

Eletra se destaca com a maior variedade de ônibus elétricos no Brasil, segundo ABVE
Opções vão desde de veículos de menor porte até
superarticulados e o E-Trol, tecnologia exclusiva
no Brasil que combina rede área com baterias
A Eletra Industrial, empresa de capital 100% nacional instalada em São
Bernardo do Campo, no ABC Paulista, é a marca que atualmente tem o maior
número de opções de ônibus elétricos disponíveis no mercado brasileiro.O dado faz parte do mais recente relatório da ABVE (Associação Nacional
do Veículo Elétrico), que no ABVE Data, reúne as informações de mercado
dos fabricantes de veículos elétricos, eletrificados e híbridos que
atuam no Brasil, mesmo sem ter necessariamente sede instalada.Segundo a mais recente atualização do final de julho de 2025, o ABVE
Data mostrou que 11 marcas comercializam ou demonstram modelos de
elétricos no mercado brasileiro.A Eletra aparece em praticamente todos os nichos do segmento urbano, entre 9,7 m e 21,5 m/23 m.
Além disso, a marca, que disponibiliza a integração e a eletrificação
das plataformas de chassis para encarroçamento, reúne modelos que, até
então, comercializa de forma exclusiva, como configurações próprias
para escolares e o E-Trol, que reúne em um só veículo as tecnologias
trólebus (conectados à fiação aérea) e baterias, cujo funcionamento se
alterna de acordo com o existência ou não de rede área no itinerário.A marca recentemente também forneceu "trólebus puros" de 21,5 metros
para o Corredor Metropolitano ABD, que liga a cidade de São Paulo a
municípios do ABC Paulista.Outra atuação exclusiva da marca paulista no segmento de ônibus é o
chamado "retrofit ecológico", que consiste na conversão de ônibus diesel
em trólebus ou elétricos apenas com baterias. Neste momento, inclusive,
a empresa converte ônibus articulados a diesel, que estavam chegando ao
fim da vida útil, em trólebus também para o Corredor ABD, praticamente
dobrando a permissão de anos de uso destes veículos. É possível também
converter ônibus a diesel em configurações somente com baterias.Segundo a diretora-presidente da Eletra, Milena Braga Romano, a origem
da marca, que é de um grupo que opera transportes coletivos há mais de
100 anos no Brasil, ajuda explicar a escolha em diversificar cada vez
mais a gama."Não só estamos próximos, mas vivemos a realidade dos operadores de
transportes. O Brasil é muito grande. Numa mesma cidade são vários
contextos e características diferentes. Por isso, é necessário que uma
só empresa de ônibus tenha vários tipos de operações. E graças à
Eletra, isso é possível deixando os ônibus elétricos no mesmo patamar
de flexibilidade quanto a configurações disponíveis que os movidos a
diesel" -- disse.Para a diretora comercial da Eletra, Iêda Oliveira, as décadas de
atuação da empresa trouxeram a experiência necessária para entender
melhor as diferentes necessidades das operações."Caminhamos para 40 anos oferecendo ônibus elétricos e fabricando no
Brasil. Hoje a eletromobilidade é uma realidade, mas a Eletra investia e
acreditava enquanto tudo ainda era um sonho por aqui. Agora muitos
desembarcam no País, mas nós temos raízes aqui e sabemos de perto como é
lutar para que os transportes sejam mais limpos e, ao mesmo tempo, se
sustentem financeiramente"Para 2025, a Eletra promete mais lançamentos para ampliar as opções e os segmentos atendidos.LINHA DE PRODUTOS:
• Ônibus Escolar Elétrico 9,7m (tração elétrica e eletrificação
Eletra, chassi Volkswagen, carroceria eMillennium Caio, motores
elétricos e baterias WEG);
• Ônibus Escolar Elétrico 11,3m (tração elétrica e eletrificação
Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio, motores
elétricos e baterias WEG);
• Ônibus elétrico 10m – Midi (tração elétrica e eletrificação Eletra,
chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e
baterias WEG);
• Ônibus elétrico 12m – Piso Alto (tração elétrica e eletrificação
Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores
elétricos e baterias WEG);
• Ônibus elétrico 12,1m – Básico (tração elétrica e eletrificação
Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores
elétricos e baterias WEG);
• Ônibus elétrico 12,8m – Padron (tração elétrica e eletrificação
Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores
elétricos e baterias WEG);
• Ônibus elétrico 15m – (tração elétrica e eletrificação Eletra,
chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e baterias
WEG);
• Ônibus elétrico 15m – Piso Alto – (tração elétrica e eletrificação
Eletra, chassi Scania, carroceria eMillennium Caio, motores elétricos e
baterias WEG);
• Ônibus elétrico 21,5m – Articulado (tração elétrica e eletrificação
Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillennium Caio, motores
elétricos e baterias WEG);
• e-Trol – ônibus elétrico desenhado especialmente para operações em
vias segregadas e BRT (Bus Rapid Transit), com um inédito sistema de
recarga de baterias durante o trajeto e ampla autonomia sem contato com a
rede aérea.


Novo centro da Mercedes-Benz amplia eficiência no atendimento de caminhões e ônibus

De ônibus de papelão ao volante de um Scania: a trajetória de João Marcos

Primova lança eXploreAI em Brasília durante Seminário Nacional da NTU 2025

Marcopolo participa do Seminário Nacional NTU 2025
