundial em Pederneiras (SP) e sede em Curitiba (PR), a Volvo CE é uma divisão do Grupo Volvo. No Brasil, oferece caminhões articulados, escavadeiras, carregadeiras de rodas, compactadores, entre outros equipamentos.