Decisão judicial derruba ação da Prefeitura contra o mototáxi e reforça validade de norma federal; serviço da 99 já voltou a operar em todas as regiões da capital

Em resposta à Rádio Ônibus, SpTrans diz que promove ações e campanhas de prevenção a sinistros.
A Prefeitura de São Paulo informa que a
SPTrans, como gestora do sistema de transporte público por ônibus,
realiza treinamentos diretamente com os RH's (Recursos Humanos) das
empresas concessionárias. Paralelamente, ao longo do ano, promove ações e
campanhas de prevenção para reduzir e evitar sinistros.
Quando
se registra uma ocorrência com vítima, a SPTrans aciona o Programa de
Redução de Acidentes em Transportes (PRAT) para apurar o caso. Ao mesmo
tempo, a concessionária, que é responsável pela contratação do
motorista, é orientada a adotar as medidas legais previstas em contrato
com relação ao funcionário envolvido no sinistro.
Se identificada qualquer imprudência do profissional, ele poderá ser afastado de suas funções.
O
programa conta, ainda, com procedimentos como a realização de exames
psicológicos, de sanidade física e mental, além do curso de direção
defensiva. A SPTrans pode retirar o profissional do seu cadastro até a
conclusão das apurações e o curso do devido processo legal. Treinamento obrigatório Somente
em 2022, 40.806 operadores (motoristas, cobradores e fiscais) passaram
por treinamento obrigatório em um dos cursos exigidos pela SPTrans e
previsto no contrato com as empresas concessionárias do transporte
coletivo.
O primeiro treinamento obrigatório
para todos os motoristas que ingressam no sistema prevê, entre outros
itens, abordagens de temas como "enxergar além do que se vê e agir
profissionalmente" e os conceitos de direção segura.
Os
operadores não são funcionários da SPTrans e, portanto, eles são
treinados diretamente pelos RH's das empresas concessionárias, seguindo
as diretrizes do que é determinado pela SPTrans. O treinamento de
operadores que entram no sistema tem duração de 40 horas, com
reciclagens anuais obrigatórias de 8h.
Os primeiros modelos elétricos da VWCO para o transporte de passageiros, os novos e-Volksbus 22L começam a rodar pelas ruas de São Paulo, numa fase final de avaliações em parceria com clientes. Quatro unidades do modelo circularão em operações reais da capital paulista ao longo dos próximos meses.