
Dia da Mulher: a presença feminina em multinacional de máquinas pesadas
Mulheres
quebram barreiras e ocupam vagas operacionais, estratégicas e de liderança na
área de máquinas pesadas


Embora ainda existam diferenças significativas em relação à presença da mulher em cargos e funções tradicionalmente dominados por homens, a representatividade delas nesses espaços tem aumentado ao longo dos anos.
O setor de máquinas e equipamentos pesados, uma área historicamente dominada por homens, vem acompanhando essa evolução, ainda que em um ritmo menos acelerado, conforme pesquisa da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos). Estima-se que as mulheres representam cerca de 10% a 15% da força de trabalho nessa área.
Quando se trata de cargos de liderança, as mulheres ocupam 37% dessas posições no Brasil, segundo dados de 2022 da consultoria McKinsey & Company. Entre elas está Fernanda Prado, Gerente Regional Brasil da Link-Belt. Com 10 anos de trajetória na empresa, Fernanda iniciou na área de vendas internas, passou por Supply Chain, até chegar à gerência. Apesar de nunca ter trabalhado com equipamentos pesados antes de ingressar na Link-Belt, se encantou pelas escavadeiras, e, com muito estudo, conquistou um vasto conhecimento sobre as máquinas e o mercado.
Fernanda destaca que, mesmo em um setor predominantemente masculino, sempre foi respeitada. Acredita que sua postura e confiança foram essenciais para essa aceitação. Para ela, algumas características femininas, como a capacidade de ser multitarefas e a resiliência, contribuem para o sucesso. "Somos competentes, dedicadas e esforçadas, e os resultados falam por si. Estamos onde devemos estar! E, cada vez mais, as mulheres ocuparão cargos altos, mas sem competição com os homens. Somos iguais e estamos aqui por nosso esforço e dedicação", reflete Fernanda.
Outro exemplo de liderança feminina na Link-Belt é Maysa Ribas, Gerente Regional para América Latina, que tem 13 anos de experiência no setor de Comércio Exterior e quase dois anos na multinacional de escavadeiras. Maysa sempre se interessou pelo mercado de máquinas pesadas devido às suas múltiplas aplicações e necessidade em diversos setores. Quando soube da vaga na Link-Belt, se candidatou e, atualmente, é uma das mulheres em cargos de liderança na empresa.
"Acredito que o futuro será muito promissor, com ainda mais oportunidades do que as que temos hoje. As empresas estão, felizmente, percebendo a importância da diversidade e oferecendo mais oportunidades para nós, criando ambientes mais inclusivos e colaborativos. Tenho confiança de que, com o tempo, essa tendência só tende a crescer, proporcionando um mercado de trabalho mais justo e igualitário", conclui Maysa.
Assim como a Link-Belt, globalmente, grandes empresas do setor de equipamentos pesados têm promovido iniciativas de inclusão e maior conscientização sobre a importância da diversidade, o que vem contribuindo para que as mulheres conquistem cada vez mais espaço nessa área. O apoio a programas de treinamento, como também a mudança cultural nas companhias e a quebra de estereótipos, são passos essenciais para aumentar essa representatividade.
A expectativa, ao longo dos próximos anos, é que a presença feminina aumente ainda mais com mulheres bem-sucedidas em funções operacionais e em cargos estratégicos e de liderança.
Sobre a LBX Company
A matriz da LBX está localizada em Lexington, no Estado do Kentucky (EUA) e suas origens datam de 1874. A marca é sinônimo de equipamentos inovadores para as indústrias florestal, reciclagem, demolição e de manuseio de materiais.
Atua nas Américas, de Norte a Sul, atendendo a uma base de clientes leais em parceria a uma forte rede de distribuidores. Por intermédio dos distribuidores, são fornecidos treinamentos, peças, serviços e suporte técnico para os proprietários de equipamentos Link-Belt.
Sobre a Link-Belt Latin America
As escavadeiras Link-Belt® chegaram na América Latina em 2004, mas ganharam ainda mais espaço no mercado latino-americano a partir de 2012, quando a LBX do Brasil, subsidiária da americana Link-Belt Excavator Company, empresa do grupo japonês Sumitomo, se estabeleceu na cidade de Sorocaba (SP). Desde então, os equipamentos têm aliado a tradição da marca americana de 150 anos de história com a tecnologia e qualidade consagradas da indústria japonesa.
Grupo Sumitomo
A Sumitomo Corporation é uma empresa japonesa líder de comércio e investimento global, com negócios em mais de 60 países, 886 companhias e mais de 70 mil colaboradores. A Corporação Sumitomo está há 28 anos na lista da Fortune Global 500, publicação anual norte-americana da Revista Fortune, como uma das empresas globais que lideram o desenvolvimento mundial.


Marcopeças, representante Marcopolo no Rio Grande do Sul, reinaugura operação em Porto Alegre

Busscar entrega modelo El Buss FT à Famatur e amplia presença no interior paulista

Empresa especializada em obras subterrâneas, Construtúnel reduz emissões com máquinas elétricas da Volvo

TEVX HIGER inicia operação do primeiro ônibus elétrico em linha na região da Serra do Mar
