Em resposta à Rádio Ônibus, SpTrans diz que promove ações e campanhas de prevenção a sinistros.

06/02/2023

A Prefeitura de São Paulo informa que a SPTrans, como gestora do sistema de transporte público por ônibus, realiza treinamentos diretamente com os RH's (Recursos Humanos) das empresas concessionárias. Paralelamente, ao longo do ano, promove ações e campanhas de prevenção para reduzir e evitar sinistros.
Quando se registra uma ocorrência com vítima, a SPTrans aciona o Programa de Redução de Acidentes em Transportes (PRAT) para apurar o caso. Ao mesmo tempo, a concessionária, que é responsável pela contratação do motorista, é orientada a adotar as medidas legais previstas em contrato com relação ao funcionário envolvido no sinistro.
Se identificada qualquer imprudência do profissional, ele poderá ser afastado de suas funções.
O programa conta, ainda, com procedimentos como a realização de exames psicológicos, de sanidade física e mental, além do curso de direção defensiva. A SPTrans pode retirar o profissional do seu cadastro até a conclusão das apurações e o curso do devido processo legal. Treinamento obrigatório Somente em 2022, 40.806 operadores (motoristas, cobradores e fiscais) passaram por treinamento obrigatório em um dos cursos exigidos pela SPTrans e previsto no contrato com as empresas concessionárias do transporte coletivo.
O primeiro treinamento obrigatório para todos os motoristas que ingressam no sistema prevê, entre outros itens, abordagens de temas como "enxergar além do que se vê e agir profissionalmente" e os conceitos de direção segura.
Os operadores não são funcionários da SPTrans e, portanto, eles são treinados diretamente pelos RH's das empresas concessionárias, seguindo as diretrizes do que é determinado pela SPTrans. O treinamento de operadores que entram no sistema tem duração de 40 horas, com reciclagens anuais obrigatórias de 8h.

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