

Congresso SAE BRASIL 2025 discute soluções sustentáveis e tecnológicas para a mobilidade do futuro
Congresso será aberto ao público e conta com entradas a partir de R$ 80

A 32ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE BRASIL será realizado nesta semana, entre os dias 7 e 8 de outubro, no PRO MAGNO, em São Paulo. O encontro de 2025 terá como tema: Engenharia brasileira: pioneirismo, inovação e sustentabilidade na mobilidade do futuro. O evento contará com a presença de lideranças da indústria e especialistas em áreas que envolvam a mobilidade. Em 2025, Rafael Chang, CEO da Toyota para Brasil, América Latina e Caribe, é quem preside o Congresso.
"Nossa 32ª edição do Congresso traz para a mesa de debate temas importantes para o setor de mobilidade do país. A sociedade está fortemente interligada com as inovações e pautar e estimular a discussão sobre soluções inovadoras para a mobilidade brasileira de pessoas e de cargas é fundamental. Além disso, cresce exponencialmente a importância de se inovar de forma sustentável. Já começamos a olhar o tema de sustentabilidade em congressos anteriores e ele ganha ainda mais força neste ano com a emergente preocupação global em torno do assunto. Temos a possibilidade de transformar o nosso país em referência para o futuro da mobilidade", afirma Claudio Castro, Presidente da SAE Brasil.
Em 2025, serão quatro grandes trilhas de debate trabalhadas simultaneamente no Congresso: Engenharia Brasileira, Descarbonização, Transformação Digital e Mobilidade. Com mais de 100 speakers confirmados, players relevantes do mercado comandarão mais de 70 horas de conteúdo para os presentes no congresso. A expectativa é de mais de três mil pessoas ao longo dos dois dias.
A Trilha Engenharia Brasileira, que debate os caminhos da formação de engenheiros no Brasil, o papel da academia, as novas exigências do mercado e as oportunidades para quem está construindo sua carreira, terá os painéis de Educação de Engenharia, Jump Start e SAE Jovens. Já a Trilha de Descarbonização, que traz reflexões e avanços sobre biocombustíveis, hidrogênio e estratégias para a transição energética, discutindo o papel da mobilidade na construção de um futuro mais limpo, terá momentos para o Agro, CEOS, Circularidade Verde, Crise Climática (COP 30), Explorando Motores de Alta Eficiência Energética, Keynote Speaker, SAE 4Mobility, Veículos Elétricos e Híbridos e Transição Energética.
Para a Trilha de Transformação digital, a conectividade inteligência artificial, big data e novas tecnologias ganham destaque como vetores de inovação e competitividade. Ela trará os painéis Conectividade, Operações Conectadas e o de Transformação Digital. Por último, mas não menos importante, a Trilha Mobilidade, que traz uma visão integrada dos modais, intermodalidade, inovação e sustentabilidade no ecossistema da mobilidade, chega com os painéis sobre os setores: Aéreo, Aquaviário, Caminhões e Ônibus, Ferroviário e Intermobilidade.
Outro ponto de destaque na 32ª edição do Congresso SAE BRASIL é o espaço dedicado para se falar sobre a Indústria do Hidrogênio, tema que ganhou tração nos últimos anos, principalmente em relação à sustentabilidade e eficiência dentro do setor.
Além disso, a 18ª edição do Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo, patrocinada pela Toyota, irá premiar os melhores trabalhos da imprensa nacional inscritos.
As inscrições para o Congresso SAE 2025 já estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial do Congresso SAE BRASIL. A grade de palestras e debates será anunciada em breve.
Confira, abaixo, a grade de palestras das trilhas durante o 32º Congresso SAE BRASIL:
7 de outubro
10h30
- Painel Mobilidade Aérea: "Mobilidade Aérea Inteligente: Aeronaves Remotamente Pilotadas e Aeronaves Autônomas"
Auditório Carcon
Participantes:
- Júlio Shidara, Presidente, Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB);
- Rui Carlos Josino Alexandre, Coordenador da CDNT, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC);
- Alexandre Zaramela, CEO da MOYA Aero;
- Moderador: Fábio Almeida, Relações Institucionais de Desenvolvimento Tecnológico da EMBRAER.
Sinopse: Este painel tem como tema a tecnologia e a engenharia brasileira para as aplicações utilizando Aeronaves Remotamente Pilotadas e Aeronaves Autônomas. Para isto, especialistas contribuirão, cada um com sua perspectiva, para entender as tendências da tecnologia, industrialização, regulação, políticas públicas e aplicações em diversas áreas, como agricultura, segurança pública, defesa e logística. Também será discutido o timing das futuras operações remotamente pilotadas e/ou autônomas.
10h30
- Paine Circularidade Veicular: "Rumo à Descarbonização: A Pegada de Carbono na Cadeia de Valor Automotiva"
Auditório Mahle
Participantes:
- Priscila Rocha, Head de sustentabilidade e ESG da Volkswagen Caminhões e Ônibus;
- Roger Tadeu Gondim Guilherme, Gerente de Desenvolvimento de Produto da Volkswagen do Brasil;
- Juliana Picoli, gestora de projetos no Programa de Política e Economia Ambiental do FGVces, o Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV;
- Moderador: Alberto Abdu, Head Corporativo de ESG e HSE da Bosch América Latina.
10h30
- Painel Ferroviário: "Inovações da engenharia brasileira no setor ferroviário"
Auditório Brose
Participantes:
- Auteliano Antunes dos Santos Junior, Professor Titular da UNIVCAMP;
- Alex Augusto Sanches Trevizan, Diretor Comercial e Terminais da Transnordestina Logística (TLSN);
- Paulo Maurício Costa Furtado Rosa, Diretor de Engenharia da Amsted Rail;
- Moderador: Leonardo Baruffaldi, Professor de Mecânica no Instituto Federal de São Paulo em Hortolândia.
Sinopse: O setor ferroviário brasileiro, com mais de 170 anos de história, vive um momento de transformação, impulsionado por investimentos crescentes e inovações desenvolvidas pela engenharia nacional. Alinhado ao tema do Congresso SAE BRASIL 2025, este painel destacará como a indústria e as operadoras locais estão se preparando para ampliar sua capacidade, com expectativas de aumento significativo de recursos nos próximos anos. Diante de desafios únicos, como geografia diversificada e demandas logísticas específicas, o Brasil tem criado soluções tecnológicas e operacionais adaptadas às suas necessidades, muitas delas concebidas internamente por empresas nacionais. O Painel Ferroviário do Congresso SAE BRASIL 2025 reforçará o papel estratégico da ferrovia na mobilidade sustentável, logística de cargas e desenvolvimento estratégico do Brasil e mostrará como a engenharia nacional está assentando os trilhos para o futuro do transporte de cargas e passageiros no país.
12h15
- Painel Aquaviário: "A inovação como caminho para enfrentar os desafios de infraestrutura e logística no Brasil"
Auditório Carcon
Participantes/Tema:
- Roberto Teller, Diretor de Operações da Movecta
- Tema: Inovação nas Operações Logísticas nos Portos
- Marcelo Patrício, Gerente Executivo de Operações da TECON – Santos Brasil
- Tema: Automação Aplicada a terminais de contêineres
- Mario Povia, Presidente, Instituto Brasileiro de Infraestrutura
- Tema: Observatório da Infraestrutura e Logística de Transportes.
- Moderador: Roberto Paveck, Coordenador da Mentoria Aquaviária SAE BRASIL.
Sinopse: A proposta deste painel é discutir como a inovação — seja por meio de novas tecnologias, práticas de gestão ou avanços no modelo regulatório — pode ser a chave para destravar os principais gargalos logísticos e de infraestrutura no Brasil. A partir de exemplos práticos e visões estratégicas, o debate buscará evidenciar caminhos viáveis para tornar o setor marítimo e portuário mais eficiente, integrado e sustentável.
12h15
- Painel Transformação Digital: "People, Process & Product: A Jornada da Mobilidade Digital"
Auditório Brose
Participantes:
- Henrique Printes dos Santos, Gerente Geral de Marketing & Experiência Digital LATAM da Toyota;
- Karine Bauer, Gestora de Engenharia – Serviços conectados da Robert Bosch Ltda;
- Ronan Damasco, Diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft do Brasil;
- Moderadora: Fernanda Chiarella – Sales Executive da Tata Consultancy Services.
Sinopse: Traçaremos a jornada completa da transformação digital na mobilidade, desde o desenvolvimento de competências no trabalhador (People), passando pela estruturação de times e processos digitais (Process), até a entrega de serviços conectados (Product).
12h15
- Pesquisa e Desenvolvimento Otimizando Pontes Físicas, Econômicas, Sociais e Digitais - SAE 4Mobility
Auditório Mahle
Participantes:
- Rubim Bonato, Diretor de Desenvolvimento de produto na DENSO, e Renato Cimineli, Diretor Técnico e Comercial Mercado Mineral e SDSN - Sustainable Development Solutions Network, com palestra sobre o "Fortalecimento da transformação de Minerais estratégicos em materiais";
- Francisco de Assis Oliveira Júnior, Líder de Projetos SAE4Mobility e Luiz Henrique Diniz, ZNT GROUP com o tema "Promoção de Cadeias Produtivas Locais em consonância com SDE – SP";
- Guilherme Pereira da Silva, Consultor III – SENAI-SP com o tema "Do Laboratório à Indústria: Inovação em Materiais e Circularidade como Vetores da Nova Economia Nacional";
- Moderador: Erwin Franieck, Secretário Desenvolvimento Econômico e Inovação Valinhos e Conselheiro SAE BRASIL.
14h45
- Painel Conectividade: "Do Sensoriamento Inteligente com inteligência artificial à Comunicação 6G: O Futuro da Infraestrutura Conectada V2X"
Auditório Brose
Participantes:
- Emanuel Baldissera, Diretor de Desenvolvimento e Tecnologia da Questar do Brasil;
- Arismar Cerqueira, Prof. Titular e Consultor do Inatel e Sócio Fundador da IAAA Antenas Avançadas;
- Milton Marcelini, Gestor de Tecnologia do Instituto de Pesquisa Eldorado;
- Bernardo Brandao, Diretor Geral de Customer Services da IVECO AMERICA LATINA
- Moderador: Mithermayer Menabo, Gerente Corporativo de TI e Engenharia na GJA e Mentor de Conectividade SAE BRASIL.
Sinopse: A convergência do sensoriamento inteligente nos veículos com inteligência artificial, da comunicação 6G e da infraestrutura conectada V2X promete transformar cidades em ecossistemas urbanos mais seguros e eficientes. A IA potencializa a coleta e análise de dados em tempo real, enquanto o 6G viabiliza uma comunicação ultrarrápida e com latência mínima entre dispositivos. Integrando veículos, infraestrutura e cidadãos, a solução V2X cria um ambiente interligado que aprimora a mobilidade e a gestão urbana. Essa sinergia tecnológica pavimenta o caminho para cidades inteligentes, onde inovação e sustentabilidade caminham lado a lado.
14h45
- Painel Explorando Motores de Alta Eficiência Energética
Auditório Mahle
Participantes:
- Christos Skylodimos, da Cummins;
- Robert Klen, Sales Manager da Wartsila;
- Moderador: Everton Lopes da Silva, Diretor de Tecnologia e responsável pelo Tech Center para América do Sul na MAHLE Metal Leve S.A.
14h45
- Painel Intermodalidade: "Conectando Caminhos: A Intermodalidade no Brasil"
Auditório Carcon
Participantes:
- Vanderlei Azevedo Marques, Diretor de Logística Integrada da Dubai Ports World – DPW;
- Luciana Sumam, Diretora da MarMec Engenharia e Consultora Especialista em Eficiência Energética e Segurança Operacional;
- Casemiro Térsio, Sócio da 4Infra;
- Tema: Os desafios da integração metropolitana da mobilidade urbana no Brasil;
- Moderador: Adriano Nascimento Barbosa, Sócio da Modal Consultoria.
Sinopse: O painel tem como objetivo discutir a importância da intermodalidade como uma solução integrada para os desafios de transporte de carga e passageiros no Brasil. Através da análise de diferentes modais e da promoção de um sistema de transporte mais acessível, sustentável, conectado e eficiente, buscamos identificar estratégias que conectem pessoas, cargas e lugares de maneira mais eficaz.
16h30
- Painel Caminhões e Ônibus: "Caminhões e Ônibus – Segurança ativa e passiva no transporte de cargas e passageiros"
Auditório Carcon
Participantes:
- Ronaldo Rodrigues Observatório Nacional de Segurança
- Tema: Estatísticas e dados de acidentes nas rodovias e cidades no território nacional
- Mithermayer Menabo Junior, Gerente Corporativo de TI e Engenharia da GJA
- Tema: Tecnologias de sensoriamento e monitoramento na prevenção de acidentes, seu uso e benefícios
- Rone Chieppe, Superintendente de operações
- Tema: A visão do cliente sobre a adoção e uso de tecnologias de segurança ativa no transporte de passageiros
- Moderador: Fred Carvalho, Jornalista
Sinopse: Caminhões e Ônibus – Segurança ativa e passiva no transporte de cargas e passageiros. Como a adoção e utilização de novas tecnologias podem contribuir para salvar vidas nas cidades e estradas do Brasil.
16h30
- Inovação da Mobilidade com Excelência Operacional e Qualidade Engenharia Brasileira do Projeto a Manufatura
Auditório Brose
Participantes:
- Márcio Tonani, VP de Engenharia da Stellantis South America;
- Luis Carlos Marinho, VP de Operações da Embraer;
- Eduardo da Silva Zanini, Gerente de Desenvolvimento Gestão Operacional da Toyota;
- Marco Aurélio Corti Beleti, Gerente de Qualidade da Yamaha Motor Amazonia;
- Moderador: Peter Steinhauser, Director Customer Solutions & Board da Shainin.
Sinopse: O painel vai destacar como a engenharia brasileira vem se consolidando no cenário global, unindo inovação, excelência operacional e qualidade para atender as crescentes demandas da mobilidade. No bate-papo, os participantes vão falar sobre práticas e experiências de diferentes setores da mobilidade, como automotivo, aeronáutico e de duas rodas, e expor como líderes da indústria estão moldando o futuro da mobilidade com tecnologia, eficiência e visão sustentável.
16h30
- Painel de Veículos Elétricos e Híbridos - Eletrificação e Hibridização: O Papel da Engenharia Brasileira na Mobilidade Sustentável
Auditório Mahle
Participantes:
- Ricardo Fanucchi, Executive Director of Product Engineering & Executive Chief Engineer na General Motors;
- Rupert Niethammer, Head of R&D and Product Management Bus-Chassis na Mercedes-Benz do Brasil;
- Roberto Matarazzo Braun, Diretor de Comunicação na Toyota do Brasil;
- Moderador: Ricardo Bacellar, Sócio Fundador Papo de Garagem e Bacellar Advisory Boards – Automotive & Mobility.
Sinopse: A transição para uma mobilidade mais limpa, eficiente e inteligente é um dos maiores desafios da engenharia automotiva global — e o Brasil tem papel fundamental nesse processo. Este painel reúne pessoas-chave deste ecossistema para discutir como a engenharia brasileira está impulsionando o desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos com soluções criativas, eficientes e sustentáveis. O debate abordará desde o panorama tecnológico e os desafios de infraestrutura até políticas públicas, mercado e o papel do consumidor. Com visões complementares, o painel mostrará como o país pode não apenas acompanhar, mas liderar essa transformação, fortalecendo uma indústria mais verde, conectada e inovadora.
8 de outubro
9h
- Palestra: Crise Climática e a COP 30
Palestrante: Nelmara Arbex, Sócia líder de ESG na KPMG no Brasil
Tema: Sustentabilidade, desafios das mudanças climáticas, e o papel da COP30 como fórum para endereçar mensagens e definir planos concretos para a transição energética
9h30
- Keynote Speaker: "Soluções de gerenciamento de energia veicular e sistemas térmicos para a futura mobilidade elétrica"
Auditório Mahle
Participantes:
- Martin Krueger, Vice-Presidente Sênior de Engenharia, Powertrain e Automóveis de Passageiros na Robert Bosch GmbH;
- Moderador: Eduardo Camignotto, Gerente Geral da Toyota do Brasil.
9h30
- SAE Jovens: "Reter Talentos na Mobilidade: Estratégias para Conquistar e Engajar a Nova Geração"
Auditório Brose
Participantes:
- Luiz Gabriel Sommerlatte Santos, Engenheiro Desenvolvimento de Processos (Integrador de Projetos), EMBRAER
- Alyne Agostinho Ramaldes, Gerente de RH Recrutamento, Desenvolvimento de pessoas, Mercedes-Benz do Brasil
- Eliane Medeiros, Diretora de Pessoas e Sustentabilidade, Be8
- Moderador: Gabriel Tavares Parente, Técnico de Produto Sr, Robert Bosch
Sinopse: Em um setor que passa por intensa transformação tecnológica e pressões globais, reter talentos tornou-se um dos maiores desafios da indústria automotiva e aeroespacial.O painel reunirá líderes de Recursos Humanos e executivos para debater: O que afasta e o que mantém os novos profissionais engajados?; Por que a percepção de carreira é mais clara na indústria aeroespacial do que na automotiva?; Como alinhar expectativas salariais, progressão de carreira e exigências técnicas?; O papel da cultura, liderança e propósito na decisão de permanecer ou sair; Um debate franco para mapear estratégias de retenção e mostrar como empresas podem ser mais atraentes para a nova geração de engenheiros e profissionais da mobilidade. Mais do que identificar desafios, o painel apresentará caminhos para alinhar expectativas, implementar políticas eficazes de retenção e criar uma proposta de valor que faça com que os melhores talentos queiram construir o futuro da mobilidade dentro das empresas brasileiras.
11h15
- Painel Agro: "Agroenergia e Mobilidade: A Engenharia Brasileira impulsionando Biocombustíveis para um Futuro Sustentável"
Auditório Mahle
Participantes:
- Fabrício Natal, VP de engenharia da AGCO, com o tema "A Engenharia Brasileira e sua contribuição no desenvolvimento de Máquinas movidas a Biocombustíveis";
- Otacílio Cardoso Duarte Filho, Chief Engineer para Tratores da CNH;
- Sergio Sartori Junior, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas da Tracto S.A.;
- Luis Eduardo Accordi Ferrari, Gerente de Assuntos Corporativos na John Deree;
- Moderadora: Roseane Campos, Diretora Executiva e Conselheira de Administração, Membro da Seção Porto Alegre e Líder Nacional da Mentoria Agro da SAE BRASIL.
Sinopse: O painel mostrará como a engenharia brasileira tem sido protagonista no desenvolvimento de soluções que unem o agronegócio, a energia e a mobilidade, destacando o papel dos biocombustíveis — biodiesel, biometano e etanol — na descarbonização e na mobilidade do futuro. A partir da força do agro, o Brasil se consolida como referência mundial na geração de energia renovável e na aplicação de tecnologias sustentáveis em máquinas agrícolas. Neste contexto, o painel traz discussões sobre como a inovação na engenharia de motores, veículos e infraestrutura energética permite acelerar a adoção de biocombustíveis, gerar valor para o campo, criar eficiência logística e contribuir para as metas globais de sustentabilidade.
11h15
- Educação de Engenharia: "Engenharia em Rota de Colisão? Desafios da Formação frente às Demandas da Indústria Automobilística"
Auditório Brose
Participantes:
- Roberto Martins Souza, Pesquisador e professor, Lab. Fenômenos de Superfície – USP
- Tema: Hidrogênio na indústria automobilística
- Edison Feghali, Professor, ESEG
- Tema: Engenheiro no Mercado Financeiro
- Yuichi Nakatani, Engenheiro Sênior, GM
- Tema: Sustentabilidade
- Moderador: Mauro Carlos Andreassa, Consultor – Big Learning Ltda
Sinopse: A formação em engenharia no Brasil passa por um momento de inflexão. A queda no número de ingressantes, o empobrecimento curricular — com a eliminação de disciplinas fundamentais — e a falta de um mindset compatível com as exigências da área revelam uma crise silenciosa, mas profunda. Ao mesmo tempo, a indústria automobilística enfrenta desafios crescentes: eletrificação, inteligência artificial embarcada, eficiência energética e transformação digital. O debate propõe refletir sobre a desconexão entre as instituições de ensino, o mercado e os órgãos reguladores como o MEC. O que está motivando a evasão ou desinteresse pelos cursos de engenharia? Os currículos atuais estão formando profissionais capazes de enfrentar os desafios tecnológicos e sistêmicos da indústria? Por que estudantes migram para áreas como o mercado financeiro ou gestão, e o que isso diz sobre a formação oferecida? Mais do que apontar falhas, a discussão busca caminhos: como formar engenheiros(as) que queiram — e possam — transformar o futuro da mobilidade e da indústria?
12h
- Esporte a motor: "Os desafios de engenharia focada em performance"
Auditório Carcon
Participantes:
- André Bresser Dores, Gerente de Engenharia - Spinelli Racing
- Guilherme Spinelli, CEO - Spinelli Racing
- Giovanni Lima de Godoi, Engenheiro Projetista Chefe - Spinelli Racing
Sinopse: Triton Ultimate Racing, primeiro e único protótipo de rally raid da categoria T1+ FIA produzido no Brasil, desenvolvido e fabricado pela HPE/Mitsubishi Motors em parceria com a Spinelli Racing. Criado no mais alto nível de tecnologia e performance, o projeto foi concebido por engenheiros, projetistas e mecânicos da equipe, em tempo recorde, consolidando-se como marco do automobilismo nacional.
13h45
- Transição Energética na Prática: Percepções, Decisões e Caminhos para a Mobilidade Sustentável
Auditórios Mahle e Carcon
Participantes:
- Carlos Alberto Tavares, Presidente da FPT Industrial na América Latina;
- Daniel Spinelli, Director of Product Engineering na Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus;
- Everton Lopes da Silva, Diretor de tecnologia e responsável pelo Tech Center para América do Sul naMAHLE Metal Leve S.A.;
- Henrique Mendes Araújo, Diretor de Relações Institucionais e Governamentais na Copersucar;
- Patrícia Acioli Gontijo Mendes, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade na Scania Group;
- Moderador: Camilo Adas, Conselheiro de Tecnologia e Transição Energética da SAE BRASIL e Diretor de Estratégia e Transição Energética na Be8.
Sinopse: Apesar do crescente debate, ainda há falta de clareza e alinhamento sobre a urgência e os caminhos mais viáveis para a implementação da transição energética. Muito se discute, mas pouco se concretiza em larga escala. Para entender melhor esse cenário, a SAE BRASIL está conduzindo uma pesquisa inédita sobre percepções individuais e profissionais relacionadas à transição energética no contexto da mobilidade. A iniciativa reúne dados objetivos e percepções subjetivas sobre prioridades, barreiras e o papel do Brasil nesse processo. Os resultados serão apresentados no Painel de Transição Energética e no Painel dos CEOs, durante o 32º Congresso Internacional da SAE BRASIL. Este painel será dedicado à análise dos dados da pesquisa sob a ótica objetiva e técnica. O foco estará nas percepções sobre possíveis rotas tecnológicas, alternativas energéticas e critérios de decisão aplicados à mobilidade sustentável. A proposta é promover um debate qualificado entre especialistas, com base em evidências empíricas, considerando de forma integrada os custos e benefícios ambientais, econômicos e sociais, através da abordagem do indivíduo.
16h
- Painel de CEOs
Decisão e Liderança na Transição Energética: O Papel do C-Level na Mobilidade Sustentável
Participantes:
- Evandro Maggio, Presidente Toyota do Brasil ;
- Christopher Podgorski, Presidente e CEO na SCANIA LATIN AMERICA LTDA.;
- Fernando Grangeiro, Presidente regional da divisão Power Solutions na Robert Bosch;
- João Irineu Medeiros, Vice-Presidente de Assuntos Regulatórios na Stellantis;
- Glaucia Mendes Souza, Professora do Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP);
- Moderador: Camilo Adas, Conselheiro de Inovação e Transição Energética da SAE BRASIL e Diretor de Estratégia e Transição Energética na Be8.
Sinopse: Este painel trará uma leitura estratégica dos dados da pesquisa, com foco nas implicações subjetivas da transição energética. A discussão abordará como o tema é compreendido e priorizado nos níveis decisórios estratégicos, quais fatores influenciam as escolhas corporativas e como aspectos como competitividade, retorno sobre investimento, regulação e reputação institucional moldam decisões de alto impacto. O Painel irá reunir lideranças empresariais e institucionais para debater caminhos viáveis para a mobilidade sustentável, considerando de forma integrada os custos e benefícios ambientais, econômicos e sociais. O painel busca ampliar a visão de futuro e fortalecer o papel da liderança na construção de soluções que posicionem o Brasil de forma estratégica na transição energética.
Serviço
Congresso SAE BRASIL 2025
Data: 07 e 08 de outubro
Horário: Das 08h30 às 19h
Local: PRO MAGNO - Centro de eventos
Endereço: Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras
Inscrições: Congresso SAE BRASIL


Congresso SAE BRASIL 2025 discute soluções sustentáveis e tecnológicas para a mobilidade do futuro

Marcopolo e Volvo Buses celebram parceria na Busworld Europe 2025

Caminhão 100% elétrico realiza transporte inédito de carga pesada no Brasil

Produtividade, telemetria e etanol: os caminhos da CASE Construction Equipment Latin America
