Dia Mundial do Solo: máquinas agrícolas contribuem para preservação e evitam compactação no campo

01/12/2025

Inovações em design, tração e agricultura de precisão ajudam o produtor a cuidar do solo e garantir sustentabilidade no campo

No Dia Mundial do Solo, comemorado em 5 de dezembro, o alerta sobre a importância da conservação desse recurso natural essencial, ganha destaque também no setor de máquinas agrícolas. As inovações presentes têm contribuindo para reduzir a compactação do solo, um dos principais desafios para a manutenção da fertilidade e da produtividade agrícola.

A compactação ocorre quando há excesso de peso sobre a superfície, reduzindo os espaços por onde circulam ar e água, o que impacta diretamente o desenvolvimento das raízes e a produtividade das lavouras. Com o avanço tecnológico, as máquinas agrícolas estão cada vez mais preparadas para proteger o solo e otimizar o desempenho no campo, unindo eficiência e sustentabilidade.

Entre as tecnologias que contribuem para a redução da compactação e maior sustentabilidade na produção, destacam-se:

  • Pneus de alta flutuação: permitem distribuir melhor o peso da máquina, conforme o tipo de solo e operação, evitando o excesso de carga em uma única área.
  • Eixos suspensos e controle automático de tração: otimizam o contato com o solo, diminuindo o esforço e o consumo de combustível.
  • Distribuição equilibrada de peso e design leve: novos tratores e colheitadeiras são projetados com materiais mais resistentes e leves, mantendo a potência sem comprometer o solo.
  • Sistemas de agricultura de precisão e piloto automático: garantem o tráfego controlado das máquinas sobre as mesmas faixas, evitando o pisoteio de áreas produtivas.
  • Implementos com regulagem eletrônica de profundidade e pressão: adaptam o trabalho de plantio ou cultivo à condição real do terreno, minimizando a compactação em camadas mais profundas.

"O solo é a base de toda a agricultura. Cada inovação desenvolvida tem o objetivo de aumentar a eficiência no campo e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais. Proteger o solo é garantir produtividade e sustentabilidade para as próximas gerações", destaca Eder Pinheiro, coordenador de Marketing de Produto Tratores da Massey Ferguson.

Sobre a Massey Ferguson

A Massey Ferguson, marca pertencente ao grupo AGCO, acumulou mais de 175 anos de experiência global na produção para a indústria agrícola. É a maior exportadora de máquinas agrícolas da América Latina e referência no mercado brasileiro há seis décadas. Os tratores, colheitadeiras, plantadeiras, implementos, pulverizadores, enfardadoras e produtos e serviços de agricultura de precisão Massey Ferguson são comercializados para mais de 80 países, principalmente África do Sul, Arábia Saudita, Argélia, Argentina, Bolívia, Chile e Paraguai. As fábricas na América do Sul ficam localizadas no Brasil – em Canoas/RS (tratores), Santa Rosa/RS (colheitadeiras), Ibirubá/RS (plantadeiras e implementos), Mogi das Cruzes/SP (tratores, motores, pulverizadores e laboratório de controle de emissões) e também na Argentina, General Rodriguez/BUE (tratores, colheitadeiras e motores). Possui uma extensa e estabelecida rede de concessionárias no Brasil, com mais de 200 lojas. Mais: www.masseyferguson.com.br

Sobre a AGCO

A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global no design, fabricação e distribuição de maquinário agrícola e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO entrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio diferenciado de marcas, incluindo as líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções de agricultura inteligente e serviços da AGCO possibilita aos agricultores alimentarem o mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, na Geórgia, EUA, a AGCO registrou vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para mais informações, visite o site www.agcocorp.com.