

Colaboradores com deficiência intelectual mostram como a inclusão fortalece o ambiente industrial
Ações de diversidade e inclusão ampliam oportunidades para pessoas com deficiência intelectual na unidade da
AGCO, em Mogi das Cruzes (SP)

Na linha de produção das fábricas da AGCO, o trabalho em equipe vai além da montagem de máquinas agrícolas. Ele se traduz em respeito, empatia e diversidade com a atuação de colaboradores com deficiência intelectual. Na unidade de Mogi das Cruzes (SP), Priscila Rodrigues Catarina, Júlio Cesar Donizete dos Santos e Lucas Amador Rosa mostram na prática como a inclusão fortalece o ambiente industrial.
Priscila, 40 anos, trabalha há seis anos na linha de tratores, onde atua na preparação de componentes. É reconhecida pela pontualidade e disciplina, segue rigorosamente as diretrizes de segurança e os processos da fábrica. Júlio, 36 anos, trabalha há 16 anos no setor de montagem de painéis da cabine dos tratores. Apesar de mais reservado, ganhou confiança ao longo dos anos e hoje é bem comunicativo no dia a dia com os colegas. Já Lucas, 33 anos, é conhecido por sua simpatia. Há 12 anos na empresa, atua na borracharia, separando componentes para pneus e paralamas, e conquistou amigos em todas as áreas da fábrica.
A presença dos colaboradores com deficiência intelectual tem impacto positivo no ambiente de trabalho, segundo Douglas Moleiro, líder sênior de manufatura. "A convivência com eles muda a forma como enxergamos as diferenças. Eles são tratados como qualquer outro colaborador, com as mesmas responsabilidades dentro de suas funções, mas também com a atenção necessária para garantir segurança e aprendizado contínuo", afirma.
Douglas destaca ainda o quanto a inclusão transformou a vida dos colaboradores e de toda a equipe. "O Júlio, por exemplo, era muito tímido. Com o tempo, passou a interagir mais, se soltar e contribuir de forma mais ativa. Já o Lucas é expansivo, brinca com todos, cria laços de amizade e traz leveza para a rotina. A Priscila é extremamente dedicada e cuidadosa em cada detalhe. Cada um, à sua maneira, agrega muito valor ao time".
"A inclusão é um
valor que colocamos em prática diariamente, oferecendo oportunidades
concretas, acompanhamento próximo e valorização de talentos. O
nosso compromisso com a diversidade reforça o propósito da AGCO de
construir um ambiente
acolhedor e plural, onde cada pessoa tem espaço para contribuir com suas
habilidades", destaca Angélica Kanashiro, vice-presidente de Recursos
Humanos da AGCO para a América do Sul e Business Partner Global para
Massey Ferguson.
Sobre a AGCO
A AGCO (NYSE: AGCO) é líder global em design, fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologia agrícola de precisão. A AGCO agrega valor aos agricultores e clientes OEM por meio de seu portfólio de marcas diferenciadas, incluindo as marcas líderes Fendt®, Massey Ferguson®, PTx e Valtra®. A linha completa de equipamentos, soluções agrícolas inteligentes e serviços da AGCO ajuda os agricultores a alimentar nosso mundo de forma sustentável. Fundada em 1990 e sediada em Duluth, Geórgia, EUA, a AGCO teve vendas líquidas de aproximadamente US$ 11,7 bilhões em 2024. Para obter mais informações, visite www.agcocorp.com.


Colaboradores com deficiência intelectual mostram como a inclusão fortalece o ambiente industrial

Luanderson de Sousa conquista o título latino-americano do Desafio Mundial de Operadores CAT e vai à final em Las Vegas

Viação Águia Branca homenageia os 90 anos de Mauricio de Sousa com novo ônibus temático

Volvo destaca seu novo chassi elétrico de piso baixo no Arena ANTP 2025

